Recomendado para você

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil
Conteúdo especial

Coluna do Massa: Williams "melhor do resto" e Verstappen

Em sua coluna mais recente para o Motorsport.com, Felipe Massa fala do GP do Bahrein, dos avanços da Williams e da polêmica com Max Verstappen

Felipe Massa, Williams FW40, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40
Felipe Massa, Williams FW40, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Felipe Massa, Williams FW40, Kimi Raikkonen, Ferrari SF70H
Max Verstappen, Red Bull Racing, climbs out of his car after retiring

Acho que posso resumir o GP do Bahrein como um bom fim de semana para Williams Martini Racing. No final da corrida, tive a sensação de que tínhamos feito o melhor que podíamos durante todo o fim de semana.

Desde as sessões de treinos livres, a sensação com o carro foi muito boa, mesmo com o calor considerável que enfrentamos no TL1. Os resultados positivos também vieram da simulação de corrida que completamos no TL2. Depois de nossa simulação de GP percebi que tínhamos boas chances na corrida de domingo.

O desempenho de sábado confirmou aquelas sensações – incluindo que a Renault tem um desempenho muito bom na classificação. Na China, eu consegui ficar na frente de Nico Hulkenberg no último minuto, mas no Bahrein ele foi melhor em nossa batalha.

No entanto, depois de uma boa largada, consegui ultrapassar a Renault e o nosso ritmo de corrida provou ser competitivo – embora não o suficiente para lutar com Mercedes, Ferrari e Red Bull.

Mesmo assim, disputei posição por duas vezes com Kimi Raikkonen e gostei muito. No final, porém, quando os pneus começaram a degradar, vimos a diferença entre nós e as três melhores equipes.

Terminar em sexto foi uma conquista importante, porque confirmou novamente que somos os melhores do resto atrás das três melhores equipes. Mas a outra boa notícia do fim de semana em Sakhir foi a ausência dos problemas que prejudicaram minha corrida na China. Também estou bastante confiante de que não vamos sofrer uma repetição daquilo quando voltarmos às condições de baixa temperatura.

Um outro grande ponto positivo – e um que eu quero agradecer à equipe por isso: nossos pit stops permanecem como os melhores do grid. No Bahrein, assim como em Melbourne e na China, fomos os mais rápidos nas trocas de pneus, o que confirma o grande trabalho feito por todos em Grove nos meses de inverno.

Corrida de desenvolvimento

Após a corrida, todas as equipes e muitos pilotos ficaram em Sakhir para o teste coletivo de meio de temporada. Agora a guerra de desenvolvimento começa a aumentar. Eu não acho que Williams vai perder terreno nesta frente.

Todos na equipe, de mim a Paddy Lowe e passando por todos os técnicos, estamos focados em apresentar um programa de desenvolvimento diferente do de 2016. No Bahrein tentamos algumas coisas que funcionaram bem e também teremos alterações para Sochi e Barcelona.

Vamos ver durante o ano se há uma chance de incomodarmos um pouco as equipes da frente, mas, entretanto, acho que já é muito bom ver que a Fórmula 1 mais uma vez tem duas equipes lutando pela vitória. É algo que nos acostumamos a ver por muitos anos.

Quando há a imprevisibilidade no resultado, o público gosta muito mais. E seria ainda mais interessante se houvesse mais equipes lutando pela vitória. Esperamos que isso possa acontecer no futuro.

Situação com Verstappen resolvida

Antes de chegar a Sochi, eu também quero enviar uma saudação para Max Verstappen.

Durante o fim de semana em Sakhir as coisas ficaram um pouco intensas entre nós depois que ele fez alguns comentários. Mas depois conversamos e conseguimos resolver as coisas.

Ele é um cara bom e um grande piloto, e tenho certeza que muitos fãs brasileiros vão apoiá-lo em Interlagos ainda neste ano, depois da grande corrida que nos deu em 2016.

Artigo anterior Bottas lidera manhã no Bahrein; Ferrari dá só 9 voltas
Próximo artigo Nova dona da F1, Liberty responde críticas de Ecclestone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros