F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz
Vários assuntos viraram polêmica durante a corrida na Cidade do México
A largada do GP do México foi completamente caótica, com Max Verstappen encaixando três carros na primeira curva e escapando da pista, Oscar Piastri perdendo várias posições e batidas no fundo do pelotão, que, inclusive, causaram o abandono de Liam Lawson na 20ª corrida da Fórmula 1.
Com os detritos que entraram na pista, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu que os comissários poderiam entrar no traçado para fazer a limpeza rápida.
No entanto, Lawson surgiu em alta velocidade bem onde a limpeza estava sendo feita e os funcionários precisaram sair correndo da frente do carro. Isso tudo aconteceu porque o piloto da Racing Bulls parou ainda na primeira volta para trocar o 'bico'.
A cena foi bastante perigosa, mas não houve nenhum ferido ou atingido. Logo após a corrida, a FIA enviou um pronunciamento sobre o que aconteceu e explicou o erro está sendo investigado internamente, porque a ordem dos comissários foi cancelada.
"Após um incidente na Curva 1, a Direção de Prova foi informada de que havia destroços na pista, no ponto de tangência daquela curva. Na volta 3, os comissários foram alertados e ficaram de prontidão para entrar na pista e remover os destroços assim que todos os carros passassem pela Curva 1".
"Assim que ficou claro que Lawson havia parado nos boxes, a instrução para enviar os comissários foi cancelada, e uma dupla bandeira amarela foi mostrada naquele trecho. Ainda estamos investigando o que ocorreu a partir desse momento".
Explicação sobre o VSC
No fim da corrida, Carlos Sainz bateu e abandonou, causando uma bandeira amarela e um Virtual Safety Car. A decisão foi bastante questionada pelo público e também houve uma manifestação por parte da FIA:
Na volta 70, Sainz rodou e parou na área de escape do lado externo da Curva 14. O carro ficou parado em uma posição exposta. Em seguida, começou a soltar fumaça, e a Direção de Prova recebeu notificações de fogo, deixando claro que seria necessária a intervenção dos comissários para a remoção".
"Como é procedimento padrão quando há comissários na pista, a corrida foi neutralizada — neste caso, com um Virtual Safety Car (VSC) — até que o carro fosse movido para uma área segura atrás das barreiras. O VSC terminou assim que o carro estava em posição protegida, e a corrida foi concluída sob bandeira verde".
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