Fórmula 1 GP da Holanda

F1: Norris precisa de um milagre? Cenários apontam o que britânico precisa para se tornar campeão mundial

Embora as possibilidades de Lando Norris superar Max Verstappen na briga pelo título seja pequena, é possível - mas ele precisará de, praticamente, um milagre

Lando Norris, McLaren F1 Team, 1st position, on the podium with his trophy

Lando Norris venceu o GP da Holanda de Fórmula 1 com uma sólida vantagem de mais de 22s em cima de Max Verstappen. Com mais uma vitória em 2024, não tem como não se questionar? Norris consegue vencer o campeonato de pilotos ou só um milagre faria isso acontecer?

Leia também:

Matematicamente não é impossível, mas seria uma reviravolta que causaria mais espanto que a mudança de Lewis Hamilton para a Ferrari. Norris deve ser esperançoso em conseguir contrariar as 'odds'? 

A resposta é 'sim', contudo, ela vem com acompanhada de um 'mas...'

Pole man Lando Norris, McLaren F1 Team, debriefs with Max Verstappen, Red Bull Racing

Pole man Lando Norris, McLaren F1 Team, debriefs with Max Verstappen, Red Bull Racing

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

O que Norris precisa fazer?

Em primeiro lugar, Lando vai precisar da ajuda de Oscar Piastri. O britânico precisará que o australiano foque completamente em 'perturbar' Verstappen nas corridas que ainda restam na temporada e seja 'figurinha carimbada' no top 3 para que Norris consiga superar os 70 pontos de diferença.

  • Lando pode vencer todas as nove corridas restantes - e as três sprints - e ainda assim não ter a quantidade de pontos necessários, caso Max termine em segundo lugar em todas elas.
  • Partindo do princípio que nenhum dos dois pilotos consiga fazer a volta mais rápida, Norris terminaria com 474 pontos, quatro atrás do tricampeão mundial. 
  • Com cinco voltas mais rápidas, o britânico recuperaria o 'atraso', mas esta hipótese transita em um terreno instável. A Red Bull pensaria duas vezes antes de sacrificar a corrida de Pérez para conseguir o ponto da volta mais rápida? Com certeza não. 

Neste caso, Piastri precisa ficar entre Norris e Verstappen em, pelo menos, dois GPs para fazer a estratégia funcionar. Se Lando tiver um fim de semana ruim e terminar 'apenas' em segundo em uma ocasião, Oscar terá que repetir a posição em duas ou três corridas a mais para fazer a diferença. 

Está nas mãos de Norris neste momento.

  • Se ele não vencer mais nenhuma corrida neste ano e, teoricamente, terminar em segundo lugar em todas as corridas de Monza até Abu Dhabi, Verstappen precisará apenas de alguns quartos e quintos lugares para bater Lando e confirmar o título. 

Mesmo que Norris seja o modelo de perfeição e ganhe todas as corridas até o Natal, ele não ganha o título a menos que Max Verstappen e Red Bull cometam uma série de erros espetaculares que reduzam exponencialmente a diferença de pontos.

LANDO ERRA largada MAS AMASSA RBR DE MAX e vence! TEM BRIGA? Leclerc 3º. Genz/Motta analisam Holanda

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: Max Wilson DESVENDA CRISE da Red Bull, REBATE DETRATORES de Drugo e cia, CRITICA CONTRATOS da F1 e +

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GP da Itália de F1: Horários e como assistir à etapa de Monza
Próximo artigo F1: Horner diz que Verstappen 'aceitou' fim do domínio da Red Bull

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil