Recomendado para você

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Bortoleto 'abre o coração' sobre idolatria, evolução e cobranças: "Quero entregar um título mundial ao Brasil"
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025

NASCAR XFINITY
NASCAR XFINITY
Phoenix II
NASCAR Xfinity: Love supera Zilisch e conquista título de 2025
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Bueno supera Camilo e Tito e vence no Velocitta e fatura primeira na NASCAR Brasil
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen visita Autódromo de Brasília e elogia traçado "muito rápido"
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Ferrari estaria de olho em Russell para o futuro, diz jornal italiano
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Velocitta II
Tito Giaffone supera experientes e conquista primeira pole na NASCAR Brasil
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
Produtor de 'F1' confirma conversas com Hamilton sobre possível sequência do filme
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
Comissão da F1 discute possibilidade de dois pit stops obrigatórios em 2026

F1: Como Sauber se tornou a sexta equipe mais rápida em pit stops?

Equipe teve muitos problemas em 2024, mas agora é a sexta mais rápida no ranking da DHL

Gabriel Bortoleto, Sauber

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Em 2024, a Sauber chamou bastante atenção por conta dos erros que cometia nos pit stops de seus pilotos -- Zhou Guanyu e Valtteri Bottas. As paradas eram lentas e as peças costumavam travar muito, o que dificultava a vida dos mecânicos ao longo das trocas na. Porém, a situação mudou e, no momento, a equipe é colocada como a sexta mais rápida no ranking da DHL da Fórmula 1. Mas o que mudou?

Leia também:

Na última temporada, os grandes vilões eram as porcas e os cubos de roda que travavam na hora de serem tirados e recolocados. A mudança aconteceu só na metade do campeonato, mas ainda levou um tempo para a equipe se entrosar com o novo equipamento.

Ao Auto Motor und Sport, Iñaki Rueda, diretor esportivo da Sauber, comentou o assunto e deu todo o mérito para a equipe:

"Agora temos um equipamento estável. Essa era a área em que tivemos problemas no início da temporada passada. Mas isso já havia melhorado ao longo do ano. Com isso, conseguimos montar um bom plano de treinos de pit stop no inverno. Os caras ralaram muito".

Gabriel Bortoleto, Sauber

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Na corrida de Miami e de Barcelona, a Sauber chegou a fazer o pit stop mais rápido das etapas e, segundo Rueda, isso foi apenas uma consequência do trabalho árduo:

"O tempo do pit stop está ficando cada vez menor. Mas os pit stops super-rápidos nem são nosso objetivo. O foco é ser constante e evitar paradas lentas. Quando se consegue isso, os pit stops rápidos vêm naturalmente".

Wheatley trouxe mais evolução

Por muitos anos, Jonathan Wheatley foi responsável pelos mecânicos e seus trabalhos na Red Bull, ajudando a equipe a ser a mais rápida nas paradas, quebrando recordes, inclusive. Agora, ele é chefe da Sauber e trouxe informações importantes.

No momento, Wheatley não se envolve diretamente com a equipe responsável pelas paradas, mas isso não significa que sua bagagem não tenha sido usada para melhorar a situação do time de Hinwil.

"O caminho dos pit stops já estava indo na direção certa antes de Jonathan chegar", começou Rueda. "Mas é claro que o conhecimento dele ajuda a melhorar ainda mais os processos. Só que isso não é algo que se implemente de uma hora para outra. Jonathan também sabe que algo que funciona no time A não necessariamente funciona no time B. Temos que ver como adaptar e usar essa experiência aqui".

NOVOS REPÓRTERES, só 15 GPs na Globo, NARRAÇÃO e +: ANÁLISE da F1 fora da Band. E MAX? Projeto Motor

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com #343:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: O que cautela da McLaren com atualizações diz sobre posição da equipe?
Próximo artigo F1: Cadillac organiza teste prático após as férias com carro da Ferrari de 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros