Fórmula 1 GP da Hungria

F1: FIA não vai apressar investigação do limite de custos, apesar dos rumores

FIA insiste que não terá pressa em concluir sua revisão do limite de custos apesar da ânsia de algumas partes em resolver as coisas rapidamente

Mohammed bin Sulayem, presidente da FIA, e Stefano Domenicali, CEO da Fórmula 1, no grid

O paddock do GP da Hungria foi inundado por novas especulações sobre o limite de custos da Fórmula 1, com rumores de que algumas equipes já haviam violado os limites - algo fortemente negado pelo órgão regulador. 

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O CEO da categoria, Stefano Domenicali, também expressou seu desejo, antes do fim de semana, de concluir as investigações, pois essa era a melhor maneira de acabar com a especulação crescente. 

"O controle está nas mãos da FIA", disse ele ao Motorsport.com. "Pessoalmente, o que eu pedi foi para antecipar o mais rápido possível a publicação das investigações feitas pela equipe da FIA. Mas digo isso apenas porque, dessa forma, não dá margem a especulações e comentários que não são bons para ninguém." 

No entanto, em vez de optar por apressar as coisas e correr o risco de cometer erros, a FIA parece estar intensificando seus esforços para garantir que o policiamento do limite de custos seja o mais completo possível - mesmo que isso signifique levar ainda mais tempo para verificar as informações enviadas por cada equipe. 

A FIA emitiu um comunicado dizendo que a verificação das inscrições de 2022 continua e será feita da maneira que o órgão regulador achar melhor - mesmo que isso signifique que ainda levará algum tempo. 

"O trabalho de campo da auditoria ainda está em andamento e está programado para ser concluído nas próximas semanas, após um período necessário para a finalização da revisão", disseram eles. 

Rumours of potential cost cap breaches are growing in the F1 paddock

Os rumores de possíveis violações do limite de custos estão crescendo no paddock da F1

Foto de: Red Bull Racing

"Não há, e nunca houve, um prazo específico para a certificação e quaisquer sugestões de atrasos nesse processo ou possíveis violações são completamente infundadas." 

"A administração do limite de custos comunicará formalmente suas conclusões de acordo com o procedimento estabelecido no Regulamento Financeiro. O prazo não foi intencionalmente fixado para não prejudicar a solidez e a eficácia da análise." 

Como parte da revisão em andamento das submissões, entende-se que várias equipes foram solicitadas na semana passada a responder novas perguntas sobre seus gastos com limite de custos.

Mas, em vez de achar ruim o fato da FIA retornar para obter mais esclarecimentos, o diretor da equipe Mercedes, Toto Wolff, sugeriu que isso era algo que deveria ser encorajado, pois mostrava a seriedade com que a FIA estava levando as investigações. 

"Acho que eles voltaram com toneladas de perguntas para muitas equipes e isso mostra como o processo é robusto", explicou Wolff. "Isso é bom. Auditores fortes são benéficos para a F1 porque precisamos impedir qualquer tipo de violação não intencional ou intencional do limite de custos."

Perguntado se havia alguma preocupação de que a Mercedes pudesse estar violando o limite de custos em meio a essas perguntas extras, Wolff disse: "Nossa auditoria foi concluída há alguns meses. E, desde então, não temos nenhuma indicação de que tenhamos ficado aquém de qualquer coisa, pelo que sabemos." 

Em seus comentários sobre o limite de custos, Domenicali acrescentou que a FIA deveria favorecer a escolha de penalidades esportivas, em vez de sanções financeiras, para qualquer equipe que tenha violado o limite de custos.

"Eu gostaria que a penalidade fosse esportiva em caso de infração, é algo que pedimos muito claramente", disse ele. "Há três regulamentos a serem respeitados: esportivo, técnico e financeiro. Qualquer infração deve ser punida com medidas esportivas. Não se pode ir em outras direções."

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Jonathan Noble
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