Domenicali: F1 não terá sprint em todos os fins de semana de corrida
CEO da categoria crê que 1/3 do campeonato pode ter o evento aos sábados. Dirigente também revelou feedback positivo sobre novo formato em Baku
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, insiste que não tem planos de copiar a MotoGP e introduzir a corrida sprint em todos os fins de semana de corrida.
Falando pela primeira vez desde as mudanças de formato para o Azerbaijão, o italiano sugeriu que as sprints em um terço das corridas seriam sua preferência.
Com o calendário contínuo esperado da F1 de 24 GPs, isso equivaleria a oito por temporada, um ligeiro aumento nos seis programados para este ano.
Domenicali também indicou que recebeu feedback positivo sobre o novo formato autônomo, embora reconheça que seja mais difícil agradar aos fãs de longa data do esporte.
Ele enfatizou que a lição pode ser aprendida com Baku, apontando que há uma janela para fazer ajustes no formato que se estende até as próximas sprints na Áustria e na Bélgica.
“É claro que fizemos isso de acordo com as equipes e a FIA”, disse ele quando questionado sobre o novo formato da sprint em uma ligação com analistas de Wall Street.
“Porque, como você sabe, nossa ideia é garantir que durante o fim de semana de corrida sempre haja ação na pista.
“Na verdade, o resultado do primeiro deste ano tem sido muito animador. E todos os nossos parceiros, promotores, parceiros de mídia e também equipes estão muito positivos sobre isso.
“Claro, há algo que queremos levar como lição aprendida, para ver no final do verão, se há algo que podemos aprender para fazer algo ainda melhor.
“Mas, em termos gerais, o primeiro fim de semana do formato foi ótimo.
“E acho que, como sempre, quando você quer fazer algo diferente em um ecossistema muito padronizado, a reação dos, digamos, fãs tradicionais é aquela que precisa ser aguardada por mais tempo.
"Mas normalmente, com os novos fãs, vimos uma reação muito, muito positiva. Os promotores estavam pressionando por isso."
Charles Leclerc, Ferrari SF-23, Sergio Perez, Red Bull Racing RB19, George Russell, Mercedes F1 W14, Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, the rest of the field at the start of the Sprint
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Sobre o número de sprints ele disse: “Eu diria que o real é que não queremos ir para uma situação em que no futuro teremos todas as corridas com o formato sprint.
“Queremos manter um número limitado de talvez um terço do calendário e criar algo especial em relação à competição que possamos dar um valor esportivo com troféus e, claro, oportunidade comercial para essas coisas. Acho que esse é o caminho certo a seguir.”
Domenicali insistiu que todos os esportes precisam acompanhar o tempo, citando exemplos de outros em que as regras foram ajustadas.
“Se posso resumir outra coisa que acho importante, vejo uma grande tendência hoje em todos os esportes de não ser estável, digamos assim, de não ficar de acordo com o antigo regulamento.
“Portanto, estamos apenas seguindo o que o beisebol fez e apenas seguindo o que a NBA fez.
“Isso significa que todos os esportes profissionais precisam ouvir o pedido e as novidades que os torcedores, promotores e parceiros estão pedindo para ter mais emoção em torno do jogo.
“Estou positivo e ansioso para continuar trabalhando neste projeto.”
Enquanto isso, na sexta-feira, a Liberty Media anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2023 da F1, cobrindo o período de janeiro a março, que incluiu a receita dos dois primeiros eventos da temporada no Bahrein e na Arábia Saudita.
A receita geral aumentou ligeiramente em relação ao mesmo período do ano passado, com um aumento de 6% de US$ 360 milhões para US$ 381 milhões, enquanto o lucro operacional aumentou 3%, de US$ 35 milhões para US$ 36 milhões, com o progresso estável parcialmente explicado por US$ 6 milhões em custos atribuídos a planejamento para o GP de Las Vegas.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.