Recomendado para você

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?

Fórmula 1
Fórmula 1
OPINIÃO F1: Red Bull tomou a decisão certa ao substituir Tsunoda pelo Hadjar?
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1: Chefe da McLaren comenta possibilidade de ordem de equipe em Abu Dhabi
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Vaga amaldiçoada? Relembre companheiros de Verstappen na Red Bull e veja comparativo entre performances
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do Catar
F1 - Aston Martin ousa e anuncia dois novatos para o TL1 em Abu Dhabi: Cian Shields e Jak Crawford
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026

Indy
Indy
Indy: Sting Ray Robb renova com Juncos Racing para temporada 2026
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
GUIA: Fórmula E abre temporada 2025-26 em São Paulo com dois brasileiros no ano de despedida do Gen3
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
NASCAR Brasil: Confira horários e como assistir à etapa final da temporada 2025, em Interlagos
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Japão 1989, Abu Dhabi 2021 e mais: Decisões mais polêmicas da história da F1
Últimas notícias

F1: Domenicali descarta redução de finais de semana de GPs para dois dias

Formato foi testado no ano passado no GP em Ímola pensando na expansão do calendário da F1 nos próximos anos

Stefano Domenicali, Chairman, Formula 1

Após um teste no GP da Emilia Romagna no ano passado, a Fórmula 1 descartou a ideia de adotar finais de semana com apenas dois dias de duração no futuro. A proposta em Ímola foi de avaliar se o novo modelo era possível em um momento de expansão do calendário, para reduzir o fardo nas equipes.

Nesse novo modelo, as sextas passariam a ter a função da quinta, de reuniões internas e compromissos com a imprensa, enquanto treinos, classificação e corridas ficaram restritos aos sábados e domingos.

Leia também:

Apesar de ter sido muito criticado inicialmente por pilotos e equipes, o formato testado em Ímola foi considerado um sucesso e levantou as discussões sobre a possibilidade de uma adoção permanente.

Mas o novo CEO da F1, Stefano Domenicali, descartou a ideia completamente, citando o fato de que os promotores preferem um evento de três dias porque permite maximizar vendas de ingresso e renda.

Falando em entrevista ao site oficial da F1 sobre a possibilidade de finais de semana de dois dias, Domenicali deixou claro que o formato não será adotado.

"Todos os organizadores querem ter uma experiência completa para o pessoal nas arquibancadas, então precisamos respeitar isso".

No ano passado, o GP de Eifel, em Nurburgring, acabou virando também um evento de dois dias, com os treinos de sexta sendo cancelados por conta do clima ruim. Olhando para como o final de semana aconteceu, Lewis Hamilton reconheceu que haviam benefícios em finais de semana reduzidos.

"São 22 dias a menos com 20 carros correndo pela pista e poluindo o ar, o planeta, então é um ponto positivo".

"E isso torna tudo mais desafiador para nós. Normalmente temos duas sessões na sexta, você tem tempo de testar vários ajustes. Se você começa atrás, tem tempo de se recuperar. Quando você começa no sábado, não há tempo. É apenas uma sessão para acertar tudo antes da classificação".

Na mesma entrevista, onde Domenicali respondia sim ou não para várias questões, ele disse sim à possibilidade de uma nova corrida na África nos próximos cinco anos, e para uma segunda corrida nos Estados Unidos em três.

'TRETAS', IMPROVISO e 'CAUSOS' de GALVÃO BUENO: Ex-diretor faz revelações do narrador de F1 da Globo

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Empatia zero. Quais são os pilotos mais 'malas' da F1?

 

Artigo anterior F1: Villeneuve revela que investiu “muito dinheiro” na BAR e admite que mudança foi um erro
Próximo artigo F1: Verstappen chega a Ímola como favorito e em busca de quebrar "maldição"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros