F1: Alpine reitera que conta com Piastri para 2023 após piloto negar que correrá pela equipe
A questão pode ser judicializada e decidida pelo Painel de Reconhecimentos Contratuais, composto por advogados independentes que devem checar os documentos


Após anunciar nesta terça-feira que Oscar Piastri será seu titular na temporada 2023 da Fórmula 1, a Alpine viu o australiano negar que correrá pela equipe, mas o time francês reiterou que confia legalmente na sua situação contratual com o jovem e que conta com ele para o próximo ano.
Nos bastidores, a escuderia azul endossou sua posição nesta quarta-feira depois de o piloto de 21 anos veementemente dizer que não correrá pela Alpine em 2023. O atual reserva é a esperança da equipe para substituir o espanhol Fernando Alonso, que vai para a Aston Martin.
"Eu soube que, sem o meu aval, a Alpine comunicou nesta terça-feira que correrei pela equipe no ano que vem. Isso é errado e eu não tenho um contrato com a Alpine para 2023. Não correrei pela equipe no ano que vem", afirmou Piastri nas redes sociais.
Entende-se que a manifestação do piloto se deve ao fato de que ele e seu empresário, o ex-F1 australiano Mark Webber, já acordaram um pré-contrato com a McLaren para 2023, em que Piastri substituiria o compatriota Daniel Ricciardo.
Além disso, sabe-se que o contrato de Piastri com a Alpine pressupõe 5000 km do australiano com F1s antigos da equipe, além da participação em treinos livres em 2022 e da garantia de um assento titular em 2023. A questão agora é a data de expiração do vínculo -- alguns especulam 31 de julho.

Oscar Piastri, Alpine
Photo by: Alpine
Portanto, o ponto chave neste momento é se tal contrato 'expirou' -- o australiano ainda não correu nenhum treino livre em 2022 e Alonso só anunciou que substituiria o futuramente aposentado Sebastian Vettel, da Alemanha, na Aston Martin nesta segunda-feira, dia 1º de agosto. A informação relativa ao espanhol é importante, uma vez que o bicampeão mundial não informara a Alpine da negociação com a rival e que o time francês soube da movimentação através da imprensa.
Por isso, é possível que a Alpine tenha falhado em duas frentes, tanto com Alonso quanto com Piastri. Nesta ponta, o staff do australiano, que era especulado como potencial piloto da Williams em 2023 mediante empréstimo, tentou viabilizar a ida para McLaren, já que apostava no 'fico' de Nando.
De todo modo, a questão entre Piastri e Alpine pode ser judicializada e decidida pelo Painel de Reconhecimentos Contratuais da F1. O órgão é composto por advogados independentes deve checar os documentos e determinar quem detém os direitos 'sobre' Piastri para 2023.
Programa do Motorsport.com repercute GP da Hungria de F1 e Alonso na Aston Martin
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
Podcast #187 – Marko está certo ao colocar Verstappen como “a maior história de sucesso da Red Bull”?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Piastri desmente Alpine e diz que não substituirá Alonso em 2023
F1 - Alpine: não há problemas em contratar Ricciardo novamente

Últimas notícias
Chefe da equipe ainda deixou claro que não esteve em contato com outros pilotos para uma possível pilotagem no futuro
TELEMETRIA AO VIVO: Rico Penteado fala tudo sobre os motores 2026 da F1
Engenheiro de motores com 20 anos de experiência na F1 explica porque não concorda com a direção tomada pela categoria com novo regulamento
F1: Verstappen acredita que problema relacionado ao peso dos carros não será resolvido facilmente
George Russell e Lance Stroll endossam discurso de que carros mais leves seriam melhores de se pilotar
Ex-diretor de provas da F1, Masi terá cargo na direção da Supercars australiana
Masi deve ser apontado como o presidente da Comissão da Supercars, que lida com o regulamento técnico e desportivo da categoria