F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz
Vários assuntos viraram polêmica durante a corrida na Cidade do México
A largada do GP do México foi completamente caótica, com Max Verstappen se aproximando de três carros na primeira curva e escapando da pista. Oscar Piastri perdeu várias posições, além de batidas no fundo do pelotão, que, inclusive, causaram o abandono de Liam Lawson na 20ª corrida da Fórmula 1.
Com os detritos que ficaram na pista, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) decidiu que os comissários poderiam entrar no traçado para fazer a limpeza rápida.
No entanto, Lawson surgiu em alta velocidade bem onde a limpeza estava sendo feita e os fiscais de pista precisaram sair correndo da frente do carro. Isso tudo aconteceu porque o piloto da Racing Bulls parou ainda na primeira volta para trocar o 'bico'.
Não houve nenhum ferido ou atingido. Logo após a corrida, a FIA emitiu um pronunciamento sobre o que aconteceu e explicou que o erro está sendo investigado internamente.
"Após um incidente na curva 1, a Direção de Prova foi informada de que havia detritos na pista, no ponto de tangência daquela curva. Na volta 3, os fiscais de pista foram alertados e ficaram de prontidão para entrar na pista e remover os detritos assim que todos os carros passassem pela curva 1".
"Assim que ficou claro que Lawson havia parado nos boxes, a instrução para os fiscais foi cancelada, e uma dupla bandeira amarela foi mostrada naquele trecho. Ainda estamos investigando o que ocorreu a partir desse momento".
Explicação sobre o VSC
No fim da corrida, Carlos Sainz rodou e abandonou, causando uma bandeira amarela e um Virtual Safety Car. A decisão foi bastante questionada pelo público e também houve uma manifestação por parte da FIA.
Na volta 70, Sainz rodou e parou na área de escape do lado externo da curva 14. Em seguida, começou a soltar fumaça, e a Direção de Prova recebeu notificações de fogo, deixando claro que seria necessária a intervenção dos comissários de pista para a remoção".
"Como é procedimento padrão quando há comissários na pista, a corrida foi neutralizada — neste caso, com um Virtual Safety Car (VSC) — até que o carro fosse movido para uma área segura atrás das barreiras. O VSC terminou assim que o carro estava em posição protegida, e a corrida foi concluída sob bandeira verde".
MOLINA analisa MAX x McLARENs pelo título, projeta MÉXICO e avalia BORTOLETO / HAMILTON no fim de 25
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.