Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Ecclestone apoia plano para adequar nova classificação da F1

Ideia mais discutida no momento é a de aproveitar o sistema eliminatório no Q1 e Q2 e deixar o Q3 no formato antigo

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 Team W07

Depois de ficar irritado com o final do Q3 na Austrália, o chefe da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, tem apoiado o plano para renovar a treino classificatório em formato eliminação para o GP do Bahrein.

O Motorsport.com revelou na quarta-feira que, em vez de reverter para o sistema de qualificação antigo na próxima corrida, os chefes da F1 estão afiando um plano para um conceito de eliminação híbrida.

Os tempos de Q1 e Q2 teriam de ser alterados para permitir mais voltas, enquanto o Q3 seria como no antigo formato.

A questão está atualmente enfrentando a aprovação na Comissão de F1, e então estaria pronta para uma ratificação iminente do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Reformulação

Em declarações à Gazzetta dello Sport, Ecclestone disse que, embora as equipes não fossem a favor dos ajustes, ele acredita que elas vão ter que apoiar o plano de reformulação.

"As equipes estão discutindo isso e eles querem voltar", disse ele. "Se eu fosse dar uma opinião, eu diria que vamos continuar com o formato da Austrália."

Ecclestone disse que era importante que a F1 não abandonasse simplesmente os esforços para tentar coisas novas - mesmo que elas não funcionem pela primeira vez.

"Eu sou um homem prudente, e novas coisas devem ser testadas", disse ele. "A nova qualificação causou um pouco de choque, mas talvez possamos salvar o bom do formato."

Ele acrescentou. "Sou um empresário e devo vender F1 para os organizadores da corrida".

"Se os fãs não assistirem, em seguida, eu tenho menos dinheiro para dar às equipes. É por isso que eu tenho que encontrar a melhor solução e por isso ter pilotos sendo eliminados a cada 90 segundos pode ser emocionante."

Melhorias

Ecclestone manifestou-se contra o novo sistema logo após o final do Q3 em Melbourne, quando não havia carros na pista.

Mas ele acredita que há espaço lá para a ideia ficar melhor com algumas alterações.

"Eu também estava confuso como foi a primeira execução e todas as variáveis não poderiam ter sido previstas, como a forma que tudo foi decidido em Q3. Podemos melhorar."

Artigo anterior Senna: atuação de gala que emocionou Brasil completa 25 anos
Próximo artigo Haas rebate crítica e defende enfoque da equipe na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros