Comissão da F1 e Grupo de Estratégia devem acabar em 2021
Novo sistema que será implantado vai tirar obrigatoriedade de se mudar regras apenas com unanimidade entre equipes
O Grupo de Estratégia da Fórmula 1 e a Comissão da F1 - bem como a necessidade de unanimidade para algumas mudanças de regras - devem ser abolidas em 2021, com a chegada de um processo totalmente novo.
Sob a atual estrutura, apenas mudanças de regras e outras ideias acordadas pelo Grupo de Estratégia podem seguir para a Comissão da F1 e, em seguida, ter a chancela da FIA.
O Grupo de Estratégia é composto por representantes da FIA e F1, além de Ferrari, Red Bull, McLaren, Mercedes, Williams e a outra equipe que melhor terminou no campeonato de construtores do ano anterior, atualmente a Renault.
Cada uma dessas equipes tem um voto cada, com a FIA e a F1 com seis.
As equipes restantes podem participar das reuniões do Grupo de Estratégia, mas não têm voto e apenas têm voz na Comissão da F1, onde outras partes, como promotores de corrida, também estão representados.
Como parte das amplas mudanças da F1 para 2021, o processo de governança está prestes a ser alterado.
Embora ainda esteja para ser ratificado, o plano é que um único grupo de 30 membros seja responsável por fazer as regras na F1, para simplificar o processo.
A associação será composta por 10 representantes da FIA e F1 e mais das 10 equipes.
Ao contrário da estrutura atual, a unanimidade não será exigida nas votações das mudanças de regra 'de última hora'.
Em vez disso, uma grande maioria, de 28 dos 30 votos, precisaria ser a favor da proposta.
Uma maioria menor de 25 existirá para decisões sobre a temporada seguinte ou o campeonato atual, se a votação ocorrer antes de 1º de maio.
Veja como está definido o grid de largada do GP do México
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.