Fórmula 1 GP de Singapura

F1 - Ferrari: Legalidade da asa traseira da McLaren era uma questão de "preto ou branco"

Chefe da Ferrari, Fréd Vasseur, não vê o design de "mini-DRS" da McLaren como uma simples questão de exploração de uma área cinzenta nas regras

Lando Norris, McLaren MCL38

O chefe de equipe da Ferrari, Fréd Vasseur, disse que a legalidade da polêmica asa traseira "mini-DRS" da McLaren era uma questão de "preto ou branco", depois que a FIA interveio para solicitar que ela fosse alterada.

Antes do GP de Singapura da Fórmula 1, a McLaren disse que faria modificações no design de sua asa traseira após a controvérsia sobre suas características de flexão.

As imagens a bordo do carro de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão, na semana passada, revelaram que o elemento superior da asa traseira estava se flexionando para ajudar a abrir a abertura do slot - ajudando a reduzir o arrasto para melhorar a velocidade máxima.

Leia também:

Após a análise da FIA sobre o design, na sexta-feira em Singapura, ficou claro que o órgão regulador achava que o comportamento da asa não estava de acordo com os regulamentos e, por isso, pediu que ela fosse modificada. Mais tarde, a McLaren confirmou que havia concordado com a solicitação e que faria as alterações.

Embora a questão da flexão das asas traseiras tenha surgido nos últimos dias, ela vem na esteira da intriga de toda a temporada sobre a elasticidade aerodinâmica das asas dianteiras.

No entanto, Vasseur diz que o fato de as equipes explorarem asas traseiras flexíveis é um jogo totalmente diferente em termos de sua posição em relação aos regulamentos e recomendações das diretrizes técnicas (DT) relevantes.

"Acho que há uma espécie de confusão entre o que aconteceu com a asa dianteira e a asa traseira", disse Vasseur em Singapura.

"Na asa dianteira, todos concordamos que poderia ser uma área cinzenta porque o primeiro parágrafo da DT diz que não se pode projetar uma parte do carro com a intenção de deformação. A intenção é difícil de gerenciar".

"Mas a história da asa traseira é completamente diferente, porque no artigo você também tem uma deflexão máxima. E isso é preto ou branco. Não é cinza, nem cinza escuro, nem cinza claro. É preto e preto. E, para mim, está claro".

Frederic Vasseur, Team Principal and General Manager, Scuderia Ferrari

Frederic Vasseur, diretor de equipe e gerente geral da Scuderia Ferrari

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images

Como o problema da asa traseira só ganhou destaque após a corrida de Baku, Vasseur disse que havia um elemento de frustração pelo fato de a McLaren ter se beneficiado do projeto nas corridas anteriores.

Ele diz que a análise da Ferrari mostrou que a asa foi usada em outros locais de baixo downforce, como o GP da Itália, onde Piastri e Lando Norris terminaram em segundo e terceiro.

"Todos nós vimos o vídeo e as fotos disso", acrescentou Vasseur. "E é um pouco frustrante quando, se você se lembrar perfeitamente da situação em Monza, tínhamos cinco carros em dois centésimos de segundo [na verdade, 0,075s]".

"Você pode passar de P1, P2 para P5 ou P6 por dois centésimos de segundo. Em Baku, chegamos a 10 voltas seguidas lado a lado [na] Curva 1. Você pode imaginar que estamos um pouco frustrados".

Embora o foco na asa traseira da McLaren tenha se desenvolvido nos últimos dias, um caminho que poderia ter sido aberto para a Ferrari em Baku era protestar contra ela e levar a questão à frente.

Perguntado se essa ação estava sendo cogitada, Vasseur disse: "Poderia ter sido possível, mas não é tão fácil ter as provas [necessárias]."

"Mas agora, sinceramente, quero virar essa página, porque quero me concentrar no futuro. Baku e Monza ficaram para trás. Ainda temos sete corridas pela frente. Temos de vencer neste fim de semana, e será a melhor resposta que podemos dar", conclui.

F1 AO VIVO: Tudo sobre a sexta-feira de treinos em Singapura!

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Massa SINCERÃO: Raio-x da F1 24, Bortoleto e Alonso, PROCESSO de SINGAPURA-2008, Hamilton, ORDENS e mais; ouça

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Ferrari
McLaren
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: 'Assoalho problemático' de Spa da Mercedes será abandonado completamente
Próximo artigo F1 - Marko após P15 de Verstappen no TL2 de Singapura: "Não há explicação, somos tão rápidos quanto Colapinto"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros