F1: Em classificatório marcado por batidas, Piastri é pole da Emilia Romagna; Bortoleto larga em 14º
Max Verstappen, da Red Bull, completa a primeira fila da corrida em Ímola
 
    Em uma sessão com duas batidas fortes que causaram bandeiras vermelhas, Oscar Piastri, da McLaren conquistou a pole position para o GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, com tempo de 1min14s670. Max Verstappen, da Red Bull, completa a primeira fila, com George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, também da McLaren, fazem a segunda fila da corrida. Gabriel Bortoleto, brasileiro da Sauber, largará em 14º.
Q1
A primeira parte do treino classificatório começou com Bortoleto já superando o companheiro de equipe Nico Hulkenberg nos tempos, marcando 1min16s698, mas com Alex Albon tomando a volta mais rápida em seguida, com 1min16s164.
Com 12 minutos de sessão, Yuki Tsunoda, da Red Bull, 'quicou' na zebra, rodou, passou pela brita e bateu forte no muro, chegando a capotar o carro na barreira protetiva da curva Villeneuve. Apesar da força da batida, o japonês saiu andando e bem. Pelo incidente, foi instaurado regime de bandeira vermelha.
Depois de mais de dez minutos de pausa, a sessão retornou com uma investigação pela entrada antecipada de Franco Colapinto na pista, antes da autorização dos comissários.
Minutos depois, a Williams demonstrou sua força em 2025 e Sainz conseguiu marcar o melhor tempo da sessão, mas, depois de ficar de fora da pista na parte inicial do Q1, Max Verstappen conseguiu o melhor tempo, com 1min15s175.
Faltando quatro minutos para o fim, depois de uma ida aos boxes, os pilotos iam retornando para pista para uma última tentativa de passar para o Q2. Mas, antes de chegar a pista, George Russell reclamou de um unsafe release da Sauber com Hulkenberg, com os comissários decidindo que não iriam investigar o caso.
Bortoleto marcou tempo de 1min16s340, o que não era suficiente para passar para o Q2 de Ímola. No entanto, no fim do Q1, Franco Colapinto passou pela zebra, rodou e bateu de frente com a barreira protetiva na curva Tamburello, causando mais uma bandeira vermelha. O argentino saiu andando do acidente e estava bem.
No entanto, com a interrupção, a volta de Oliver Bearman foi investigada pelos comissários para decidir se ele teria ou não registrado tempo antes da bandeira vermelha, o que gerou atrasos no Q2. Depois de alguns minutos, a decisão foi de deletar a tentativa do britânico da Haas, com Bortoleto passando para a segunda fase do classificatório.
Eliminados do Q1 foram Yuki Tsunoda (Red Bull), Oliver Bearman (Haas), Esteban Ocon (Haas), Nico Hulkenberg (Sauber) e Liam Lawson (Racing Bulls).
| 1- 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |  | 1 |   | Red Bull | Red Bull | 5 | 1'15.175 | S | 235.083 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |  | 81 |   | McLaren | Mercedes | 6 | +0.325 1'15.500 | 0.325 | S | 234.071 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |  | 14 |   | Aston Martin | Mercedes | 7 | +0.520 1'15.695 | 0.195 | S | 233.468 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |  | 18 |   | Aston Martin | Mercedes | 9 | +0.642 1'15.817 | 0.122 | M | 233.092 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |  | 63 |   | Mercedes | Mercedes | 5 | +0.677 1'15.852 | 0.035 | S | 232.985 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |  | 4 |   | McLaren | Mercedes | 7 | +0.719 1'15.894 | 0.042 | S | 232.856 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |  | 10 |   | Alpine | Renault | 5 | +0.762 1'15.937 | 0.043 | S | 232.724 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |  | 12 |   | Mercedes | Mercedes | 7 | +0.768 1'15.943 | 0.006 | S | 232.706 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |  | 55 |   | Williams | Mercedes | 9 | +0.812 1'15.987 | 0.044 | S | 232.571 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |  | 16 |   | Ferrari | Ferrari | 8 | +0.933 1'16.108 | 0.121 | S | 232.201 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 |  | 23 |   | Williams | Mercedes | 8 | +0.948 1'16.123 | 0.015 | S | 232.155 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |  | 44 |   | Ferrari | Ferrari | 8 | +0.988 1'16.163 | 0.040 | S | 232.033 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |  | 6 |   | RB | Honda | 6 | +1.078 1'16.253 | 0.090 | S | 231.760 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |  | 43 |   | Alpine | Renault | 5 | +1.081 1'16.256 | 0.003 | S | 231.750 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 |  | 5 |   | Sauber | Ferrari | 9 | +1.165 1'16.340 | 0.084 | S | 231.495 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 |  | 30 |   | RB | Honda | 6 | +1.204 1'16.379 | 0.039 | S | 231.377 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 |  | 27 |   | Sauber | Ferrari | 9 | +1.343 1'16.518 | 0.139 | S | 230.957 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 |  | 31 |   | Haas | Ferrari | 9 | +1.438 1'16.613 | 0.095 | S | 230.671 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 |  | 87 |   | Haas | Ferrari | 8 | +1.743 1'16.918 | 0.305 | S | 229.756 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 |  | 22 |   | Red Bull | Red Bull | 2 | 
 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Q2
Depois de uma longa pausa, os pilotos foram para a pista, com o brasileiro da Sauber sendo o primeiro a registra volta rápida, com 1min16s683. Porém, logo em seguida, Verstappen conseguiu tomar a liderança do Q2, com 1min15s400.
Faltando 10 minutos para o fim do Q2, foi a vez de Norris ser o mais rápido da sessão, mas o companheiro de equipe, Oscar Piastri, tomou a liderança por 1min15s241, apenas 20 milésimos a frente do britânico.
Com quatro minutos restantes para o fim da sessão, os pilotos voltaram para a pista em suas últimas tentativas de passar para o Q3. Bortoleto, mesmo com um bom tempo, foi eliminado no Q2, conquistando a 13ª colocação para a corrida de domingo.
No final da sessão, Sainz conseguiu um bom tempo e terminou em primeiro no Q2, com 1min15s198. Em seguida, as duas Aston Martins melhoraram o tempo bem e eliminaram a dupla da Ferrari, Leclerc e Hamilton.
Eliminados do Q2 foram Franco Colapinto (Alpine), Gabriel Bortoleto (Sauber), Andrea Kimi Antonelli (Mercedes), Lewis Hamilton e Charles Leclerc (Ferrari).
| 1- 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |  | 55 |   | Williams | Mercedes | 6 | 1'15.198 | S | 235.011 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |  | 81 |   | McLaren | Mercedes | 6 | +0.016 1'15.214 | 0.016 | S | 234.961 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |  | 4 |   | McLaren | Mercedes | 6 | +0.063 1'15.261 | 0.047 | S | 234.814 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |  | 63 |   | Mercedes | Mercedes | 6 | +0.136 1'15.334 | 0.073 | S | 234.587 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |  | 1 |   | Red Bull | Red Bull | 6 | +0.196 1'15.394 | 0.060 | S | 234.400 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |  | 14 |   | Aston Martin | Mercedes | 6 | +0.244 1'15.442 | 0.048 | M | 234.251 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |  | 18 |   | Aston Martin | Mercedes | 6 | +0.299 1'15.497 | 0.055 | M | 234.080 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |  | 10 |   | Alpine | Renault | 6 | +0.307 1'15.505 | 0.008 | S | 234.056 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |  | 6 |   | RB | Honda | 6 | +0.312 1'15.510 | 0.005 | S | 234.040 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |  | 23 |   | Williams | Mercedes | 6 | +0.323 1'15.521 | 0.011 | S | 234.006 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 |  | 16 |   | Ferrari | Ferrari | 6 | +0.406 1'15.604 | 0.083 | S | 233.749 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |  | 44 |   | Ferrari | Ferrari | 6 | +0.567 1'15.765 | 0.161 | S | 233.252 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |  | 12 |   | Mercedes | Mercedes | 6 | +0.574 1'15.772 | 0.007 | S | 233.231 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |  | 5 |   | Sauber | Ferrari | 6 | +1.062 1'16.260 | 0.488 | S | 231.738 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 |  | 43 |   | Alpine | Renault | 0 | 
 | S | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Q3
Já no Q3, a dupla da McLaren conseguiu marcar dois bons tempos e ficar na ponta, com Piastri superando o companheiro de equipe. No entanto, Verstappen mostrou uma boa performance e conquistou 1min14s772, tomando a liderança.
Na tentativa final para definir o grid de domingo, Verstappen esperou um pouco no pitlane para tentar volta rápida. Faltando menos de 1 minuto e meio, Piastri foi o primeiro a abrir tempo nessa segunda metade do Q3, marcando tempo de 1min14s670, ficando em primeiro.
O holandês da Red Bull até teve um setor roxo, mas não conseguiu superar Piastri, ficando apenas 0s034 atrás do australiano. George Russell conseguiu um bom tempo e ficou com a terceira posição, com Norris logo atrás.
| 1- 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Tempo | Pneus | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |  | 81 |   | McLaren | Mercedes | 1'14.670 | 236.673 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |  | 1 |   | Red Bull | Red Bull | +0.034 1'14.704 | 236.565 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |  | 63 |   | Mercedes | Mercedes | +0.137 1'14.807 | 236.239 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |  | 4 |   | McLaren | Mercedes | +0.292 1'14.962 | 235.751 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |  | 14 |   | Aston Martin | Mercedes | +0.761 1'15.431 | 234.285 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |  | 55 |   | Williams | Mercedes | +0.762 1'15.432 | 234.282 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |  | 23 |   | Williams | Mercedes | +0.803 1'15.473 | 234.155 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |  | 18 |   | Aston Martin | Mercedes | +0.911 1'15.581 | 233.820 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |  | 6 |   | RB | Honda | +1.076 1'15.746 | 233.311 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |  | 10 |   | Alpine | Renault | +1.117 1'15.787 | 233.185 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 |  | 16 |   | Ferrari | Ferrari | +0.934 1'15.604 | 233.749 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |  | 44 |   | Ferrari | Ferrari | +1.095 1'15.765 | 233.252 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |  | 12 |   | Mercedes | Mercedes | +1.102 1'15.772 | 233.231 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |  | 5 |   | Sauber | Ferrari | +1.590 1'16.260 | 231.738 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 |  | 30 |   | RB | Honda | +1.709 1'16.379 | 231.377 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 |  | 43 |   | Alpine | Renault | 
 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 |  | 27 |   | Sauber | Ferrari | +1.848 1'16.518 | 230.957 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 |  | 31 |   | Haas | Ferrari | +1.943 1'16.613 | 230.671 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 |  | 87 |   | Haas | Ferrari | +2.248 1'16.918 | 229.756 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 |  | 22 |   | Red Bull | Red Bull | 
 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
AO VIVO: Tudo do QUALI em ÍMOLA, com BATIDAS FEIAS de TSUNODA e COLAPINTO! Rubinho fala de F1/NASCAR
Watch: F1 AO VIVO: O GRID DE LARGADA para o GP da EMILIA ROMAGNA | Q4
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Ouça à versão em áudio do Podcast Motorsport.com com Felipe Giaffone:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
- Spotify
- Deezer
- Amazon Music
- Apple Podcasts
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
  
 
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            