Fórmula 1 GP da Grã-Bretanha

F1: Hamilton bate Verstappen na classificação e faz a 'pole' da primeira corrida sprint

Com mudança no formato, classificação não define o pole do GP, e sim quem larga em primeiro na corrida sprint do sábado

Lewis Hamilton, Mercedes W12

Nesta sexta-feira, a Fórmula 1 realizou a sessão de classificação em Silverstone, mas definindo o grid de largada para a corrida sprint do sábado, e não o GP da Grã-Bretanha do domingo. No final, quem garantiu a "pole position" para a primeira sprint da história foi Lewis Hamilton, batendo Max Verstappen no Q3.

Com a mudança no formato para este fim de semana, devido à corrida sprint, a classificação deixa de definir o grid de largada para o GP do domingo, passando a formar a ordem para a nova corrida, que será realizada no sábado. O pole position da etapa fica com o vencedor da sprint.

Leia também:

No único treino livre do dia, realizado mais cedo nesta sexta, Max Verstappen voou e liderou o TL1 com folga, terminando quase oito décimos a frente de Lewis Hamilton, que ainda teve Lando Norris em seu caminho, ficando apenas um milésimo atrás do piloto da McLaren.

Q1

As primeiras voltas rápidas do dia não demoraram a aparecer, com boa parte do grid saindo dos boxes ainda nos cinco primeiros minutos.

 

No final da regressiva de 18 minutos, Verstappen garantiu com folga a liderança do Q1, marcando 01min26s751. Hamilton entregou uma boa volta no final para garantir a segunda colocação, ficando a apenas 0s035 do rival. Leclerc foi o terceiro, Pérez o quarto e Ricciardo o quinto. Completaram o top 10: Sainz, Ocon, Norris, Bottas e Vettel.

Foram eliminados no Q1, garantindo as posições de 16º a 20º na corrida sprint, respectivamente: Yuki Tsunoda, Kimi Raikkonen, Nicholas Latifi, Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

 

Q2

Hamilton começou bem, e deixou a impressão de que poderia liderar pelo menos a primeira parte do Q2, mas Verstappen entregou um último setor voador para superar o rival direto na luta pelo título.

 

Mesmo assim, Hamilton deu a resposta nos segundos finais, garantindo a liderança do Q2 e colocando mais fogo na disputa pela "pole position" da corrida sprint. O heptacampeão marcou 01min26s023, superando Verstappen por 0s292. Já Bottas completou o top 3, a 0s741 do companheiro de Mercedes.

Completaram o top 10, garantindo a vaga no Q3: Sainz, Leclerc, Pérez, Russell, Vettel, Ricciardo e Norris.

 

Foram eliminados no Q2, garantindo as posições de 11º a 15º na corrida sprint, respectivamente: Fernando Alonso, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Antonio Giovinazzi e Lance Stroll.

Vale lembrar uma particularidade deste fim de semana: com a chegada das corridas sprint, a regra de pneus para a largada da corrida com base na melhor volta do Q2 deixa de existir. No sábado, todos correm de pneus macios e, no domingo, os pilotos têm escolha livre de compostos para largar.

 

Q3

Após a primeira rodada de voltas, Hamilton era o mais rápido, com 01min26s134,, ficando 0s172 à frente de Verstappen, que reclamou no rádio que a asa dianteira não se comportou como deveria. Na disputa dos segundos pilotos, Bottas era o terceiro e Pérez o quarto.

No final, nem Hamilton nem Verstappen melhoraram seus tempos e o heptacampeão bateu o rival na luta pela primeira posição da corrida sprint da história da F1. Completaram o top 10: Bottas, Pérez, Leclerc, Norris, Ricciardo, Russell, Sainz e Vettel.

A Fórmula 1 volta a Silverstone no sábado, para o segundo e último treino livre do final de semana antes da primeira corrida sprint da história da categoria. As sessões estão marcadas para 8h e 12h30, respectivamente, no horário de Brasília. Enquanto o TL3 será transmitido apenas pelo Bandsports, a Sprint também terá exibição da Band.

E amanhã, assim que rolar a bandeira quadriculada para a corrida sprint, tem mais uma edição do Q4, que vai analisar tudo sobre a novidade da F1 e projetar a corrida do domingo. O programa terá a participação especial dos jornalistas Bruno Tarulli, do site Campeones e de Lucas Santochi, do Projeto Motor. Não perca!

Veja como ficou o grid de largada:

Cla # Piloto Equipe Motor Voltas Tempo Diferença Intervalo km/h
1 44 United Kingdom Lewis Hamilton Mercedes Mercedes 0 1'26.134     246.216
2 33 Netherlands Max Verstappen Red Bull Honda 0 1'26.209 0.075   246.002
3 77 Finland Valtteri Bottas Mercedes Mercedes 0 1'26.328 0.194   245.663
4 16 Monaco Charles Leclerc Ferrari Ferrari 0 1'26.828 0.694   244.248
5 11 Mexico Sergio Perez Red Bull Honda 0 1'26.844 0.710   244.203
6 4 United Kingdom Lando Norris McLaren Mercedes 0 1'26.897 0.763   244.054
7 3 Australia Daniel Ricciardo McLaren Mercedes 0 1'26.899 0.765   244.048
8 63 United Kingdom George Russell Williams Mercedes 0 1'26.971 0.837   243.846
9 55 Spain Carlos Sainz Jr. Ferrari Ferrari 0 1'27.007 0.873   243.745
10 5 Germany Sebastian Vettel Aston Martin Mercedes 0 1'27.179 1.045   243.265
11 14 Spain Fernando Alonso Alpine Renault 0 1'27.245 1.111   243.080
12 10 France Pierre Gasly AlphaTauri Honda 0 1'27.273 1.139   243.002
13 31 France Esteban Ocon Alpine Renault 0 1'27.340 1.206   242.816
14 99 Italy Antonio Giovinazzi Alfa Romeo Ferrari 0 1'27.617 1.483   242.048
15 18 Canada Lance Stroll Aston Martin Mercedes 0 1'27.665 1.531   241.916
16 22 Japan Yuki Tsunoda AlphaTauri Honda 0 1'28.043 1.909   240.877
17 7 Finland Kimi Raikkonen Alfa Romeo Ferrari 0 1'28.062 1.928   240.825
18 6 Canada Nicholas Latifi Williams Mercedes 0 1'28.254 2.120   240.301
19 47 Germany Mick Schumacher Haas Ferrari 0 1'28.738 2.604   238.991
20 9 Russian Federation Nikita Mazepin Haas Ferrari 0 1'29.051 2.917   238.151

F1 AO VIVO: RED BULL x MERCEDES e a classificação para corrida SPRINT em SILVERSTONE | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #119 - TELEMETRIA: Qual é o impacto da 'Sprint' na F1? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Horner acha que motores elétricos "não são caminho certo"; Wolff diz que barulho das unidades "não tem mais relevância"
Próximo artigo F1: Confira como ficou o grid de largada para a Corrida Sprint em Silverstone

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil