Entenda como Hamilton pode ser campeão no México
Piloto e equipe construíram vantagem tão ampla que podem se garantir com desempenho mediano até o fim do ano

Para Lewis Hamilton erguer o caneco depende apenas do próprio desempenho, já que sua vantagem para os rivais permite que ele chegue fora do pódio em todas as corridas restantes. No entanto, os números mostram que o piloto da Mercedes deverá conquistar o título antes do fim do campeonato.
Leia também:
- Podcast #012 - A Ferrari tem que escolher entre Vettel e Leclerc?
- Brawn vê "rivalidade potencialmente explosiva" entre Vettel e Leclerc
- Alonso? Chefe da McLaren afirma que Norris e Sainz são o futuro da equipe
- Pai de Verstappen dispara contra fase da Red Bull: "Coloque Max em um bom carro e ele brigará pelo título"
Além de Hamilton, a Mercedes também precisa apenas de resultados medianos para vencer o mundial de construtores, tendo uma diferença confortável para a Ferrari, ainda que os italianos sejam uma 'ameaça' à conquista das flechas de prata. Com a boa vantagem que possuem, piloto e equipe devem terminar o ano com o sexto título. Entenda em detalhes:
Se Hamilton não vencer mais
Neste caso, a sexta conquista continua dependendo de resultados simples, pois mesmo que Bottas vença todas as cinco provas, Hamilton precisaria somar apenas 57 pontos, o que poderia conseguir chegando em quarto em todas as etapas, ou conseguindo, por exemplo, dois terceiros e mais três quintos lugares.
Em relação à Charles Leclerc, Sebastian Vettel e Max Verstappen, a situação é ainda mais confortável, pois o britânico só precisa de dois quartos lugares para eliminar os três da briga pelo título, mesmo que um deles vença tudo daqui para frente.
Para faturar o título no México sem vencer mais, o britânico precisa apenas chegar entre segundo e quarto nas duas provas restantes e somar obrigatoriamente cinco pontos a mais que Bottas.
Com mais uma vitória
Se vencer no Japão, Hamilton poderia ser campeão mais cedo, pois ampliaria a vantagem sobre todos os rivais. Neste caso, o piloto da Mercedes poderia ser campeão no México se chegasse à frente de Bottas. Caso o finlandês vença a prova na terra dos sombreros e da tequila, o pentacampeão poderia se garantir em Austin, bastando novamente, terminar uma posição na frente do companheiro.
Com duas vitórias
Uma conquista dupla nas próximas etapas daria o título ao britânico sem que ele dependa dos resultados de Bottas, ou dos rivais da Ferrari e Red Bull. Ainda que o companheiro termine em segundo e faça a melhor volta nas duas corridas, a diferença seria superior aos 78 máximos que o finlandês somaria nas três provas seguintes.
Mercedes também deve faturar hexa em breve
Atualmente, a equipe alemã tem 571 pontos, contra 409 da Ferrari. Nas próximas corridas, o máximo que uma equipe pode somar são 220 pontos, o que significa que o máximo que a escuderia de Maranello pode atingir são 629 pontos.
Para a Mercedes depender apenas de si mesma, bastaria somar mais 58 pontos, ou seja, Hamilton e Bottas poderiam terminar as cinco etapas restantes entre a sexta e oitava posições, mesmo que a Ferrari vença todas as etapas.
Se fizer uma dobradinha no GP do Japão, a Mercedes sai de Suzuka com o sexto título mundial em mãos, já que a Ferrari estaria 177 pontos atrás na melhor das hipóteses, com apenas mais 176 em jogo.
HAMILTON SEGUE A PERSEGUIÇÃO AO RECORDE DE SCHUMACHER





































GALERIA: Top 50 de líderes de corridas dos Mundiais de Fórmula 1


















































Siga o Motorsport.com no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
HAMILTON SOBRA E FERRARI BATE-CABEÇA
O pentacampeão ficou mais perto do hexa ao vencer o Grande Prêmio da Rússia no último domingo. A vitória de Hamilton veio muito graças a uma "trapalhada" da Ferrari na estratégia que criou mais uma capítulo de tensão entre Charles Leclerc e Sebastian Vettel. Isso foi tema de debate no último podcast do Motorsport.com. Ouça abaixo.
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários


F1 - Entenda a grande novidade do carro de 2022: o efeito solo

Após ano marcado por mortes nas pistas, veja a evolução da segurança na Fórmula 1

A década da Fórmula 1: Duas hegemonias e baixa competitividade


F1: Como decepcionante SF-25 mostra à Ferrari o que não fazer em 2026

F1 - Hamilton alfineta Ferrari após confusão em Miami: Bottas teria cedido a posição

Quais são os pilotos mais ricos da história da F1?


F1: Ferrari terá "pequenas atualizações"em Ímola e Mônaco, mira desenvolver carro até julho

F1 - Hamilton: Não vou me desculpar por ainda querer lutar

F1: Vasseur defende estratégia polêmica da Ferrari envolvendo troca de posições em Miami
Últimas notícias

IndyCar: Palou bate Graham Rahal e crava a pole do GP de Indianápolis

F1: Wolff vê Mercedes 'capaz de desafiar' McLaren em 2025

TCR: Hankook prevê desafios e nova quebra de recorde, agora em San Juan de Villicum

F1: Pirelli deve reavaliar pneu após teste 'inconclusivo' com a Mercedes
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.