Chefes da F1 querem “se livrar” de punições no grid em 2021
Os chefes da F1 têm o objetivo de se livrar das punições no grid, exceto em circunstâncias excepcionais, nas regras de 2021, sendo que o regulamento do câmbio agora está na mira.
O chefe técnico da F1, Ross Brawn, deixa claro há tempos sua frustração com a quantidade de punições no grid que os pilotos atualmente recebem por extrapolar o uso de peças do motor e caixas de câmbio, classificando a atual situação como uma “farsa”.
Apesar de alguns ajustes terem sido feitos na tentativa de simplificar o sistema para 2018, o diretor de provas da F1, Charlie Whiting, afirmou que a meta é agora usar a mudança de regras de 2021 como oportunidade para uma redução dramática nas punições impostas.
“Gostaríamos de nos livrar de todas as punições no grid se pudéssemos”, disse ao Motorsport.com. “É nessa direção que estamos trabalhando.”
A atual regra de punição pelo câmbio deverá permanecer até lá, mas uma mudança maior para 2021 está sendo fortemente considerada.
O esforço da F1 em limitar o número de caixas de câmbio que um piloto pode usar por uma temporada (com as atuais tendo de durar seis eventos consecutivos) teve resultados na redução de custos.
Contudo, quando as equipes sofrem problemas, não há nada que elas possam fazer para evitar uma punição.
Uma proposta está sendo avaliada para que os pilotos, em vez disso, tenham uma quantia total de câmbios para usar no ano e que eles possam revezá-los, e, potencialmente, estender sua vida, parecido com o que atualmente acontece com os componentes do motor.
Questionado se havia a intenção de mudar as regras de câmbio em curto prazo, Whiting respondeu: “Não há necessidade. O sistema que temos é bom.”
“Acho que, se mudássemos algo, seria na quantia de câmbios, como se tivéssemos uma quantia limitada. Então, você pode usar apenas três câmbios por ano e pode fazer o que quiser com eles – mas é tudo o que você terá.”
“Essa é uma das coisas que estamos pensando para 2021. Estamos introduzindo um pacote abrangente, com um número de mudanças.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.