Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Relato de classificação

F1: Em classificatório marcado por batidas, Piastri é pole da Emilia Romagna; Bortoleto larga em 14º

Max Verstappen, da Red Bull, completa a primeira fila da corrida em Ímola

Oscar Piastri, McLaren

Em uma sessão com duas batidas fortes que causaram bandeiras vermelhas, Oscar Piastri, da McLaren conquistou a pole position para o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, com tempo de 1min14s670. Max Verstappen, da Red Bull, completa a primeira fila, com George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, também da McLaren, fazem a segunda fila da corrida. Gabriel Bortoleto, brasileiro da Sauber, largará em 14º.

Leia também:

Q1

A primeira parte do treino classificatório começou com Bortoleto já superando o companheiro de equipe Nico Hulkenberg nos tempos, marcando 1min16s698, mas com Alex Albon tomando a volta mais rápida em seguida, com 1min16s164.

Com 12 minutos de sessão, Yuki Tsunoda, da Red Bull, 'quicou' na zebra, rodou, passou pela brita e bateu forte no muro, chegando a capotar o carro na barreira protetiva da curva Villeneuve. Apesar da força da batida, o japonês saiu andando e bem. Pelo incidente, foi instaurado regime de bandeira vermelha.

 

Depois de mais de dez minutos de pausa, a sessão retornou com uma investigação pela entrada antecipada de Franco Colapinto na pista, antes da autorização dos comissários.

Minutos depois, a Williams demonstrou sua força em 2025 e Sainz conseguiu marcar o melhor tempo da sessão, mas, depois de ficar de fora da pista na parte inicial do Q1, Max Verstappen conseguiu o melhor tempo, com 1min15s175.

Faltando quatro minutos para o fim, depois de uma ida aos boxes, os pilotos iam retornando para pista para uma última tentativa de passar para o Q2. Mas, antes de chegar a pista, George Russell reclamou de um unsafe release da Sauber com Hulkenberg, com os comissários decidindo que não iriam investigar o caso.

Bortoleto marcou tempo de 1min16s340,  o que não era suficiente para passar para o Q2 de Ímola. No entanto, no fim do Q1, Franco Colapinto passou pela zebra, rodou e bateu de frente com a barreira protetiva na curva Tamburello, causando mais uma bandeira vermelha. O argentino saiu andando do acidente e estava bem.

 

No entanto, com a interrupção, a volta de Oliver Bearman foi investigada pelos comissários para decidir se ele teria ou não registrado tempo antes da bandeira vermelha, o que gerou atrasos no Q2. Depois de alguns minutos, a decisão foi de deletar a tentativa do britânico da Haas, com Bortoleto passando para a segunda fase do classificatório.

Eliminados do Q1 foram Yuki Tsunoda (Red Bull), Oliver Bearman (Haas), Esteban Ocon (Haas), Nico Hulkenberg (Sauber) e Liam Lawson (Racing Bulls).

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Chassi Motor Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 Red Bull Red Bull 5

1'15.175

  S 235.083
2 Australia O. Piastri McLaren 81 McLaren Mercedes 6

+0.325

1'15.500

0.325 S 234.071
3 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 Aston Martin Mercedes 7

+0.520

1'15.695

0.195 S 233.468
4 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 Aston Martin Mercedes 9

+0.642

1'15.817

0.122 M 233.092
5 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 Mercedes Mercedes 5

+0.677

1'15.852

0.035 S 232.985
6 United Kingdom L. Norris McLaren 4 McLaren Mercedes 7

+0.719

1'15.894

0.042 S 232.856
7 France P. Gasly Alpine 10 Alpine Renault 5

+0.762

1'15.937

0.043 S 232.724
8 Italy A. Antonelli Mercedes 12 Mercedes Mercedes 7

+0.768

1'15.943

0.006 S 232.706
9 Spain C. Sainz Jr. Williams 55 Williams Mercedes 9

+0.812

1'15.987

0.044 S 232.571
10 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 Ferrari Ferrari 8

+0.933

1'16.108

0.121 S 232.201
11 Thailand A. Albon Williams 23 Williams Mercedes 8

+0.948

1'16.123

0.015 S 232.155
12 United Kingdom L. Hamilton Ferrari 44 Ferrari Ferrari 8

+0.988

1'16.163

0.040 S 232.033
13 France I. Hadjar RB 6 RB Honda 6

+1.078

1'16.253

0.090 S 231.760
14 Argentina F. Colapinto Alpine 43 Alpine Renault 5

+1.081

1'16.256

0.003 S 231.750
15 Brazil G. Bortoleto Sauber 5 Sauber Ferrari 9

+1.165

1'16.340

0.084 S 231.495
16 New Zealand L. Lawson RB 30 RB Honda 6

+1.204

1'16.379

0.039 S 231.377
17 Germany N. Hulkenberg Sauber 27 Sauber Ferrari 9

+1.343

1'16.518

0.139 S 230.957
18 France E. Ocon Haas F1 Team 31 Haas Ferrari 9

+1.438

1'16.613

0.095 S 230.671
19 United Kingdom O. Bearman Haas F1 Team 87 Haas Ferrari 8

+1.743

1'16.918

0.305 S 229.756
20 Japan Y. Tsunoda Red Bull Racing 22 Red Bull Red Bull 2

 

     

Q2

Depois de uma longa pausa, os pilotos foram para a pista, com o brasileiro da Sauber sendo o primeiro a registra volta rápida, com 1min16s683. Porém, logo em seguida, Verstappen conseguiu tomar a liderança do Q2, com 1min15s400.

Faltando 10 minutos para o fim do Q2, foi a vez de Norris ser o mais rápido da sessão, mas o companheiro de equipe, Oscar Piastri, tomou a liderança por 1min15s241, apenas 20 milésimos a frente do britânico.

Com quatro minutos restantes para o fim da sessão, os pilotos voltaram para a pista em suas últimas tentativas de passar para o Q3. Bortoleto, mesmo com um bom tempo, foi eliminado no Q2, conquistando a 13ª colocação para a corrida de domingo.

No final da sessão, Sainz conseguiu um bom tempo e terminou em primeiro no Q2, com 1min15s198. Em seguida, as duas Aston Martins melhoraram o tempo bem e eliminaram a dupla da Ferrari, Leclerc e Hamilton.

Eliminados do Q2 foram Franco Colapinto (Alpine), Gabriel Bortoleto (Sauber), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Lewis Hamilton e Charles Leclerc (Ferrari).

   
1
 - 
4
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Chassi Motor Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 Spain C. Sainz Jr. Williams 55 Williams Mercedes 6

1'15.198

  S 235.011
2 Australia O. Piastri McLaren 81 McLaren Mercedes 6

+0.016

1'15.214

0.016 S 234.961
3 United Kingdom L. Norris McLaren 4 McLaren Mercedes 6

+0.063

1'15.261

0.047 S 234.814
4 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 Mercedes Mercedes 6

+0.136

1'15.334

0.073 S 234.587
5 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 Red Bull Red Bull 6

+0.196

1'15.394

0.060 S 234.400
6 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 Aston Martin Mercedes 6

+0.244

1'15.442

0.048 M 234.251
7 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 Aston Martin Mercedes 6

+0.299

1'15.497

0.055 M 234.080
8 France P. Gasly Alpine 10 Alpine Renault 6

+0.307

1'15.505

0.008 S 234.056
9 France I. Hadjar RB 6 RB Honda 6

+0.312

1'15.510

0.005 S 234.040
10 Thailand A. Albon Williams 23 Williams Mercedes 6

+0.323

1'15.521

0.011 S 234.006
11 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 Ferrari Ferrari 6

+0.406

1'15.604

0.083 S 233.749
12 United Kingdom L. Hamilton Ferrari 44 Ferrari Ferrari 6

+0.567

1'15.765

0.161 S 233.252
13 Italy A. Antonelli Mercedes 12 Mercedes Mercedes 6

+0.574

1'15.772

0.007 S 233.231
14 Brazil G. Bortoleto Sauber 5 Sauber Ferrari 6

+1.062

1'16.260

0.488 S 231.738
15 Argentina F. Colapinto Alpine 43 Alpine Renault 0

 

  S  

Q3

Já no Q3, a dupla da McLaren conseguiu marcar dois bons tempos e ficar na ponta, com Piastri superando o companheiro de equipe. No entanto, Verstappen mostrou uma boa performance e conquistou 1min14s772, tomando a liderança.

Na tentativa final para definir o grid de domingo, Verstappen esperou um pouco no pitlane para tentar volta rápida. Faltando menos de 1 minuto e meio, Piastri foi o primeiro a abrir tempo nessa segunda metade do Q3, marcando tempo de 1min14s670, ficando em primeiro.

O holandês da Red Bull até teve um setor roxo, mas não conseguiu superar Piastri, ficando apenas 0s034 atrás do australiano. George Russell conseguiu um bom tempo e ficou com a terceira posição, com Norris logo atrás.

   
1
 - 
3
   
   
1
 - 
2
   
Cla Piloto # Chassi Motor Tempo Pneus km/h
1 Australia O. Piastri McLaren 81 McLaren Mercedes

1'14.670

  236.673
2 Netherlands M. Verstappen Red Bull Racing 1 Red Bull Red Bull

+0.034

1'14.704

  236.565
3 United Kingdom G. Russell Mercedes 63 Mercedes Mercedes

+0.137

1'14.807

  236.239
4 United Kingdom L. Norris McLaren 4 McLaren Mercedes

+0.292

1'14.962

  235.751
5 Spain F. Alonso Aston Martin Racing 14 Aston Martin Mercedes

+0.761

1'15.431

  234.285
6 Spain C. Sainz Jr. Williams 55 Williams Mercedes

+0.762

1'15.432

  234.282
7 Thailand A. Albon Williams 23 Williams Mercedes

+0.803

1'15.473

  234.155
8 Canada L. Stroll Aston Martin Racing 18 Aston Martin Mercedes

+0.911

1'15.581

  233.820
9 France I. Hadjar RB 6 RB Honda

+1.076

1'15.746

  233.311
10 France P. Gasly Alpine 10 Alpine Renault

+1.117

1'15.787

  233.185
11 Monaco C. Leclerc Ferrari 16 Ferrari Ferrari

+0.934

1'15.604

  233.749
12 United Kingdom L. Hamilton Ferrari 44 Ferrari Ferrari

+1.095

1'15.765

  233.252
13 Italy A. Antonelli Mercedes 12 Mercedes Mercedes

+1.102

1'15.772

  233.231
14 Brazil G. Bortoleto Sauber 5 Sauber Ferrari

+1.590

1'16.260

  231.738
15 New Zealand L. Lawson RB 30 RB Honda

+1.709

1'16.379

  231.377
16 Argentina F. Colapinto Alpine 43 Alpine Renault

 

   
17 Germany N. Hulkenberg Sauber 27 Sauber Ferrari

+1.848

1'16.518

  230.957
18 France E. Ocon Haas F1 Team 31 Haas Ferrari

+1.943

1'16.613

  230.671
19 United Kingdom O. Bearman Haas F1 Team 87 Haas Ferrari

+2.248

1'16.918

  229.756
20 Japan Y. Tsunoda Red Bull Racing 22 Red Bull Red Bull

 

   

AO VIVO: Tudo do QUALI em ÍMOLA, com BATIDAS FEIAS de TSUNODA e COLAPINTO! Rubinho fala de F1/NASCAR

Watch: F1 AO VIVO: O GRID DE LARGADA para o GP da EMILIA ROMAGNA | Q4

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

  • Spotify
  • Deezer 
  • Amazon Music
  • Apple Podcasts

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Piastri é pole no GP da Emilia Romagna; Verstappen e Russell completam top 3
Próximo artigo F1: Bortoleto avalia desempenho no classificatório de Ímola: "Bom resultado"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros