Fórmula 1 GP da Itália

F1 - Bottas considera que Colapinto não cumpriu regras no GP da Itália

Piloto argentino cruzou a linha de chegada em 12°, enquanto competidor da Sauber terminou em 16°

Zhou Guanyu, Stake F1 Team KICK Sauber C44, Franco Colapinto, Williams FW46

Antes do GP da Itália, Valtteri Bottas já estava incomodado com Franco Colapinto, que assumiu o lugar de Logan Sargeant na Williams. Porém, a situação ficou ainda mais complicada durante a volta de aquecimento da Fórmula 1, quando o finlandês considerou que o argentino não estava seguindo as regras da FIA, Federação Internacional de Automobilismo.

Leia também:

O piloto da Sauber concluiu que Colapinto não estava seguindo o regulamento de distância máxima entre dois carros na volta de apresentação. O fato gerou discussão entre Bottas e seu engenheiro, Steven Petrik.

"A diferença entre o carro à minha frente e o anterior era grande demais para as regras", disparou Valtteri pelo rádio.

O competidor ainda disse que Colapinto estava pilotando lentamente demais. Entretanto, a FIA não concordou com a análise de Bottas e explicou que não há uma regra definida sobre a distância máxima entre dois carros.

O artigo 44.8 das regras do procedimento de largada estabelece que não é permitido fazer uma largada de teste durante a volta de formação e que o grid deve permanecer em formação "o mais próximo possível". 

Logo após a corrida, Bottas foi questionado sobre o incidente pela mídia reunida, incluindo o Motorsport.com. Em suas próprias palavras, ele explicou que a denúncia foi feita principalmente para seu próprio benefício.

Valtteri Bottas, Stake F1 Team Kick Sauber C44

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

"Eu realmente não sei por que a diferença foi tão grande. Obviamente, essa foi sua primeira corrida, tenho certeza de que ele aprenderá com isso".

"Eu relatei isso porque talvez eu pudesse ganhar uma posição com isso, se ele recebesse uma penalidade por isso. Isso é um pouco parte do jogo".

Além do acontecimento antes mesmo da largada, Bottas ficou frustrado ao seu ultrapassado por Colapinto na reta em Monza. O argentino terminou em 12°, enquanto Valtteri não brilhou com a Sauber e cruzou a linha de chegada em 16°.

É importante ressaltar que Bottas não tem contrato garantido para 2025, mas está na lista de Mattia Binotto como uma das possibilidades para ocupar a futura vaga da Audi. O finlandês disputa contra Gabriel Bortoleto, Theo Pourchair e Liam Lawson, que são amplamente relacionados ao assento.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Colapinto na F1. E DRUGO? Bortoleto/Audi, 'DECISÃO' em Monza, RBR TENSA, Norris e + | Tiago Mendonça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Gijs Leuvenink
Fórmula 1
Valtteri Bottas
Franco Colapinto
Sauber
Williams
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Pourchaire sobre falta de oportunidade: "Só estou pedindo um assento"
Próximo artigo F1: Cinco coisas que aprendemos com primeiro fim de semana de Antonelli

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros