Estatísticas

F1 2024: Veja as melhores estatísticas da temporada deste ano

Antes do réveillon, confira os fatos mais interessantes sobre o último campeonato da elite global do esporte a motor; Motorsport.com compilou para você!

Lando Norris, McLaren MCL38, George Russell, Mercedes F1 W15, Yuki Tsunoda, RB F1 Team VCARB 01, e o restante da equipe se afastam para a volta de formação
O editor recomenda:

Verstappen tetra: Max iguala marca de Piquet e mais curiosidades

Le quadruple champion du monde Max Verstappen, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

  • Max Verstappen conquistou seu quarto título mundial consecutivo (2021 a 2024), igualando-se a Alain Prost (1985, 1986, 1989 e 1993) e Sebastian Vettel (2010 a 2013) em número de títulos
  • O holandês é o quinto piloto da história a conquistar quatro títulos consecutivos, depois de Juan Manuel Fangio (entre 1954 e 1957), Michael Schumacher (cinco entre 2000 e 2004), Sebastian Vettel e Lewis Hamilton (entre 2017 e 2020).
  • Esse é o segundo título conquistado por Verstappen quando sua equipe não é campeã de construtores, após 2021. Ao fazer isso, ele se iguala a Nelson Piquet, que venceu em 1981 e 1983 sem que a Brabham conquistasse o título mundial.
  • É o título pelo qual Verstappen conquistou o menor número de vitórias, 9, em comparação com 19 em 2023, 15 em 2022, e 10 em 2021.
  •  É o oitavo título de pilotos conquistado em uma Red Bull. Isso é um a mais que a Williams e um a menos que a Mercedes. O recorde absoluto nesse campo é da Ferrari (15).
  • Os 10 GPs consecutivos de Verstappen sem vitória entre a Áustria e o México foram os primeiros desde a temporada 2020, quando ele ficou 11 corridas sem vencer (entre os GPs da Espanha e de Sakhir).
  • Verstappen igualou o recorde de pole positions consecutivas (oito, detidas em conjunto com Ayrton Senna entre os GPs da Espanha de 1988 e dos EUA de 1989) ao cravar as primeiras sete poles da temporada 2024, às quais se somou sua pole em Abu Dhabi-2023. No entanto, depois dessas sete primeiras poles, o holandês conseguiu apenas mais uma durante os 17 GPs seguintes.

Sete vencedores diferentes

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari, deuxième position, Oscar Piastri, McLaren F1 Team, vainqueur, George Russell, Mercedes-AMG F1 Team, troisième position, sur le podium

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

  • A temporada 2024 teve sete vencedores diferentes: Max Verstappen (9 vitórias), Lando Norris (4), Charles Leclerc (3), Lewis Hamilton (2), Oscar Piastri (2), Carlos Sainz (2) e George Russell (2).
  • Era preciso voltar a 2012 para encontrar tantos vencedores diferentes em uma temporada, e ainda mais, já que foram oito naquele ano. Naquela época, Hamilton já estava na lista, junto com Fernando Alonso, Jenson Button, Pastor Maldonado, Kimi Räikkonen, Nico Rosberg, Sebastian Vettel e Mark Webber. Deve-se observar que houve quatro GPs a menos em 2012.
  • No entanto, essa é a primeira vez que sete pilotos diferentes vencem pelo menos duas corridas em uma única temporada. O recorde anterior remontava a 1981 (uma temporada com 15 GPs), com seis pilotos diferentes: Nelson Piquet (3 vitórias), Alain Prost (3), Carlos Reutemann (2), Gilles Villeneuve (2), Jacques Laffite (2) e Alan Jones (2); John Watson venceu a corrida que faltava.
  • Os pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri, tornaram-se os 114º e 115º vencedores diferentes na história do Campeonato Mundial de F1.

McLaren campeã de construtores 26 anos depois

Lando Norris, McLaren F1 Team, vainqueur, Oscar Piastri, McLaren F1 Team, et l'équipe fêtent leur titre mondial

