Recomendado para você

F1 - Tsunoda: "Continuo lutando" para permanecer na Red Bull em 2026

F1 - Tsunoda: "Continuo lutando" para permanecer na Red Bull em 2026

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Tsunoda: "Continuo lutando" para permanecer na Red Bull em 2026
Indy: Penske anuncia Malukas como substituto de Power para 2026

Indy: Penske anuncia Malukas como substituto de Power para 2026

Indy
Indy: Penske anuncia Malukas como substituto de Power para 2026
Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA

Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA

Geral
Embalado por vitória, Clerot chega confiante em Barcelona para seguir entre os primeiros na FRECA
Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025

Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025

Geral
Alexander Jacoby retorna a Jerez, palco de sua estreia em 2025
Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios

Geral
Vice-líder da F4 Italiana, Gabriel Gomez corre em Barcelona para manter série de pódios
F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"

F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"

Fórmula 1
GP do Azerbaijão
F1 - Norris sobre ordens de equipe da McLaren: Somos liberados para correr "99% das vezes"
MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda

MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda

MotoGP
Misano Official Testing
MotoGP: Ducati bate martelo e Álex Márquez 'rouba' vaga de di Giannantonio ao lado de Márquez e Bagnaia em 2026; entenda
Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA

Geral
Piloto de 28 anos se torna candidata à presidência da FIA
Últimas notícias

F1: Ferrari firma pré-acordo com FIA sobre motores de 2026. Mas, o que mudou?

Após uma disputa que a fez ser excluída da reunião de dezembro, a Ferrari assinou um pré-acordo com a FIA sobre os motores de 2026 e que levanta dúvidas

Carlos Sainz, Ferrari F1-75

A Red Bull Powertrains, programa de motores da Red Bull, será considerada uma nova entrada na Fórmula 1, podendo disfrutar das vantagens que o regulamento de motores de 2026 dá àqueles que chegarão ao esporte no início do novo ciclo de unidades de potência.

Isso permitirá que eles invistam 25 milhões de dólares a mais que as rivais nos próximos três anos, além de ter mais horas no banco de testes para o desenvolvimento.

Leia também:

Só que essa questão não estava passando sem uma boa dose de polêmica nas reuniões da FIA. A Ferrari se colocou terminantemente contra essa posição e, ao se recusar a assinar a ata do encontro de novembro, chegou inclusive a ser excluída da rodada de conversa feita em dezembro do ano passado.

Mas, nos bastidores, a FIA negociava em paralelo com a Ferrari, sabendo do impacto negativo que esse caso teria. Por isso, chamou a atenção a notícia veiculada pelo Corriere dello Sport de que a montadora havia aceitado assinar o regulamento de 2026, perdendo a primeira batalha política envolvendo o novo motor.

Porém, segundo apurado pela edição italiana do Motorsport.com, a Ferrari assinou na verdade um pré-acordo, que antecede sua ratificação do regulamento de 2026, algo que deixa a cúpula de Maranello mais feliz.

John Elkann, presidente-executivo da Ferrari com Carlos Sainz Jr.

John Elkann, presidente-executivo da Ferrari com Carlos Sainz Jr.

Photo by: Ferrari

Fica claro que houve uma forte discordância entre os lados, mas está igualmente claro que a Ferrari deve ter tirado algo disso para aceitar facilmente a proposta da FIA sem sequer colocar sobre a mesa o poder histórico de veto que possui, que a permite se opor à mudanças no regulamento e barrá-las.

Para a FIA e a F1, não seria bom para a imagem do esporte ver tal divisão, especialmente no momento em que a categoria goza de uma crescente na popularidade.

Mas então, o que há por trás do reconhecimento da Red Bull Powertrains como uma nova entrada? Segundo os rumores, a Scuderia pode ter colocado em jogo alguns pontos da discussão que também discordava.

A Audi, por exemplo, havia pedido a proibição da fabricação ativa em 3D para a produção de peças estruturais do motor, como o cárter e o cabeçote, o que obrigaria todas as montadoras a retornar às peças fundidas.

A Ferrari se colocava contra porque a produção da montadora para carros de rua já caminha nessa direção, e a Fórmula 1 não deveria renunciar à inovação dos processos, sobretudo se isso permitir a otimização dos custos, dentro de uma era de teto orçamentário.

A pergunta que é preciso fazer então é: o que a Ferrari obteve para pôr um fim à disputa, que se arrastava mais do que o esperado? Somente o tempo dirá... ou não.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #212 – Polêmica: as verdades inconvenientes sobre a F1

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Zak Brown vê chegada de Andretti/Cadillac como "proposta atraente"
Próximo artigo F1 - Wolff minimiza rigidez de nova regra da FIA sobre manifestações dos pilotos: "Esporte não está aqui para fazer política"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros