Recomendado para você

F1 - "Pior cenário": Chefes de equipe comentam estratégia da McLaren no Catar

F1 - "Pior cenário": Chefes de equipe comentam estratégia da McLaren no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - "Pior cenário": Chefes de equipe comentam estratégia da McLaren no Catar
F1 - 'Tem certeza de que quer ir aos boxes?’: Como Red Bull quase caiu na mesma armadilha da McLaren no Catar

F1 - 'Tem certeza de que quer ir aos boxes?’: Como Red Bull quase caiu na mesma armadilha da McLaren no Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - 'Tem certeza de que quer ir aos boxes?’: Como Red Bull quase caiu na mesma armadilha da McLaren no Catar
F1 - Sainz se surpreende com pódio no Catar: "Não esperávamos isso de forma alguma"

F1 - Sainz se surpreende com pódio no Catar: "Não esperávamos isso de forma alguma"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Sainz se surpreende com pódio no Catar: "Não esperávamos isso de forma alguma"
F1: Antonelli explica erro que fez Norris o ultrapassar no GP do Catar

F1: Antonelli explica erro que fez Norris o ultrapassar no GP do Catar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Antonelli explica erro que fez Norris o ultrapassar no GP do Catar
Carro possuído? Alonso explica rodada "paranormal" no GP do Catar de F1

Carro possuído? Alonso explica rodada "paranormal" no GP do Catar de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
Carro possuído? Alonso explica rodada "paranormal" no GP do Catar de F1
F1: Ferrari defende decisão de interromper desenvolvimento do carro de 2025 em abril

F1: Ferrari defende decisão de interromper desenvolvimento do carro de 2025 em abril

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Ferrari defende decisão de interromper desenvolvimento do carro de 2025 em abril
F1: Por que conquistar o título de 2025 “realmente não importa” para Verstappen

F1: Por que conquistar o título de 2025 “realmente não importa” para Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Por que conquistar o título de 2025 “realmente não importa” para Verstappen
F1: Red Bull deve confirmar Hadjar ao lado de Verstappen em 2026, mas Tsunoda pode continuar vinculado à equipe; entenda

F1: Red Bull deve confirmar Hadjar ao lado de Verstappen em 2026, mas Tsunoda pode continuar vinculado à equipe; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Red Bull deve confirmar Hadjar ao lado de Verstappen em 2026, mas Tsunoda pode continuar vinculado à equipe; entenda
Últimas notícias

Chefe da Caterham apoia pagantes e alfineta Kovalainen

Após três anos com o finlandês, Cyril Abiteboul defende que a equipe precisava de pilotos com "mais energia e apetite"

A Caterham foi uma das equipes que aderiu de vez aos pilotos pagantes. O time, que em seu ano de estreia, em 2010, apostava na experiência de Heikki Kovalainen e Jarno Trulli, dois pilotos que não traziam patrocinadores, inicia 2013 “começando do zero”, como reconheceu o chefe Cyril Abiteboul. Com o estreante Giedo van der Garde e Charles Pic, em seu segundo ano, a Caterham agora conta com dois pagantes.

Além de justificar a mudança na direção da equipe, Abiteboul aproveitou para alfinetar Kovalainen, salientando que o time precisava de pessoas “com mais apetite e energia” do que o piloto finlandês, dispensado ao final da temporada passada.

“Acho justo dizer que temos pilotos com valor comercial e não vejo isso de forma negativa”, afirmou Abiteboul à Sky Sports. “Acho que há um bom equilíbrio entre seu valor comercial e esportivo. Giedo está com a McGregor desde 2007, e isso diz algo. É uma empresa que patrocina a Williams e está envolvida com outras equipes. Eles conhecem como a F-1 funciona e o fato de apoiarem um piloto em particular é uma garantia para Giedo”, destacou.

“É o mesmo com Charles, apoiado pela Renault. Essas coisas importam porque quando você é uma equipe jovem, não é fácil atrair patrocinadores. E o valor individual versus o valor da equipe tem de ser usado de maneira esperta. É algo que não temos vergonha de dizer. Mas não acho que exageramos esse fator em detrimento a outros aspectos da escolha de pilotos.”

Abiteboul lembrou que a equipe tentou manter pilotos experientes para ajudar a se desenvolver e não colheu os frutos esperados. Nos dois primeiros anos, tinha Kovalainen e Trulli e, na última temporada, trocou o italiano pelo pagante Vitaly Petrov. Curiosamente, foi o russo quem salvou a equipe, com o 11º lugar no GP do Brasil, de amargar a 11ª colocação no Mundial de Construtores.

“Gostaríamos de manter a experiência em nossa dupla. Mas é algo em que só nos interessaríamos sob as condições certas. Fora isso, acho que Heikki já teve sua carreira. Acho que era interessante para nós pensarmos sobre nosso futuro, sobre pessoas com muita energia e apetite”, disse Abiteboul.

“Acho que desapontamos nossos pilotos em relação às promessas que lhes fizemos. Não acho que fizemos isso por três anos com Heikki, mas a relação já durava três anos e isso vai estragando. Chegamos em um determinado ponto no final da temporada passada em que talvez não houvesse tanta confiança e respeito – de ambos os lados – necessárias para o desenvolvimento da equipe e do piloto. Com Giedo e Charles, estamos começando do zero. Às vezes, quando você decepciona muito, a relação acaba.”

Artigo anterior Pista não ajuda, mas Pirelli se diz satisfeita com teste
Próximo artigo Pirelli divulga escolha agressiva para os primeiros 4 GPs

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros