Recomendado para você

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Chefe da Sauber acredita que sexto lugar entre construtores ainda é possível
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris admite "dúvidas" no início do ano: "Não podia usar a desculpa que o carro não era bom"
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda

Geral
Geral
Candidata à presidência da FIA, Laura Villars processa entidade por eleições 'antidemocráticas'; entenda
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação

Fórmula 1
Fórmula 1
Fundador da Liberty, proprietária da F1, deixa presidência da corporação
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
NASCAR Brasil: Gabriel Casagrande busca seguir entre os líderes da Special Edition no Velocitta
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Galid Osman retorna ao Velocitta após vitória no oval para a penúltima etapa da NASCAR Brasil
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen merecia penalidade 'severa' por "pilotagem boba" no GP do México, diz Brundle
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Após retorno positivo na NASCAR Brasil, Valdeno Brito acelera no Velocitta pelo Special Edition
Últimas notícias

Exclusivo: Triste por tragédia, Massa se diz abençoado por estar vivo

Brasileiro que se envolveu em acidente na Hungria em 2009 parecido com o de Justin Wilson, se colocou à disposição para novas soluções de segurança nas corridas

Felipe Massa é levado ao hospital após acidente
Membros da Ferrari mostram apoio a Felipe Massa
Membros da Ferrari mostram apoio a Felipe Massa
Membros da Ferrari mostram apoio a Felipe Massa
O que sobrou da Ferrari de Felipe Massa após acidente
O que sobrou da Ferrari de Felipe Massa após acidente
O que sobrou da Ferrari de Felipe Massa após acidente

É impossível não assistir ao acidente de Justin Wilson sem imediatamente se lembrar da batida de Felipe Massa na Hungria em 2009. A própria TV norte-americana, durante a transmissão, citou o brasileiro como exemplo de piloto que em alta velocidade choca a cabeça contra a peça que está em seu caminho. A diferença entre os dois episódios é o desfecho - trágico para Wilson e feliz para Massa, que além de sobreviver ao grave acidente retomou a carreira.

LEIA MAIS:
Justin Wilson morre aos 37 anos
FIA fará testes com cockpits fechados

Com voz embargada, o brasileiro concedeu entrevista exclusiva ao Motorsport.com, na qual se mostrou fragilizado pela morte do britânico. Ao mesmo tempo, Massa reforçou seu conceito de gratidão por poder voltar a desempenhar a atividade que tanto ama após seu grave acidente:

"Fico muito triste por ter sido um acidente parecido com o que aconteceu comigo. Agradeço a Deus pela sorte que tive e de poder continuar [a competir]", afirmou.

Confira o acidente de Wilson:

Com a evolução da segurança dos carros de Fórmula 1 nas últimas décadas, a única parte que fica exposta e vulnerável é a cabeça dos pilotos. Os exemplos de mortes mais recentes demonstram isso, como os casos de Jules Bianchi e Justin Wilson.

Os episódios reacenderam a discussão se as categorias de monopostos deveriam adotar um cockpit fechado. "Sou totalmente a favor de se trabalhar em mudanças para a segurança. Não sei se cockpit fechado é a solução, mas algo que possa ajudar na proteção dos pilotos."

"Eu fico à disposição para tentar ajudar nesse aspecto, porque a segurança sempre é fundamental em nosso esporte", completou o piloto da Williams.

O acidente de Massa

Em 2009, Massa competia no Q2 do treino de classificação para o GP da Hungria, quando uma mola do carro de Rubens Barrichello se desprendeu e quicou várias vezes na pista. O brasileiro, então piloto da Ferrari, foi atingido pela mola em alta velocidade e o impacto foi a milímetros de seu olho. O brasileiro ficou internado oito dias no Hospital Militar de Budapeste e teve fraturas no crânio. Massa, felizmente, não teve sequelas e sua visão ficou livre de problemas. O piloto carrega porém uma larga cicatriz acima do olho esquerdo.

Artigo anterior Vettel quebra o silêncio e dispara contra Pirelli
Próximo artigo Promotor do GP do México garante pista finalizada em setembro

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros