Circuito de Spa divulga renovação de R$500 mi que inclui a volta das caixas de brita visando corridas de moto no futuro
Renovação será feita ao longo de dez anos, mas volta das corridas de moto começa já em 2022
A pista belga de Spa-Francorchamps, uma das mais importantes do mundo do esporte a motor, divulgou um projeto de renovação do circuito avaliado em mais de 500 milhões de reais visando o retorno das corridas de moto a partir de 2022, que incluem novas arquibancadas e a volta das caixas de brita.
No ano passado, a direção do circuito anunciou a volta das corridas de moto na pista belga a partir de 2022, com a chegada das 24 Horas de Moto de Spa, visando um acordo com a MotoGP para o futuro.
Para obter a Licença C da Federação Internacional de Motociclismo, o circuito projetou novas áreas de escape com caixas de brita sendo instaladas em cinco curvas chave: La Source, Raidillon, Blanchimont, Les Combes e Stavelot.
Em várias curvas, incluindo a Raidillon, onde o piloto da F2 Anthoine Hubert sofreu um acidente fatal em 2019, a área de escape também será expandida. Os novos escapes são parte de um projeto de renovação de 10 anos que custarão mais de 500 milhões de reais, que também mexerá com as áreas de espectadores, mais antigas.
Novas arquibancadas e boxes VIP incluirão um novo setor ao longo da Raidillon, que deve acrescentar 13 mil lugares, dobrando a capacidade permanente do circuito.
"Com esses investimentos nos próximos 10 anos, estamos mostrando que sonhos se tornam realidade", disse o CEO de Spa Nathalie Maillet. "Com a chegada desse grande evento de endurance, estaremos concluindo a primeira fase de nosso 'Projeto Moto'".
"Esse anúncio é ainda mais importante nesse período difícil de eventos com portões fechados durante a pandemia. Correr está no DNA de Spa-Francorchamps, mas não é a mesma coisa sem fãs. Esse projeto também inclui melhorias para o público".
O projeto de 500 milhões de reais tem financiamento do próprio fundo do circuito, um empréstimo bancário e um investimento da Sogepa, a empresa de investimento do governo da Valônia, que também ajuda a financiar o GP de F1.
O retorno da caixa de brita em algumas das curvas chave da pista também devem afetar a F1 e outras corridas de carro, incluindo as 24 Horas de Spa, já que os escapes de asfalto da pista levantaram nos últimos anos discussões impopulares sobre limites de pista.
O circuito reforçou que o traçado atual de 7.004 metros não será modificado.
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