Fórmula 1 GP do Japão

F1: Ex-chefe da Racing Bulls detona Lawson e diz que ele não superaria Tsunoda 'nem em 100 anos'

Franz Tost, que trabalhou com os pilotos quando a equipe ainda se chamava AlphaTauri, rasgou elogios ao japonês que tomou lugar de neozelandês na Red Bull

Liam Lawson, Racing Bulls

Liam Lawson não foi 'bem cotado' por Franz Tost, seu antigo chefe na Fórmula 1, para lugar na Red Bull.

Foto de: Rudy Carezzevoli / Motorsport Images

O antigo chefe de equipe da Racing Bulls - na época em que ainda se chamava AlphaTauri na Fórmula 1, Franz Tost, não poupou palavras para elogiar Yuki Tsunoda e 'detonar' Liam Lawson na mais recente troca de pilotos entre a Red Bull e a escuderia satélite. Para ele, que trabalhou com os dois em 2023, o neozelandês não seria mais rápido que o japonês "nem em 100 anos".

A experiência de Tsunoda no guarda-chuva do time de Milton Keynes e na categoria em geral foram pontos que fizeram com que alguns torcedores e pessoas do paddock acreditassem que ele ocuparia o lugar de Sergio Pérez, quando o mexicano foi dispensado. A opção por Lawson gerou muita discussão e, no fim, não durou nem duas corridas em 2025.

Leia também:

Questionado pela Austrian TV sobre quem colocaria no cockpit da Red Bull, Tost foi enfático. "Tsunoda desde o início. Já disse isso e deixei claro no ano passado: Yuki é muito mais rápido que Lawson", disse. "Você poderia dar 100 anos a Lawson, e ele ainda não seria tão rápido quanto Yuki", continuou, acrescentando ainda que o neozelandês "é muito lento".

Para o antigo chefe da Racing Bulls, o grande ponto em que Tsunoda deveria amadurecer é no emocional, aspecto que o marcou no começo de carreira, quando perdia a paciência no rádio da equipe. "Talvez essa tenha sido uma das razões pelas quais eles não o escolheram em vez de Lawson em primeiro lugar", teorizou, mas reforçando que, em ritmo puro, o japonês seria um "dos melhores" da F1.

Lawson corre agora pela Racing Bulls, equipe satélite da Red Bull.

Lawson corre agora pela Racing Bulls, equipe satélite da Red Bull.

"Se ele puder agora traduzir isso em consistência, ter um bom desempenho nas corridas e manter suas emoções mais ou menos sob controle, então será uma temporada muito, muito boa para a Red Bull Racing e para Yuki", concluiu Tost.

Tsunoda teve um desempenho satisfatório em sua primeira sessão oficial como um piloto da Red Bull, o TL1 do GP do Japão de 2025. Naquele treino, o japonês terminou na sexta colocação, somente um décimo atrás de Max Verstappen. Para efeito de comparação, Lawson concluiu o TL1 da Austrália - sua estreia na equipe, em 16º, a oito décimos do holandês.

F1 AO VIVO: Piastri bate Norris e lidera TLs, DOOHAN BATE, Bortoleto é 13º! Debate do dia em Suzuka

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #328 - É a pior crise de pilotos da história da Red Bull? Victor Ludgero

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Fabio Tarnapolsky
Fórmula 1
Yuki Tsunoda
Liam Lawson
Red Bull Racing
RB Racing
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior VÍDEO F1: Pancada fortíssima de Doohan interrompe TL2 do GP do Japão e 'destrói' Alpine
Próximo artigo F1: Piastri lidera TL2 marcado por quatro bandeiras vermelhas; Bortoleto é P13

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros