F1: Ameaça ou grande oportunidade? O que chegada de Sainz significa para futuro de Albon
OPINIÃO: Carlos Sainz e Alex Albon têm feito suas primeiras aparições como novos compa. nheiros de equipe e, embora pareçam estar se dando bem, o desenrolar da temporada 2025 representa um risco para a reputação de ambos
![Carlos Sainz, Alex Albon](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/YW7xyX1Y/s1000/carlos-sainz-alex-albon-2.jpg)
Carlos Sainz, Alex Albon
De certa forma, a combinação da Williams para a temporada 2025 da Fórmula 1 com Alex Albon e Carlos Sainz é um presente do chefe da equipe, James Vowles, para os projetistas do esquadrão.
Atualmente, os dois pilotos apresentam uma particularidade: ambos não possuem mais o apêndice e isso representa uma economia de 9 gramas aproximadamente por carro, coisa que nenhuma outra equipe terá. É útil, já que o problema do peso do monoposto foi o que realmente atrapalhou a Williams no ano passado.
Nesta temporada, o time conta com outra situação subjetiva, mas potencialmente ainda mais gratificante: ter a formação de pilotos mais educada da F1. Dois personagens despretensiosos e amigáveis, com inteligência emocional para respaldar o talento mostrado na pista.
Um exemplo: há anos, os pilotos têm se queixado do tamanho do calendário. A única observação sábia feita sobre o debate durante todo esse tempo - de que viajar tanto é muito perturbador para criar uma família com estabilidade adequada - veio de Sainz em Austin de 2024.
E agora, o espanhol se junta ao anglo-tailandês na Williams para formar a dupla "Carbono" - de acordo com o publicado pela equipe nas redes sociais. É inevitável que alguns zombem da alcunha, há certamente uma narrativa crescente sobre como a simpatia do grupo atual, em geral, contrasta com a 'faísca' das gerações passadas - ainda vista em alguns episódios entre George Russell e Max Verstappen.
Mas, por mais que esses dois realmente se deem bem, é assim que tudo começa. O espanhol chega após uma emocionante e última temporada temporada correndo pela Ferrari. Ele canalizou a tristeza de perder o lugar na Scdueria para Lewis Hamilton em uma série de resultados brilhantes no início de 2024. Isso inclui a sensacional vitória na Austrália, quase duas semanas depois da operação de apendicite, em Jeddah.
Sainz não deu trégua para Charles Leclerc durante todo o ano. Os dois chegaram a se desentender e houve muita conversa no rádio da equipe sobre os litígios em Las Vegas - além das batalhas chamativas durante as corridas sprint na China e em Austin. Mas, considerando desempenho excelente do espanhol na Ferrari, chegou a hora de se perguntar o que eles significarão para a reputação de Albon na F1 daqui para frente.
Isso é trazido em evidência depois que o piloto anglo-tailandês suportou o ambiente 'selvagem' da Red Bull em 2019/2020. Na Williams, ele encontrou o melhor lugar possível para retomar a confiança e crescer novamente na categoria. A equipe precisava de um substituto à altura de Russell e conseguiu com Albon - que combinou boas corridas com classificações regulares.
Desde então, Alex tem sido o melhor piloto da equipe de Grove. Nicholas Latifi e Logan Sargeant nunca chegaram perto de apresentar o mesmo desempenho e Franco Colapinto teve uma participação surpresa. O argentino se saiu bem o suficiente para quase garantir uma vaga na Red Bull.
Antes dos acidentes em Interlagos e Las Vegas desanimarem Christian Horner e companhia - pelo menos para o início de 2025. Durante a estadia na Williams, Colapinto apresentou um desempenho muito melhor que o apresentado por Sargeant e isso fez muita pessoas alegarem que Albon tinha sido "descoberto".
Franco fez barulho ao desclassificar Alex em Austin e em Baku. No geral, no entanto, apenas uma vez Colapinto ofereceu um ritmo de corrida melhor que o de Albon - em torno de muitos incidentes que complicam essas comparações. Embora o anglo-tailandês tenha cometido alguns erros inesperadamente ruins em 2024, o complicado FW46 não ajudou muito os pilotos.
Na verdade, quando eles se esforçaram muito para superar a complicação de peso extra, as peças de metal que foram adicionadas - por serem mais rápidas de produzir - danificaram até mesmo as câmaras do chassi e contribuíram ainda mais para o problema de reposição.
Sainz, no entanto, está claramente um passo acima de Colapinto. Ele é agora o melhor companheiro de equipe de Albon desde o piloto fez dupla com Verstappen pela última vez em 2020. A chance do espanhol superar o companheiro de equipe existe, mas há uma narrativa de relevância nessa avaliação que não pode ser ignorada neste momento.
A esta altura, é bem provável que Alex surja como o piloto mais forte da dupla, uma vez que ele passou três anos aprendendo a lidar com a Williams e com a sensação de que "a cada ano ela [a equipe] está em constante evolução". Enquanto o espanhol está aprendendo a lidar com a quinta nova equipe que passa pela F1. Mas há outras indicações iniciais de que essa subtrama pode ser benéfica para ambas as partes. E é exatamente isso que Williams está esperando.
Em termos de estilo de direção, ambos são muito suaves na entrada de curva - evocando lembranças de Jenson Button em uma Williams. Mesmo com algumas particularidades, eles gostam de uma traseira estável. Ou seja, o fato de estarem na mesma direção de desenvolvimento do carro já é um benefício considerável para o esquadrão de Grove.
A outra indicação de essa dupla provavelmente permanecerá 'jovial' ´é o fato do 'slogan' de 2025 ser sobre "olhar para frente, para o que teremos juntos em 2026", de acordo com Vowles. Isso é, em termos do que a Williams pode ganhar com o novo conjunto de regras se fizer as coisas certas no desenvolvimento do carro.
Vowles também destaca que “o que eu adoro no Alex é que ele é um líder” e que “quando as coisas ficam difíceis, ele se esforça. Independentemente das circunstâncias”, acrescenta. “E isso faz com que a equipe recupere a força emocional. Foi ele quem nos incentivou a trazer Carlos para o time, porque ele não se preocupa com desafios e quer que tenhamos sucesso. Portanto, Alex é tudo o que eu sei que ele pode ser e quer ser.”
E, de fato, Albon reconhece que a “experiência e o conhecimento de Sainz na Ferrari vão ajudar muito” na próxima temporada. “Ele também será um bom líder de equipe”, continua Albon. “Ele fala bem e é muito articulado. Ele também vem de uma sólida formação em engenharia. Acho que ele é bom nesse sentido. Portanto, será muito importante sabermos como usar as informações dele e como aplicá-las ao nosso carro.”
No final das contas, narrativas difíceis de mudar são adquiridas rapidamente na F1 – basta perguntar ao Sargeant. E, para Albon, se Sainz o derrotar em 2025, uma outra rodada de restauração da reputação será necessária - mesmo que este ano, aparentemente, tenha pouca importância para além dos prêmios em dinheiro.
Mas, justamente por conta da qualidade de Sainz e do que ele já demonstrou em uma equipe da Classe A, Albon tem a chance de estabelecer uma marca impressionante. Se conseguir derrotar um vencedor de quatro GPs, ele ainda poderá ganhar um caminho mais concreto de volta à 'A list', além da oferta, já superada, de possivelmente voltar para a Red Bull a partir de 2026.
E se ele ajudar a Williams a finalmente concluir sua reconstrução e voltar a vencer em 2026, melhor ainda. Aconteça o que acontecer, no entanto, espere que venha com muita classe.
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.