Organizadores do GP da Rússia confiam que proibição por doping não terá impacto na F1
Autoridades estão confiantes de que futuro de prova não está ameaçado, apesar da proibição global do país de sediar grandes eventos
Nesta segunda-feira veio a notícia de que a Rússia está vetada por quatro anos de todos os principais esportes pela Agência Mundial Antidopagem (WADA) por violação generalizada dos regulamentos antidoping.
A proibição, que é endereçada a atletas, também tem foco no recebimento de grandes eventos que a WADA considera como importantes.
O órgão que dirige o automobilismo, a FIA, é classificada como tal nos documentos da WADA, de modo que os eventos organizados por ela parecem se enquadrar nesta jurisdição.
"A Rússia não pode sediar, no período de quatro anos, quaisquer edições de grandes eventos”, diz o comunicado.
No entanto, há uma isenção para eventos que já foram acordados - como o GP da Rússia - e que talvez não seja possível cancelar por causa de cláusulas contratuais.
"Onde o direito de sediar um evento importante no período de quatro anos já foi concedido à Rússia, o signatário deve retirar esse direito e reatribui-lo a outro país, a menos que seja ilegal ou praticamente impossível fazer isso", adicionou o comunicado da WADA.
A Rússia tem 21 dias para recorrer da proibição e, se o fizer, o assunto será levado ao Tribunal de Arbitragem do Esporte (CAS).
A Rosgonki, empresa que organiza o GP da Rússia, acredita que não há circunstâncias em que a corrida possa ser cancelada, pois ela tem um contrato firme.
Uma declaração dos organizadores dada ao Motorsport.com diz: "O contrato para a etapa russa do Campeonato Mundial de Fórmula 1 foi assinado em 2010, muito antes das circunstâncias serem investigadas pela WADA. É válido até 2025 e a etapa russa está incluída no calendário esportivo internacional da FIA para 2020.”
"Estamos confiantes de que o GP da Rússia ocorrerá em 2020 e nos anos seguintes. Convidamos todos a Sochi e as vendas de ingressos estão em pleno andamento.”
Os atletas russos que puderem provar que não foram implicados no descumprimento dos regulamentos de doping ainda podem competir em grandes eventos, mas não poderão usar a bandeira russa.
Relembre todos os vencedores do GP da Rússia de F1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.