Foto de: Colin McMaster / Motorsport Images

  • O campeonato de construtores conquistado pela McLaren é o primeiro título da equipe na F1 desde 2008, quando Lewis Hamilton conquistou sua primeira taça -- a Ferrari venceu entre as equipes naquele ano. 
  • Em termos de títulos de construtores, é o primeiro título da McLaren desde a temporada de 1998.
  • O intervalo de 26 anos entre dois títulos de construtores é um novo recorde na F1. O recorde anterior era de 16 anos entre as coroas, mantido pela Ferrari entre as temporadas de 1983 e 1999.
  • Depois de apenas uma vitória nas 11 temporadas anteriores (no GP da Itália de 2021), 2024 marca o primeiro ano desde 2012 em que a McLaren obteve múltiplas vitórias.
  • A McLaren também estabeleceu um recorde para o título de construtores ao não ter abandonos em nenhum GP e ao terminar todos os 24 GPs com ambos os carros classificados no final. Foi por pouco na Áustria, onde, de fato, Norris 'retirou' seu carro após a volta 64, depois de se envolver com Verstappen, mas percorreu uma distância suficiente para ser oficialmente classificado em 20º lugar e não constar como abandono.
  • De acordo com essa estatística anterior, Oscar Piastri se tornou o quarto piloto na história da F1 a terminar uma temporada tendo completado 100% das voltas programadas, ou seja, as 1444 voltas que compuseram 2024. No entanto, esta é a primeira vez que esse desempenho foi alcançado por um piloto que não terminou como campeão mundial no final da temporada, já que os três exemplos anteriores foram Michael Schumacher em 2002, Lewis Hamilton em 2019 e Max Verstappen em 2023. Mais uma vez, foi por pouco, já que o australiano foi o último piloto na volta do vencedor em Abu Dhabi.

Hamilton de volta ao lugar mais alto do pódio

Lewis Hamilton, Mercedes-AMG F1 Team, vainqueur, sur le podium

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

  • A vitória em Silverstone permitiu que Hamilton encerrasse uma seca sem precedentes para ele na F1, que durou 945 dias, ou duas temporadas e meia sem sucesso.
  • Suas duas vitórias adicionais elevaram o número recorde de vitórias de Hamilton na F1 para 105, à frente das 91 de Michael Schumacher e das 63 de Max Verstappen.
  • O agora ex-piloto da Mercedes se tornou o primeiro piloto da história a vencer pelo menos um GP em 16 temporadas diferentes.
  • O intervalo de 17 anos, 1 mês e 18 dias entre a primeira glória de Hamilton na F1 e a última vitória de Lewis, em Spa, é um recorde na F1. 
  • Ele também é o primeiro piloto com 300 GPs de F1 a vencer depois de ultrapassar essa marca.
  • Ao vencer na Inglaterra, Hamilton também se tornou o primeiro piloto a vencer nove vezes no mesmo evento e no mesmo circuito.
  • Por outro lado, ele teve sua pior temporada em termos de resultados finais, terminando em sétimo lugar na classificação dos pilotos.

Outros números importantes

Esteban Ocon, Alpine F1 Team, deuxième, Pierre Gasly, Alpine F1 Team, troisième, sur le podium

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

  • A temporada 2024 tornou-se a mais longa da história, com 24 GPs. Isso é dois a mais do que o recorde anterior, estabelecido entre as temporadas de 2021 e 2023.
  • Fernando Alonso estendeu seu próprio recorde de maior número de GPs disputados na F1, com 401 largadas na categoria. Ele agora é seguido por Lewis Hamilton (356 largadas).
  • Desqualificado após chegar em primeiro em Spa, George Russell tornou-se o 11º piloto da história a cruzar a linha de chegada na liderança, mas sem sair do evento como vencedor. Isso já havia acontecido com James Hunt (Grã-Bretanha 1976), Mario Andretti (Itália 1978), Didier Pironi (Canadá 1980), Nelson Piquet (Brasil 1982), Alain Prost (San Marino 1985), Ayrton Senna (Japão 1989), Gerhard Berger (Canadá 1990), Michael Schumacher (Bélgica 1994), Lewis Hamilton (Bélgica 2008) e Sebastian Vettel (Canadá 2019).
  • Surpreendentemente, apesar da competitividade do grid, apenas a Ferrari conseguiu pelo menos uma pole position com seus dois pilotos: Charles Leclerc fez isso em Mônaco, Spa e Baku, enquanto Carlos Sainz fez isso na Cidade do México. Para McLaren, Red Bull e Mercedes, apenas Lando Norris, Max Verstappen e George Russell, respectivamente, marcaram uma ou mais poles.
  • O pódio duplo da Alpine em Interlagos foi o primeiro pódio com dois franceses desde Olivier Panis e Jean Alesi no GP da Espanha de 1997. 
  • Foi a única vez em toda a temporada que uma equipe que não fosse McLaren, Red Bull, Ferrari e Mercedes colocou um ou mais pilotos no pódio.
  • Também no Brasil, Esteban Ocon foi o único piloto fora das quatro principais equipes a liderar uma ou mais voltas nesta temporada. 

Os VACILÕES da MotoGP 2024! Pódio Cast FRITA os PIORES DO ANO, com comentários de HAMILTON RODRIGUES

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Confira o PÓDIO CAST sobre PIORES DO ANO na versão em áudio:

 


ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Fabien Gaillard
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior GRÁFICO: Veja comparação entre companheiros da F1 2024 em quali e corrida

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros