CEO da Ferrari diz que equipe investirá "o que for necessário" em 2020
CEO da equipe afirma que foco é garantir que grupo trabalhe unido e que escuderia investirá o que for necessário
O CEO da Ferrari, Louis Camilleri, afirmou que a escuderia italiana está preparada para investir pesado na Fórmula 1 em 2020, já que se espera que este seja um ano "significantemente mais caro" do que os anteriores. Ele ainda disse não estar "exageradamente" preocupado com o possível aumento salarial dos pilotos e garantiu que o foco do time deve ser trabalhar unido.
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A equipe completou neste ano, uma década sem títulos na F1. Falando ao lado do chefe do time, Mattia Binotto, em um evento que contou com a presença do Motorsport.com, Camilleri afirmou que 2019 marcou um recorde de faturamento na venda de carros da empresa, que incluiu o sucesso do lançamento da SF90 Stradale híbrida, o que causou "vários rostos sorridentes" em Maranello.
Ele afirmou que o grande retorno financeiro também impulsionariam o programa de F1, porque "somos uma só empresa e o negócio de carros financia o negócio de Mattia".
"Estamos preparados para investir", disse Camilleri. "E, felizmente, a indústria automobilística pode apoiar esses investimentos, não apenas em termos de pessoas, mas também em termos de infraestrutura".
Um desses investimentos é a construção de um novo simulador, que já está em andamento. Esse projeto coincidirá com o desenvolvimento do carro de 2020, para o qual a Ferrari revisou o motor e o design aerodinâmico, além da preparação para 2021.
A F1 introduzirá mudanças técnicas abrangentes em 2021, juntamente com uma série de outros novos elementos, incluindo um teto de gastos - o que reduzirá o orçamento das equipes para US$ 175 milhões (aproximadamente R$710 milhões), mas só depois que o desenvolvimento do carro de 2021 estiver concluído.
"Sim, será significativamente mais caro", disse Binotto quando questionado pelo Motorsport.com sobre o impacto no orçamento da equipe no próximo ano".
"O orçamento que teremos disponível será o que for necessário. Certamente, o número de projetos que temos em paralelo é significativamente maior comparado ao passado".
"Todos nós começamos muito cedo [a trabalhar no carro de 2021]. Então, sim, haverá um significativo orçamento extra no próximo ano, não apenas financeiro, mas também de pessoas extras, que serão necessárias para executar os programas. Acho que é uma situação a ser gerenciada neste momento".
Embora os orçamentos tenham que ser reduzidos após 2020, os salários dos pilotos estão isentos do limite geral. Isso levou a sugestões de que os pilotos poderão exigir salários maiores, principalmente se a revisão das regras for bem-sucedida e os carros ficarem mais próximos uns dos outros.
No entanto, quando questionado se estava preocupado com a chance em potencial dos salários dos pilotos dispararem, Camilleri disse: "Não estou exageradamente preocupado".
A Ferrari já havia aumentado seu orçamento para 2019, primeiro ano de Binotto no comando, apenas para se decepcionar com mais uma derrota para a Mercedes. No entanto, Camilleri disse estar muito satisfeito com o que viu do novo diretor da equipe.
"Precisamos de paciência, precisamos de estabilidade e serenidade", disse ele. "Se você olhar para a história da Fórmula 1, quando as equipes se saíram muito bem, seja McLaren, Ferrari nos bons velhos tempos, Red Bull ou hoje a Mercedes, há algo em comum: havia muita estabilidade dentro da equipe".
"Eles aprenderam a trabalhar muito bem juntos. Isso é algo em que estamos muito focados. Mattia gasta muito tempo para garantir que tenhamos uma equipe coesa e unida".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
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