F1: Equipes relatam retorno do porpoising no primeiro dia em Barcelona
Mas, para o chefe da McLaren, retorno pode ser algo específico da pista espanhola
As equipes da Fórmula 1 parecem estar brigando novamente contra o fenômeno do porpoising, com vários pilotos reclamando das quicadas durante o primeiro dia de atividades para o GP da Espanha em Barcelona.
O porpoising, que já existiu na F1 nos anos 1980, retornou às manchetes da categoria no começo do ano passado com o retorno dos carros com efeito solo.
O fenômeno ocorre quando, um carro anda cada vez mais rápido, e o ar que passa por cima o empurra em direção à pista. Mas quando o assoalho toca a superfície, a área estola, cortando o downforce. Com isso acontecendo repetidamente, isso faz com que o carro quique violentamente.
Em resposta, a FIA começou a monitorar o nível de movimento dos carros para 2023, impondo um aumento de 15mm na borda do assoalho para eliminar de vez o porpoising, já que as oscilações extremas impõem um risco à saúde dos pilotos.
Mas durante o TL1, Lando Norris (McLaren), George Russell (Mercedes), além de Max Verstappen e Sergio Pérez (Red Bull) relataram pelo rádio o retorno do porpoising. Os quatro destacaram que isso ocorreu na entrada da última curva, onde a média de velocidade aumentou drasticamente com a remoção da chicane.
Andrea Stella, chefe da McLaren, acredita que o retorno do porpoising seja algo específico da pista, já que está afetando várias equipes. Ele acredita que Mercedes e Red Bull podem ter que abrir mão de performance para reduzir o fenômeno.
"Se estivéssemos sozinhos nessa, diria que é porpoising. Sabemos que isso pode acontecer em alguns lugares".
Lando Norris, McLaren MCL60
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
"Mas como vemos isso na Red Bull, pode ser um negócio específico da pista. Porque sabemos que a Red Bull soube lidar melhor com isso. Sabemos que Mercedes e Red Bull podem ter que lidar com isso, pode ser uma limitação de performance para resolver, tendo que fazer ajustes que custam o rendimento em outras partes".
Como funciona a estratégia de um time e por que a Ferrari vai mal? Rico Penteado explica
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #232 - É o 'fim da linha' para o GP de Mônaco na F1?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.