F1: Alpine espera decidir futuro de Alonso e Piastri até Silverstone

Nome do australiano também foi veiculado em meio a rumores sobre uma possível ida para a Williams ainda em 2022

F1: Alpine espera decidir futuro de Alonso e Piastri até Silverstone
Carregar reprodutor de áudio

A Alpine já tem Esteban Ocon garantido para os próximos anos, mas ainda não decidiu quem estará ao lado do francês na temporada 2023 da Fórmula 1. E a equipe quer esperar até a época do GP da Grã-Bretanha, marcado para julho, para decidir o futuro dos dois candidatos à vaga: Fernando Alonso e Oscar Piastri.

O contrato do bicampeão com a equipe acaba neste ano, mas parece interessado em seguir após um retorno forte à F1. Ele está especialmente impressionado com sua velocidade neste ano, apesar dos azares, que lhe custaram algumas oportunidades de pontuar.

Leia também:

Já Piastri serve como piloto reserva da Alpine após uma grande carreira nas categorias de base, com os títulos da F2 e da F3. Com a visão clara de que o australiano deve correr no próximo ano para não perder momento, a Alpine precisa tomar uma decisão sobre o melhor caminho a ser tomado para o futuro.

Caso opte por ficar com Alonso, uma opção que foi ventilada pelo CEO Laurent Rossi é emprestar Piastri para outra equipe, com a Williams surgindo como favorita. Questionado pelo Motorsport.com sobre a decisão, o chefe Otmar Szafnauer reconheceu que isso é mais provável de acontecer em julho.

"Não falamos direito sobre isso ainda porque é muito cedo. Mas lá para Silverstone estaremos falando sobre isso".

Oscar Piastri, Reserve Driver, Alpine F1 Team

Oscar Piastri, Reserve Driver, Alpine F1 Team

Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images

Em meio a especulações recentes de que a Williams poderia inclusive trocar de piloto durante a temporada, com Nicholas Latifi sofrendo para igualar o ritmo de Alex Albon, já surgiram especulações de que o australiano poderia ir para lá ainda neste ano. Mas Piastri não é o único nessa lista, com o nome de Nyck de Vries também circulando entre os rumores.

Mas Szafnauer deixou claro que não foram realizadas discussões sobre isso, por mais que tenha deixado a porta aberta para encontrar oportunidades para que Piastri adquira quilometragem.

"Não considerei isso profundamente ainda. Não sei o que está acontecendo na Williams, mas ouvi os rumores. No passado, quando a McLaren nos abordou sobre usar Piastri como reserva, dissemos sim".

"O motivo para isso é que, quanto mais tempo de pista ele tiver, melhor. Então temos isso estrategicamente na mente. Mas quanto ao que está acontecendo na Williams, não sei".

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1: Williams escala De Vries para participar do TL1 no GP da Espanha
Artigo anterior

F1: Williams escala De Vries para participar do TL1 no GP da Espanha

Próximo artigo

F1: Presidente da FIA nega que regra sobre joias seja direcionada a Hamilton, mas alerta sobre sanções

F1: Presidente da FIA nega que regra sobre joias seja direcionada a Hamilton, mas alerta sobre sanções