F1: Ferrari testa nova solução ‘antispray’ para melhorar visibilidade na chuva
Sessão é a segunda tentativa – na prática – em que FIA tenta minimizar efeitos da má visibilidade durante corrida com chuva
A Ferrari testou um novo e mais agressivo sistema de proteção antispray em testes no circuito de Fiorano nesta quinta-feira.
As fotos do teste mostraram o irmão de Charles Leclerc, Arthur, guiando uma Ferrari SF-75 de 2023 com pneus dianteiros e traseiros totalmente cobertos. As proteções incluem dois orifícios na frente, mas são totalmente cobertas na parte traseira.
O piloto reserva da equipe italiana, Oliver Bearman, correu atrás de Leclerc em um carro 2024 para verificar a visibilidade.
O teste foi organizado pela FIA e não contará como dia de filmagens para a Ferrari.
A FIA executou a primeira versão dos protetores contra respingos durante os testes em Silverstone com piso molhado no ano passado, enquanto tentava encontrar uma solução que melhoraria a visibilidade dos carros em condições de chuva.
Embora nenhuma imagem real do teste tenha sido compartilhada, a FIA ofereceu algumas ilustrações 3D da solução, que consistiam em coberturas parciais das rodas nos pneus dianteiros e traseiros.
Na época, o teste foi realizado pelo piloto reserva da Mercedes, Mick Schumacher, com Oscar Piastri, da McLaren, ‘usado’ como controle atrás.
A conclusão do primeiro teste foi que o sistema não fez diferença significativa nos níveis de pulverização produzidos pelos carros.
“O que foi feito em Silverstone, com a ajuda da Mercedes, que criou as peças, e da McLaren [que dirigiu um carro para obter feedback sobre a pulverização], talvez tenha sido um experimento muito otimista”, disse Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, ao Motorsport.com no ano passado.
"As proteções contra spray cobriam muito pouco a roda. Eu estava bastante cético e imaginei que não veríamos resultados importantes."
Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards, Oliver Bearman, Ferrari SF-24
Photo by: Alessando Stefanini
Com isso, a FIA prometeu uma solução mais agressiva, que a Ferrari levou para a pista na quinta-feira, em Fiorano.
Tombazis explicou no ano passado como era complexo encontrar uma solução que funcionasse com sucesso.
"Tendo iniciado este projeto no final do ano passado e feito muitas simulações de CFD, logo entendemos que não era tão simples quanto colocar algo, pronto e pronto." ele disse.
“Não queríamos perder muito o desempenho dos carros e bagunçar muito a aerodinâmica. Embora parte disso seja inevitável.”
"E a carga aerodinâmica real sobre esses grandes ‘guarda-lamas’ ou como você os chama, se você tiver uma cobertura completa, teria uma carga dinâmica bastante alta. E, portanto, seu suporte nas colunas teria que ser bastante robusto para não voar a 300 km/h."
Na sexta-feira, a Ferrari aproveitará um dia de filmagens para apresentar o novo pacote aerodinâmico para o GP da Emilia Romagna da próxima semana.
Arthur Leclerc, Ferrari F1-75 with spray guards
Photo by: Alessando Stefanini
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