Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
Últimas notícias

Chefe da F-E diz que F1 precisaria de permissão para ser elétrica

Alejandro Agad também afirmou que para se tornar elétrica, a F1 precisaria esperar até que o contrato de 25 anos da F-E com a FIA terminasse

 Ross Brawn, Managing Director of Motorsports, FOM, on stage in the F1 Fanzone

O chefe esportivo de F1, Ross Brawn, afirmou que não há "nada que impeça" o campeonato de se tornar totalmente elétrico no futuro.

"Se dentro de cinco anos ou dez anos ou quando houver necessidade, se desejarmos ter um tipo diferente de unidade de potência na Fórmula 1, nós o faremos", disse Brawn ao site da comunidade F1 Fan Voice.

Mas o CEO e fundador da Fórmula E, Alejandro Agag, disse que isso não seria possível devido ao acordo de seu campeonato com a FIA.

"Ross disse que a Fórmula 1 poderia ser elétrica em dez anos - e basicamente, eles não podem", disse Agag ao Motorsport.com.

Leia também:

“A Fórmula E tem uma licença exclusiva com a FIA por 25 temporadas, e nós fizemos apenas quatro. Então, a Fórmula 1 só poderia se tornar elétrica em 2039, se não renovarmos nosso contrato com a FIA, mas não vejo nenhum motivo para não renovarmos por mais tempo.”

“Temos exclusividade até pelo menos 2039 - então não haverá F1 elétrica até lá. Se eles querem falar comigo, é claro que é uma questão diferente - estou sempre aberto para conversar com as pessoas.”

"Mas sem falar comigo não há como eles fazerem qualquer coisa totalmente elétrica".

Sébastien Buemi, Renault e.Dams, Monaco ePrix

Sébastien Buemi, Renault e.Dams, Monaco ePrix

Photo by: Sam Bloxham / LAT Images

F1 não compete com a F-E

Quando perguntado se ele interpretou os comentários de Brawn como a F1 sendo ameaça para a F-E, Agag respondeu: "Eu não acho que eles deveriam ser."

"Eu não sei se eles são, eles podem ser, mas isso provavelmente está errado. Eu acho que somos muito diferentes e somos totalmente compatíveis.”

“Não existe competição alguma, são [duas] categorias totalmente compatíveis. Eu tenho uma grande admiração por Ross Brawn, mas neste caso ele simplesmente errou as contas.”

Alejandro Agag, CEO, Formula E, talks to Jean Todt, FIA President

Alejandro Agag, CEO, Formula E, talks to Jean Todt, FIA President

Photo by: Sam Bloxham / LAT Images

Brawn também se referiu à F-E como “muito júnior” em termos de seu apelo e número de fãs em comparação com a F1, mas Agag explicou que ele não considerou tais comentários desrespeitosos.

"Somos grandes admiradores da Fórmula 1. Somos grandes fãs e nunca mudamos essa linha. [Mas] é interessante que esses comentários surjam agora porque a Fórmula E vem crescendo tão rápido.”

“Eu acho que faz muito sentido - depois de ver como a Fórmula E está crescendo, eu posso entender que algumas pessoas na Fórmula 1 estão pensando em torna-la completamente elétrica. Até o próprio Bernie [Ecclestone] disse há alguns meses que a Fórmula 1 deveria ser totalmente elétrica.”

“Mas o que eu entendo desses comentários é que basicamente pode haver a possibilidade de a Fórmula 1 ser totalmente elétrica, mas claramente isso não é possível sem falar conosco porque temos exclusividade com a FIA.”

"Eles poderiam fazer isso fora da FIA, mas eles não poderiam chamar de Fórmula 1, porque a Fórmula 1 é um nome que pertence à FIA, então a coisa toda está bem fechada."

Esteban Ocon, Force India VJM11, leads Fernando Alonso, McLaren MCL33, Monaco GP

Esteban Ocon, Force India VJM11, leads Fernando Alonso, McLaren MCL33, Monaco GP

Photo by: Glenn Dunbar / LAT Images

Artigo anterior Grosjean admite que talvez nunca vença na F1
Próximo artigo Ocon diz ser contra liberação do DRS

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros