Recomendado para você

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E

Fórmula E
Fórmula E
CITROEN Formula E
Citroën revela identidade visual para estreia na nova temporada da F-E
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: "McLaren não tem mais a vantagem que tinha", diz chefe da Red Bull
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
OPINIÃO F1: Quem será o campeão de 2025? Nossos redatores comentam
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Ferrari 'contará com sistema de admissão secreto' no motor de 2026
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR Cup: Daniel Suárez assina com a Spire Motorsports para 2026
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola

F3
F3
Monza
F3: Clerot é 18º e Fefo Barrichello é 30º em último dia de testes em Ímola
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP

MotoGP
MotoGP
EXCLUSIVO - Quartararo: "Não estou satisfeito com o que consegui" até agora na MotoGP
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - Ricciardo brinca sobre vantagem de Verstappen em Austin: Já até pediu o jantar
Conteúdo especial

Coluna do Massa: Agressividade de Perez me ajudou em Mônaco

Piloto da Williams analisa desempenho no GP de Mônaco no último domingo e congratula Ferrari e Kimi Raikkonen

Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H, Sebastian Vettel, Ferrari SF70H, Valtteri Bottas, Mercedes AMG F1 W08, at the start of the race
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W08, Stoffel Vandoorne, McLaren MCL32, Felipe Massa, Williams FW40, Esteban Ocon, Sahara Force India F1 VJM10 on the formation lap
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Kimi Raikkonen, Ferrari SF70-H
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40

Eu esperava um fim de semana diferente no GP do Mônaco. Na véspera da corrida, não escondi o fato de termos grandes esperanças para a prova que em minha segunda casa.

Mas, infelizmente, o que aconteceu não foi o que a Williams esperava. No fim, um nono lugar, o que nos permitiu marcar pontos na classificação do campeonato, mas acho realista que não foi possível ter mais.

Que o fim de semana seria de luta árdua, eu já havia entendido desde a primeira sessão de treinos livres na quinta-feira.

A classificação também foi mais complexa do que o esperado, e na minha tentativa no Q2, eu cometi um erro. Voltei para os boxes e colocamos pneus novos, mas então apareceu uma bandeira amarela e eu tive que abortar o que era a minha última volta disponível.

Em última análise, acho que só teria sido possível largar uma ou duas posições à frente da sétima fila, não mais do que isso.

A espera valeu a pena

Após a classificação, tive um objetivo em mente: terminar a corrida. Conheço bem Mônaco e sei que é impossível ultrapassar se o carro à sua frente não cometer um erro.

Mas a história desta corrida também é que se você completar as 78 voltas, então você normalmente é recompensado com um bom lugar, dado o número de abandonos que normalmente acontecem.

Minha corrida começou com problemas de freio na primeira volta. Por causa disso, eu não pude usar os freios com muita força, porque tinha que impedir que as temperaturas subissem muito.

Afortunadamente, a natureza da pista e as dificuldades que as pessoas têm de ultrapassar significaram que eu lutasse contra qualquer pessoa que me atacasse, mesmo quando a frenagem não era tão boa quanto deveria.

Quando o Safety Car apareceu, após o acidente de Pascal Wehrlein, pude colocar pneus novos sem perder posições - e foi uma tática copiada por Sergio Perez. Então, nós seguimos na pista na mesma condição para as voltas finais, e o nosso ritmo foi muito bom.

Eu vi que Sergio estava muito agressivo à minha frente, e quando cometeu um erro na Rascasse, batendo em Daniil Kvyat, consegui passar sem problemas pelos dois, conseguindo o nono lugar.

Foi uma situação de sorte, mas típica de Monte Carlo, e é por isso que fiquei em espera desde o início.

Agora estamos nos preparando para Montreal, onde vamos com mais confiança após o difícil fim de semana. Acho que todas as pistas que estão chegando nos será melhor do que Mônaco.

Marco da Ferrari

Notei também que a Ferrari conquistou sua primeira pole position do GP de Mônaco desde a minha em 2008.

Kimi fez uma boa volta, e fico feliz por ele ter voltado a sentir o gosto de uma pole position. Acho que o carro da Ferrari foi o único vencedor do fim de semana do Mônaco. Foi simplesmente fantástico.

Corrida após a corrida, a equipe está cada vez mais na disputa com a Mercedes e acho que há todos os ingredientes para que essa luta dure até o fim da temporada.

Artigo anterior Hamilton: “A Ferrari já escolheu seu primeiro piloto”
Próximo artigo Lauda: Por título, Hamilton precisa de abandono de Vettel

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros