Recomendado para você

MotoGP - Pai de Márquez afirma: Moreira é mais rápido que Marc

MotoGP - Pai de Márquez afirma: Moreira é mais rápido que Marc

MotoGP
MotoGP
MotoGP - Pai de Márquez afirma: Moreira é mais rápido que Marc
F1 - Norris se arrepende de comentários sobre Verstappen e Hamilton: "Às vezes digo coisas estúpidas"

F1 - Norris se arrepende de comentários sobre Verstappen e Hamilton: "Às vezes digo coisas estúpidas"

Fórmula 1
Fórmula 1
Teste de pós-temporada em Abu Dhabi
F1 - Norris se arrepende de comentários sobre Verstappen e Hamilton: "Às vezes digo coisas estúpidas"
F1: Norris 'admite' que recuperação de Verstappen foi ponto alto de 2025

F1: Norris 'admite' que recuperação de Verstappen foi ponto alto de 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Norris 'admite' que recuperação de Verstappen foi ponto alto de 2025
O que é a academia de pilotos da Red Bull, legado de Marko na F1?

O que é a academia de pilotos da Red Bull, legado de Marko na F1?

Fórmula 1
Fórmula 1
O que é a academia de pilotos da Red Bull, legado de Marko na F1?
Norris mostra capacete dourado para comemorar primeiro título mundial na F1

Norris mostra capacete dourado para comemorar primeiro título mundial na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Norris mostra capacete dourado para comemorar primeiro título mundial na F1
ANÁLISE F1: Qual foi o melhor novato de 2025?

ANÁLISE F1: Qual foi o melhor novato de 2025?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Qual foi o melhor novato de 2025?
Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026

IMSA
IMSA
Com cinco brasileiros confirmados, confira a lista de inscritos para as 24h de Daytona 2026
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?

MotoGP
MotoGP
ANÁLISE: MotoGP caminha em direção a um mercado de pilotos "louco" para 2027?
Conteúdo especial

Engenheira da Red Bull não é a primeira; veja todas as mulheres que subiram ao pódio na F1

F1 tem cada vez mais mulheres assumindo papéis de destaque nas áreas de engenharia dentro das equipes

Podium: Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing, second place Pierre Gasly, Toro Rosso, Hannah Schmitz, Red Bull Racing strategy engineer

O inédito pódio do GP do Brasil não teve apenas dois estreantes pisando nos degraus dos melhores da corrida. Além de Pierre Gasly e Carlos Sainz Jr., a engenheira de estratégias da Red Bull, Hannah Schmitz, subiu ao pódio pela primeira vez como representante da equipe austríaca. Apesar de incomum, a presença de mulheres no pódio da Fórmula 1 está se tornando cada vez mais frequente.

Leia também:

Seis anos atrás, a Red Bull, muito a seu estilo, designou Gil Jones, chefe de eletrônica em pista, para receber o troféu pela vitória da equipe em um país muçulmano, no GP do Bahrein de 2013, vencido por Sebastian Vettel.

Além disso, uma foto que entrou para sempre na história da F1 é aquela tirada em Brands Hatch em 1986, no GP da Grã-Bretanha, pouco após o acidente que deixou o chefe e proprietário da equipe, Frank Williams, em uma cadeira de rodas.

Na ocasião, a equipe inglesa fez a dobradinha na corrida 'caseira', com Nigel Mansell e Nelson Piquet. A pessoa responsável por receber o troféu em nome da equipe, foi ninguém menos que Virginia Williams, esposa de Frank, protagonizando um momento especial para a família naquele difícil momento.

Além da presença cada vez mais frequente nos pódios, as mulheres passaram a ocupar papéis de destaque dentro das equipes. É o caso das engenheiras de estratégia Ruth Buscombe (Alfa Romeo) e Bernardette Collins (Racing Point), que assim como suas colegas da Mercedes e Red Bull, realizam tarefas fundamentais para o bom funcionamento de suas equipes.

Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.

Galeria: Veja as mulheres que já subiram ao pódio na Fórmula 1:

Virginia Williams recebe o troféu de equipe vencedora no GP da Grã-Bretanha de 1986, em Brands Hatch
Gill Jones, chefe de eletrônica de pista da Red Bull, celebra o pódio do GP do Bahrein de 2013 junto a Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel e Romain Grosjean
Sebastian Vettel celebra pódio com Gill Jones
Kim Stevens, engenheira de aerodinâmica da Mercedes, recebe o troféu como representante da equipo no GP de Abu Dhabi de 2015
Kim Stevens celebra pódio com Nico Rosberg e Lewis Hamilton
Victoria Vowles, Diretora de Serviços da Mercedes, junto a Lewis Hamilton no pódio do GP dos Estados Unidos de 2016
Victoria Vowles no pódio com Nico Rosberg, Lewis Hamilton e Danniel Ricciardo
Victoria Vowles no pódio com Nico Rosberg e Lewis Hamilton
Marga Torres Díez, engenheira de motor da Mercedes, celebra o pódio do GP do Canadá de 2019 junto a Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Charles Leclerc
Marga Torres Díez, engenheira de motor da Mercedes, celebra o pódio do GP do Canadá de 2019 junto a Sebastian Vettel e Lewis Hamilton
Marga Torres Díez, engenheira de motor da Mercedes, celebra o pódio do GP do Canadá de 2019 com Lewis Hamilton
Marga Torres Díez, engenheira de motor da Mercedes, celebra o pódio do GP do Canadá de 2019 com Lewis Hamilton
Marga Torres Díez, engenheira de motor da Mercedes, celebra o pódio do GP do Canadá de 2019 com Lewis Hamilton
Hanna Schmitz no pódio do GP de Brasil com Pierre Gasly, Max Verstappen e Lewis Hamilton
Hannah Schmitz, engenheira de estratégias da Red Bull com o troféu de equipe vencedora no GP do Brasil 2019
Hanna Schmitz no pódio do GP de Brasil com Max Verstappen
Hanna Schmitz no pódio do GP de Brasil com Pierre Gasly, Max Verstappen e Lewis Hamilton
Sergio Pérez conversa com Bernie Collins, engenheira de estratégia da Racing Point
Sergio Pérez caminha com Bernardette
Ruth Buscombe, estrategista da Alfa Romeo, conversando com Charles Leclerc
Ruth Buscombe, estrategista da Alfa Romeo, conversando com Sebastian Vettel
Ruth Buscombe, estrategista da Alfa Romeo, acompanhada da piloto de testes da equipe, Tatiana Calderón e Xevi Pujolar, chefe de engenharia, em Monte Carlo
22

Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube

Artigo anterior Governador do Rio revela foco em trazer Fórmula E e teria 'desistido' da F1
Próximo artigo FIA obriga equipes a incluírem segundo sensor de fluxo de combustível para 2020

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros