Recomendado para você

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Barrichello fala sobre chegada da Audi a F1, conexão com Senna e conselhos a Bortoleto
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Audi do Brasil anuncia Rubens Barrichello como novo embaixador
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'

MotoGP
MotoGP
MotoGP tira nomenclatura de "satélite" de equipes clientes em novo passo 'estilo F1'
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Sainz dá detalhes sobre motor Mercedes para 2026
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Equipe de Herta na F2 deve ser anunciada no GP dos EUA; saiba qual
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Confira o que acontece com os prêmios da pole position da F1
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Red Bull negou oferta bilionária para vender equipe 'irmã'; saiba detalhes
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - 'Meu compromisso com os tifosi é pessoal', diz presidente da Ferrari

F1: Equipes relatam retorno do porpoising no primeiro dia em Barcelona

Mas, para o chefe da McLaren, retorno pode ser algo específico da pista espanhola

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, George Russell, Mercedes F1 W14

As equipes da Fórmula 1 parecem estar brigando novamente contra o fenômeno do porpoising, com vários pilotos reclamando das quicadas durante o primeiro dia de atividades para o GP da Espanha em Barcelona.

O porpoising, que já existiu na F1 nos anos 1980, retornou às manchetes da categoria no começo do ano passado com o retorno dos carros com efeito solo.

Leia também:

O fenômeno ocorre quando, um carro anda cada vez mais rápido, e o ar que passa por cima o empurra em direção à pista. Mas quando o assoalho toca a superfície, a área estola, cortando o downforce. Com isso acontecendo repetidamente, isso faz com que o carro quique violentamente.

Em resposta, a FIA começou a monitorar o nível de movimento dos carros para 2023, impondo um aumento de 15mm na borda do assoalho para eliminar de vez o porpoising, já que as oscilações extremas impõem um risco à saúde dos pilotos.

Mas durante o TL1, Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes), além de Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull) relataram pelo rádio o retorno do porpoising. Os quatro destacaram que isso ocorreu na entrada da última curva, onde a média de velocidade aumentou drasticamente com a remoção da chicane.

Andrea Stella, chefe da McLaren, acredita que o retorno do porpoising seja algo específico da pista, já que está afetando várias equipes. Ele acredita que Mercedes e Red Bull podem ter que abrir mão de performance para reduzir o fenômeno.

"Se estivéssemos sozinhos nessa, diria que é porpoising. Sabemos que isso pode acontecer em alguns lugares".

Lando Norris, McLaren MCL60

Lando Norris, McLaren MCL60

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

"Mas como vemos isso na Red Bull, pode ser um negócio específico da pista. Porque sabemos que a Red Bull soube lidar melhor com isso. Sabemos que Mercedes e Red Bull podem ter que lidar com isso, pode ser uma limitação de performance para resolver, tendo que fazer ajustes que custam o rendimento em outras partes".

Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior SEXTA-LIVRE: Verstappen absoluto nos treinos na Espanha; veja debate
Próximo artigo F1: Verstappen lidera o segundo treino livre para o GP da Espanha à frente de Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros