'Esnobado' por Senna, Massa usou episódio para dar lição em Schumi
Piloto brasileiro da Venturi contou emocionantes histórias envolvendo dois dos maiores ídolos da história da F1
Vice-campeão da Fórmula 1 pela Ferrari em 2008 e atualmente na Fórmula E, Felipe Massa concedeu entrevista exclusiva ao Motorsport.com via live de Instagram e revelou que, quando criança, foi esnobado por Ayrton Senna ao pedir um autógrafo ao tricampeão mundial.
O editor recomenda:
O piloto da Venturi também disse que usou o episódio para dar uma espécie de lição de moral no alemão Michael Schumacher, que foi seu companheiro na Ferrari. No vídeo abaixo, você confere o relato incrível de Massa com Senna e com o heptacampeão da F1. Veja:
"Quando eu era criança, infelizmente o Senna me negou um autógrafo. Aquilo foi muito difícil para mim porque eu era uma criança com o papelzinho na mão junto com outras duas ou três que estavam comigo", relatou Massa
"Fiquei sem o autógrafo do Senna e foi algo que eu levei para a minha vida inteira. Cheguei na F1, consegui ser piloto de F1, consegui correr em equipes grandes, como a Ferrari, e ter sempre muita gente pedindo autógrafo".
"E eu nunca consegui falar não para uma criança, porque sempre me lembrei daquele momento. E uma vez a gente estava em um jantar com o Schumacher em Barcelona. Estava tendo a corrida de F1 e a gente foi jantar numa cidadezinha ali perto de Montmeló".
"Era uma cidadezinha bem pequena e estávamos eu, ele, o Jean Todt, o Nicolas Todt. E aí, na hora que a gente estava saindo do restaurante, o Schumacher entrou no carro e estava a cidade inteira atrás dele", seguiu o brasileiro.
"Ele saiu, entrou no carro, eu entrei junto. Ele sempre guiava, estava no volante e esperando todas as pessoas entrarem no carro para a gente sair. E em volta do carro um monte de gente esperando e batendo na janela para pedir autógrafo e ele nem se mexia".
"Tinha um menininho com a cara colada no vidro pedindo ‘pelo amor de Deus, me dá um autógrafo, faz alguma coisa, abre o vidro’, sei lá, qualquer coisa. E aquele menininho estava me deixando maluco".
"[Eu pensava] não é possível, não é possível que ele não vá abrir. Aí eu cutuquei ele [Schumacher] e falei assim: ‘Michael, pelo amor de Deus, pelo menos para o menininho. Faz isso, por favor’", relembra. Recorde a carreira do piloto do Brasil na F1 na galeria abaixo:
"Aí ele olhou, baixou o vidro, deu o autógrafo para o menininho, logicamente deu mais uns dez autógrafos e aí a gente foi embora. Aí eu contei a história para ele do que tinha acontecido e ele gostou de ouvir a história".
"Ele falou: ‘É, você tinha razão mesmo’. Só que isso mostra o jeito do cara. O jeito do cara é isso, não tem emoção. E a gente tem muita emoção, o brasileiro. Então, no final, foi uma história interessante que aconteceu que vale a pena contar".
Schumacher era fechado, mas ficava descontraído no Brasil
"Ele gostava muito do Brasil. Ele tinha uma relação comigo muito próxima, né... Não só comigo, mas com a minha família, com o meu irmão Dudu. Ele sempre tinha um carinho muito grande. E é impressionante como ele gostava do Desafio das Estrelas, uma corrida de kart [no Brasil]".
"Ele sempre foi muito ligado ao kart, ele sempre foi apaixonado por kart. Sempre que ele tinha um tempo livre, ele andava de kart. Ele era mecânico e piloto ao mesmo tempo. E no Desafio das Estrelas, ele era um cara que você via que estava gostando", conta Massa.
"Ele ficava até diferente, mais aberto, falava, curtia. Tava em todos os almoços e jantares com todos os pilotos. Ele realmente gostava muito daquilo, então a gente se divertia muito no Desafio das Estrelas de kart com ele aqui no Brasil".
GALERIA: Relembre todos os carros e a carreira de Michael Schumacher na F1
"Em Madonna di Campiglio, que a Ferrari organizava junto com a Philip Morris, era um evento incrível e ele amava aquilo também, se divertia. Mas ele era um cara duro, fechado. Se ele não conhecesse a pessoa, não tinha esse negócio de risada".
"Ele era um cara fechado, ele era realmente um alemão fechado, então você tinha que conhecê-lo, entendê-lo, para que, na hora que ele relaxasse com você, aí ele iria demonstrar realmente tudo aquilo que ele era".
GALERIA: Relembre todas as vitórias da carreira de Michael Schumacher na F1
VÍDEO: Barrichello relembra o dia em que Senna deu soco em Irvine na F1; confira
PODCAST Motorsport.com: Quais pilotos mereciam ganhar títulos da F1 e não levaram?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Di Grassi explica por que "nunca contrataria Hamilton" na Ferrari
Goiânia anunciará no dia 12 a assinatura do contrato para a volta da MotoGP ao Brasil a partir de 2026
Massa, Fraga e Drugovich vão disputar as 24 Horas de Daytona de 2025
F1: Primeiro dia de julgamento sobre chantagem contra Schumacher tem confissões e novos detalhes
Verstappen e outros pilotos com quatro mundiais de F1 (ou mais)
F1: Alonso é melhor que Schumacher e Senna, diz ex-companheiro de equipe
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
F1: Hamilton sobre Ferrari: "Ainda não consigo acreditar que irei vestir vermelho no próximo ano"
Fernández "irritado" com performance em 2024, mas promete voltar à MotoGP
F1: Duas séries sobre mulheres chefes de equipe estão em desenvolvimento simultâneo
F1 - Russell sobre vitória contra Hamilton em classificação: "Estou pilotando melhor do que nunca"
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.