Recomendado para você

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: O que o GP de Singapura significou para a escolha de pilotos da Red Bull para 2026
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Comemoração no pódio em Singapura 'obrigou' CEO da Petronas a pedir desculpas; entenda
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Em meio a crise, Horner vira 'desejo' da Ferrari, afirma portal alemão
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Ralf Schumacher afirma: "Ferrari é um barril de pólvora"
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Quando Ecclestone 'salvou' uma repórter de constrangimento

Diretor da F1 revela 'segredos' da Mercedes em sidepod surpreendente

Segundo Pat Symonds, solução é inspirada em elementos de engenharia aeroespacial e que não foi prevista na elaboração do novo regulamento

George Russell, Mercedes W13

O diretor técnico da Fórmula 1, Pat Symonds, disse que "alguns pequenos truques" no resfriamento ajudaram a Mercedes a renovar seu pacote aerodinâmico para o W13. Segundo ele, a tecnologia derivada da indústria aeroespacial fez com que a equipe produzisse um sistema de refrigeração ultraeficiente que, por sua vez, permitiu criar o arranjo de sidepod estreito revelado no primeiro dia do testes no Bahrein.

Symonds, que foi o principal arquiteto dos regulamentos de 2022, admitiu que não havia previsto uma interpretação tão dramática das regras.

Leia também:

"Esta é uma abordagem muito nova", disse ele em entrevista a Ted Kravitz, da F1 TV. "Gosto de ver novas interpretações. Devo dizer que não é algo que eu esperava ver. Ainda estou realmente impressionado com a forma como eles estão conseguindo passar o ar para esfriar o carro."

"E acho que isso fará com que seus rivais voltem ao livro de regras e vejam exatamente o que fizeram."

O britânico admitiu que, quando sua equipe de engenheiros escreveu as regras e criou um modelo em tamanho real do carro de 2022, eles anteciparam a necessidade de entradas de radiador maiores.

"Acho que foi um pouco mais radical do que pensávamos", disse ele. "À medida que desenvolvemos a aerodinâmica deste conjunto de regulamentos, analisamos muitas coisas, não apenas a produção de downforce mas também o resfriamento dos freios, o aquecimento dos pneus e queda de temperatura do motor."

"Usamos uma entrada maior do que isso [que está no W13] para obter o resfriamento. Acho que na Mercedes, eles têm alguns pequenos truques que os ajudam nesse aspecto. Por exemplo, o intercooler é um dispositivo muito, muito elegante, é um componente água/ar, que é claro que eles tem há algum tempo, mas acho que é um pouco diferente."

"E é por isso que eles podem realmente encolher este carro um pouco mais do que a maioria dos outros."

George Russell, Mercedes W13

George Russell, Mercedes W13

Photo by: Steven Tee / Motorsport Images

Expandindo o que a Mercedes havia feito, ele acrescentou: "O intercooler sobre o qual eu estava falando, creio que venha da Reaction Engines em Oxfordshire, as pessoas estão fazendo esse tipo de motor de foguete, respirando ar, e o spin-off tem sido essa tecnologia de trocador de calor extremamente eficiente".

"E acho que isso é parte da razão pela qual eles conseguiram produzir o carro do jeito que fizeram."

Symonds enfatizou que todas as equipes aprimoraram seus pacotes para tornar os sidepods os menores possíveis.

"Acho que uma das tendências que estamos vendo, e não é específica para esses novos regulamentos, mas estamos vendo que é muito, muito difícil começar a alojar tudo nos pods laterais."

"As pessoas pensam o que há lá, são apenas os radiadores, os trocadores de calor? É claro que há muito mais, há muitos eletrônicos lá."

Deixando de lado os sidepods e o conceito de resfriamento, Symonds sugeriu que nada mais no W13 chamou sua atenção.

"Acho que o resto parece razoavelmente convencional, se é que existe algo como convencional. A abordagem da asa dianteira é muito do que esperávamos ver. Na traseira, um pouco de mudança na curvatura de novo, que muitas pessoas adotaram."

ANÁLISE: A escolha da Haas por MAGNUSSEN, o futuro de Pietro e a PISTOLADA de Nikita, que mira volta

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast - Boletim: Mercedes assombra paddock com solução ousada no Bahrein e Pietro vai à pista

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Ocon lidera com Alpine no Bahrein em manhã repleta de bandeiras vermelhas
Próximo artigo F1: Red Bull dá seu veredito sobre sidepods da Mercedes; confira

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros