Ex-piloto da Sauber na F1, argentino Norberto Fontana se aventura no TCR South America

Piloto da Cobra Racing esteve no grid da principal categoria do automobilismo em 1997

Norberto Fontana; TCR South America

O TCR South America corre em Interlagos neste fim de semana na abertura da temporada 2024 promovendo uma corrida endurance, formada por duplas bastante conhecidas no cenário do automobilismo. Entre as 'figuras', está o ex-piloto de Fórmula 1, o argentino Norberto Fontana

Leia também:

Pilotando pela Sauber no papel de reserva, Norberto estreou na categoria em 1997, quando substituiu Gianni Morbidelli no GP da França depois do italiano quebrar o braço. E assim, ele seguiu por mais três corridas: GP da Grã-Bretanha, terminando em 9º, depois, competiu no GP da Alemanha e cruzou a linha de chegada também em P9. Por fim, ele encerrou sua passagem no GP da Europa, finalizando em 14º.

Norberto Fontana, Sauber C16

Norberto Fontana, Sauber C16

Foto de: Motorsport Images

Momentos como a 'ignorada' no sinal vermelho da pesagem obrigatória - que ocasionou em uma penalização fazendo com que ele largasse do último lugar na Inglaterra, e a multa de 5 mil dólares (na época) em Jerez fizeram parte da carreira do argentino. Em 1998, Fontana tentou seguir na categoria, mas não conseguiu uma vaga e tomou outros rumos. 

Em entrevista ao Motorsport.com, Norberto Fontana, que estreia no TCR South America e faz dupla com Felipe Maluhy nesta etapa da competição, contou um pouco mais sobre o que fez após deixar a Fórmula 1.

"Bem, fiquei muito tempo correndo fora, no exterior, também corri na Fórmula 1 e, bom, continuei correndo na Argentina no Turismo Carretera e agora, corri todo o campeonato na TC2000 e surgiu a possibilidade de vir trabalhar com o Nono Figueiredo e a sua equipe e vamos fazer cinco corridas este ano. Estou muito feliz, tenho muitos amigos brasileiros", revelou. 

Mesmo não tendo a oportunidade de correr em Interlagos com a F1, o argentino destacou que não é a primeira vez que vem à capital paulista para disputar uma prova no autódromo brasileiro. 

"É a terceira vez, corri aqui alguns anos atrás com uma categoria chamada Top Race e com a TC2000. É muito lindo, é sempre bom sair um pouco, correndo na Argentina estamos sempre nos mesmos lugares, então é bom ir para outros autódromos."

Por fim, Norberto não se aprofundou muito quando questionado sobre o atual momento da Sauber e lamentou a dominância exercida pela Red Bull, destacando a falta de competitividade na principal categoria do automobilismo, reiterando que quando esteve no grid, era extremamente divertido fazer parte do mundo da F1. 

"Acredito que não está tão bem na categoria, mas uma pena que a Red Bull sempre esteja na frente, espero que as equipes possam trabalhar e possamos ter uma luta como houve com Hamilton e assim, eles possam se recuperar."

ALONSO fica na ASTON até 26 e com motor HONDA: Ele AGUENTA até os 45 ou devia ter esperado Mercedes?

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #277 – Leclerc não se ajuda ou é azarado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior TCR South America: Casella e Montenegro celebram 'vantagem' que garantiu a pole e traçam estratégia para corrida
Próximo artigo Veja como foi a corrida endurance do TCR South America em Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil