Desenvolvimento do carro acende alerta vermelho na Ferrari
Alonso reconhece que peças introduzidas nas últimas provas não funcionaram como o esperado; Fry garante compreensão dos erros
Não foi o quinto e nono lugares de Fernando Alonso e Felipe Massa na última corrida, no GP da Hungria, que acendeu o sinal vermelho na Ferrari: desde o GP do Canadá a Scuderia vinha com dificuldades para atualizar o F2012.
“Faz algumas corridas que não encontramos nada melhor do que teríamos, e isso certamente fez com que ficássemos um pouco atrás, mas temos boas ideias, temos bastante carne no fogo, como dizem os italianos”, afirmou Alonso.
O espanhol lembrou que a vitória na Alemanha teve muito a ver com a classificação com chuva, o que permitiu que ficasse com a pole. Para seguir na liderança do campeonato, é necessário melhorar o carro.
“Veremos se em Spa e Monza podemos melhorar em termos de rendimento e encontrar um bom caminho. O que mudou de Hockenheim para Budapeste foi a classificação: se estivesse seco na Alemanha teríamos sido quintos ou sextos, como ocorreu na Hungria. O rendimento era parecido.”
O chefe da equipe, Stefano Domenicali, reconheceu o atraso no desenvolvimento, mas salientou a necessidade de ter certeza de que as novas peças funcionarão antes de introduzi-las definitivamente no carro.
“Nas últimas quatro corridas, testamos várias peças que funcionaram e outras que tiveram de voltar à fábrica para um maior entendimento. E continuaremos trabalhando assim. Com o atual nível de competitividade, vimos com o exemplo recente da McLaren, que um erro no direcionamento das atualizações pode fazer o carro perder muito em relação aos demais. Por isso é importante ter a certeza de que tudo o que integramos ao carro o melhore.”
Já o diretor técnico, Pat Fry, garantiu que os testes feitos nas últimas provas trouxeram informações importantes para reencontrar o caminho do desenvolvimento.
“É verdade que várias peças não funcionaram como o esperado: há sempre a chance que isso aconteça. O lado positivo é que entendemos o problema e tudo está bem agora: dessa maneira, podemos usar a experiência para avançar ao invés de ficarmos confusos. Na verdade, temos uma idéia clara da direção que precisamos seguir e já começamos a trabalhar nessa direção.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.