Ecclestone quer Fórmula 1 com rodadas duplas
Chefe da categoria acredita que duas provas de 40 minutos no mesmo dia seriam mais interessante para atual público
Os novos proprietários da Fórmula 1, a Liberty Media, avalia possíveis mudanças, esperando expandir o interesse e impulsionar os lucros da categoria. Mas o atual chefão, Bernie Ecclestone, tem suas próprias ideias do que precisa ser feito.
Em entrevista ao jornal The Sunday Times, Ecclestone disse que a Fórmula 1 deve agitar um fim de semana dramaticamente e deixar as corridas mais curtas, com 40 minutos cada uma.
"As pessoas têm um período de atenção muito mais curto e muitos esportes estão introduzindo formas mais curtas de seus jogos", disse Ecclestone.
"Tivemos uma boa audiência no Brasil, com uma corrida longa, com chuva e alguns acidentes, mas tivemos duas largadas por causa das bandeiras vermelhas e isso manteve as pessoas sintonizadas."
"Precisamos olhar com atenção para o conceito tradicional de uma corrida longa. Duas corridas de 40 minutos com uma pausa de 40 minutos no meio, quando os pilotos poderiam ser entrevistados, os carros trabalhados, seria atraente para os telespectadores, as emissoras de TV, patrocinadores e anunciantes."
"Os carros se classificariam no sábado, como de costume, para a primeira corrida e ela definiria o grid para a segunda prova, que iria agitar as coisas, com carros mais leves e mais rápidos."
"Mas eu não sei se temos coragem de mudar. Os tempos mudam e é algo que devemos olhar."
"Todos os esportes norte-americanos tem paradas, principalmente porque o público não consegue se concentrar. Eles crescem quando tem segmentos de 15 minutos na TV."
Ecclestone também reiterou sua crença de que a F1 está precisando de uma grande revisão de regras para afastar da visão de que está muito regulamentada.
"O livro de regras deveria ser intitulado de 'Não Corra'", disse ele. "Eles são escritos de forma tão complicada e há tantas regras, que ninguém, incluindo os pilotos, sabem o que é certo fazer."
"Os pilotos estão frustrados, assim como os telespectadores, e eu também. É uma loucura. Precisamos tornar as coisas mais fáceis para os pilotos correrem de forma justa. Não acho que eles deveriam bater deliberadamente, mas se eles estão correndo um com outro, eles vão se fechar e tocar, qual é o problema?"
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.