F1: Entenda 'truque' da Red Bull contra McLaren que resultou em multa em Austin
Equipe austríaca foi multada em 50 mil euros após a corrida de domingo do GP dos EUA

Após o GP dos Estados Unidos, a Red Bull foi multada em 50 mil euros (cerca de R$ 317 mil), dos quais 25 mil euros foram suspensos pelo restante da temporada de Fórmula 1, quando um membro da equipe tentou retornar ao grid contra as instruções dos fiscais após o início da volta de formação.
Foi confirmado ao Motorsport.com por várias fontes que o objetivo da invasão foi remover uma faixa vertical de fita adesiva presa ao muro dos boxes para ajudar Lando Norris a posicionar seu carro na frente de sua 'caixa' no grid. Essa parte do incidente passou despercebida pelas câmeras da F1TV, mas acredita-se que tenha sido capturada pelas câmeras de segurança ao lado da pista.
O marcador, aproximadamente na altura da cabeça do piloto se a posição no grid estiver próxima a uma parede, geralmente é colocado enquanto Norris está no carro no grid, e sua função é fornecer uma referência visual quando ele estaciona na caixa após a volta de formação – para evitar um erro de posicionamento como o que cometeu no GP do Bahrein deste ano. O piloto tem uma visão tão restrita da superfície da pista a partir do cockpit que é difícil ver as marcações no próprio grid.
A faixa de fita pode ser vista ao fundo da imagem abaixo, no 'S' do anúncio da MSC Cruises à esquerda do portão.

Lando Norris, McLaren
Foto de: Ronald Vording
Não há nada no regulamento que impeça as equipes de colocarem marcadores dessa forma – igualmente, não há nada que impeça outros competidores de removê-los, por isso esse aspecto do comportamento do membro da equipe Red Bull não fez parte da documentação oficial. A infração foi "Falha em seguir as instruções dos fiscais competentes", neste caso os comissários que tentavam fechar o portão que dá acesso ao grid.
O acesso de pessoal entre a pista dos boxes e o grid é possível por meio de vários portões, basicamente seções móveis do muro dos boxes. Estes precisam ser recolocados e fixados após o grid ser liberado após a volta de formação, caso contrário a corrida não pode começar.
Apurou-se que, conforme descrito no documento dos comissários, o membro da Red Bull tentou reentrar no grid pelo Portão 1, que no COTA fica ao lado da segunda posição do grid, que seria ocupada por Norris. Em seguida, ele não atendeu às tentativas dos fiscais de impedi-lo.
A habitual entrevista pós-corrida do chefe de equipe Laurent Mekies foi atrasada em 75 minutos e acredita-se que isso seja consequência de sua presença na audiência. Falando nesta coletiva – antes do veredito ser divulgado – Mekies disse: "Respeitamos plenamente os comissários".
"Mas só para contar o que eu sei, acho que fomos convocados porque se entendeu que em algum momento durante os procedimentos do grid um dos nossos não seguiu as instruções oficiais, algumas instruções dos fiscais. E conversamos com nosso pessoal. Eles estão muito seguros de que seguiram as instruções dos fiscais o tempo todo".
"Então acho que provavelmente foi um mal-entendido. Novamente, assistimos ao vídeo com a FIA. E com certeza é algo que podemos melhorar no futuro".
"Mas certamente do nosso lado não sentimos que ignoramos qualquer instrução. Não recebemos nenhuma instrução específica. Então acho que é uma coisa muito pequena, mas que, mesmo assim, vamos corrigir no futuro".
Jogadas como essa são um elemento bem estabelecido da competição na F1, e também apurou-se que esta não é a primeira vez que a Red Bull tenta interferir nos marcadores posicionais da McLaren. Mas reentrar no grid depois que ele foi liberado é uma violação óbvia dos protocolos de segurança.
"Um membro da equipe reentrou na área do Portão 1, próximo à segunda posição do grid, após o início da volta de formação e no momento em que os comissários dos boxes começaram a fechar o portão", disse o comunicado dos comissários. "Segundo o relato dos comissários dos boxes, o membro da equipe não pareceu reagir às tentativas de impedi-lo de entrar na área do portão".
"O representante da equipe afirmou durante a audiência que o membro da equipe informou que não estava ciente dos esforços dos fiscais para detê-lo. No entanto, os comissários determinam que qualquer pessoa afiliada a uma equipe ou outros envolvidos deve estar ciente de que entrar na pista ou dificultar as medidas de segurança para preparar a pista para a corrida após o grid ter sido liberado é absolutamente proibido".
"Assim, independentemente de a pessoa ter ou não compreendido as instruções dos oficiais competentes, impedir ou atrasar o processo de fechamento dos portões antes do início da corrida deve ser considerado um ato inseguro e, portanto, uma penalidade significativa para a equipe é justificada. Para evitar qualquer reincidência, parte da penalidade financeira foi suspensa", concluiu o documento.
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