Últimas notícias

Organizadores do GP da Rússia confiam que proibição por doping não terá impacto na F1

Autoridades estão confiantes de que futuro de prova não está ameaçado, apesar da proibição global do país de sediar grandes eventos

Charles Leclerc, Ferrari SF90, leads Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10 Sebastian Vettel, Ferrari SF90, Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10, Carlos Sainz Jr., McLaren MCL34, Nico Hulkenberg, Renault F1 Team R.S. 19 and the rest of the pack at the start

Nesta segunda-feira veio a notícia de que a Rússia está vetada por quatro anos de todos os principais esportes pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) por violação generalizada dos regulamentos antidoping.

A proibição, que é endereçada a atletas, também tem foco no recebimento de grandes eventos que a WADA considera como importantes.

Leia também:

O órgão que dirige o automobilismo, a FIA, é classificada como tal nos documentos da WADA, de modo que os eventos organizados por ela parecem se enquadrar nesta jurisdição.

"A Rússia não pode sediar, no período de quatro anos, quaisquer edições de grandes eventos”, diz o comunicado.

No entanto, há uma isenção para eventos que já foram acordados - como o GP da Rússia - e que talvez não seja possível cancelar por causa de cláusulas contratuais.

"Onde o direito de sediar um evento importante no período de quatro anos já foi concedido à Rússia, o signatário deve retirar esse direito e reatribui-lo a outro país, a menos que seja ilegal ou praticamente impossível fazer isso", adicionou o comunicado da WADA.

A Rússia tem 21 dias para recorrer da proibição e, se o fizer, o assunto será levado ao Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).

A Rosgonki, empresa que organiza o GP da Rússia, acredita que não há circunstâncias em que a corrida possa ser cancelada, pois ela tem um contrato firme.

Uma declaração dos organizadores dada ao Motorsport.com diz: "O contrato para a etapa russa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 foi assinado em 2010, muito antes das circunstâncias serem investigadas pela WADA. É válido até 2025 e a etapa russa está incluída no calendário esportivo internacional da FIA para 2020.”

"Estamos confiantes de que o GP da Rússia ocorrerá em 2020 e nos anos seguintes. Convidamos todos a Sochi e as vendas de ingressos estão em pleno andamento.”

Os atletas russos que puderem provar que não foram implicados no descumprimento dos regulamentos de doping ainda podem competir em grandes eventos, mas não poderão usar a bandeira russa.

Relembre todos os vencedores do GP da Rússia de F1

2019: Lewis Hamilton
2019: Lewis Hamilton
2018: Lewis Hamilton
2018: Lewis Hamilton
2017: Valtteri Bottas
2017: Valtteri Bottas
2016: Nico Rosberg
2016: Nico Rosberg
2015: Lewis Hamilton
2015: Lewis Hamilton
2014: Lewis Hamilton
2014: Lewis Hamilton
2014: Lewis Hamilton
13
In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Com a Mercedes, Russell testa pneus de 18 polegadas de 2021
Próximo artigo F1: Chefe da Red Bull diz que 2019 foi o melhor ano de Verstappen

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros