F1: FIA responde Red Bull e confirma que motor da Mercedes está dentro das regras

Equipe austríaca levantou suspeitas sobre o sistema de resfriamento de ar da rival; Ferrari também tinha dúvidas sobre legalidade

F1: FIA responde Red Bull e confirma que motor da Mercedes está dentro das regras

A FIA respondeu ao pedido de esclarecimento que a Red Bull havia apresentado contestando o plenum do motor Mercedes alegando que não havia registrado nada de ilegal no uso da unidade de seis cilindros. De acordo com a mídia alemã Auto Motor und Sport, as verificações não mostraram anomalias no componente fabricado em Brixworth, confirmando o que o Motorsport.com havia antecipado na Holanda.

Quando a polêmica estourou na corrida de Zandvoort, imediatamente dissemos que não levaria a lugar nenhum. E assim foi. A equipe de Milton Keynes queria saber se o aumento de desempenho do motor da rival, avaliado em cerca de vinte cavalos nas fases de aceleração, era legal ou não, sugerindo que haviam encontrado uma maneira de resfriar o ar destinado ao plenum de seis cilindros e ignorando o sensor da FIA.

Leia também:

O artigo 5.6.8 do regulamento técnico da F1 estabelece que "a temperatura do ar do plenum do motor deve ser mais de dez graus acima da ambiente".

A medição leva em consideração uma média de volta, pois esta varia de acordo com o uso do motor e o fluxo de ar que sai do intercooler: fica mais frio em baixas rotações e torna-se mais quente em altas velocidades, podendo haver picos em que os dez graus esperados a mais não sejam lidos.

A conformidade é medida pelo sensor da FIA instalado no plenum, mas os comissários de Jo Bauer não encontraram anomalias embora os técnicos da Red Bull tivessem dúvidas de que o componente da Mercedes, muito maior em comparação com a versão de 2020, permitiria uma passagem de ar que variasse de acordo com a vazão, pulando a leitura do sensor e trazendo um fluxo mais frio para baixas velocidades.

Segundo a Auto Motor und Sport, a federação respondeu à equipe austríaca que nada ilegal foi registrado.

EXCLUSIVO: JU CERASOLI revela detalhes em TRETAS de Hamilton e Verstappen que não são vistos na TV

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #135: Vitória 100 de Hamilton na F1 chega em momento mais pressionado na carreira?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
F1 - Norris fala sobre problemas com saúde mental na estreia com McLaren

Artigo anterior

F1 - Norris fala sobre problemas com saúde mental na estreia com McLaren

Próximo artigo

GP da Turquia de F1: Horários, onde assistir e previsão do tempo

GP da Turquia de F1: Horários, onde assistir e previsão do tempo
Carregar comentários