Recomendado para você

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo

Fórmula E
Fórmula E
Sao Paulo ePrix
Cada vez mais técnico, Di Grassi é atração na abertura da F-E em São Paulo
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Por que a Ducati enfrenta a renovação de contrato mais complicada até hoje
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos

Geral
Geral
Drugovich e Bortoleto correrão 500 Milhas de Kart de Granja Viana de 2025 juntos
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026

IMSA
IMSA
Dudu Barrichello será titular na IMSA em 2026
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Das terras para pistas: Ricardo Rotilli estreia na NASCAR Brasil em Interlagos pela equipe MX Vogel
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Líder da Special Edition, Gabriel Casagrande busca segundo título da carreira na NASCAR Brasil
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Vice-líder da Special Edition, Cacá Bueno disputa dois títulos em decisão da NASCAR Brasil em Interlagos
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Galid Osman disputa título da NASCAR Brasil

F1: Hamilton descarta teorias sobre "novo DAS" da Mercedes

Teoria sobre retorno do dispositivo surgiu após imagens onboard durante o GP de São Paulo

Lewis Hamilton, Mercedes W12, Valtteri Bottas, Mercedes W12

Após a divulgação das imagens onboard de Lewis Hamilton e Max Verstappen no GP de São Paulo de Fórmula 1, muitos fãs surgiram com a teoria de que a Mercedes poderia ter adotado uma nova versão do DAS, seu sistema de direção de eixo duplo, proibido para este ano. Mas o heptacampeão tratou de descartar essa história nesta semana no Catar.

A Red Bull segue intrigada com o modo como a traseira da Mercedes tende a se rebaixar em alta velocidade, ajudando a estolar o difusor, reduzindo downforce e arrasto. A equipe austríaca acredita que esse comportamento é crítico na melhora de performance da rival em sua velocidade de reta, não descartando um protesto até o fim do ano.

Leia também:

Em meio ao escrutínio extra em cima da asa traseira da Mercedes em Interlagos, com o toque de Verstappen no parque fechado, a situação cresceu ainda mais quando foram publicados nas redes vídeos de um comportamento estranho do W12.

O vídeo, tirado ainda no começo do fim de semana, parecia mostrar Hamilton puxando seu volante para trás na chegada ao S do Senna. Isso levantou teorias de que ele pudesse ter uma nova versão do DAS, potencialmente alterando a altura do carro.

Em 2020, a Mercedes usou o DAS de forma legal para ajustar a cambagem das rodas dianteiras, o que auxiliava no gerenciamento das temperaturas dos pneus e reduzia o arrasto nas retas. Isso era feito pelos pilotos, ao puxar ou empurrar o volante.

Mas como forma de impedir uma guerra de gastos entre as equipes que teriam que seguir o exemplo da Mercedes, todos chegaram a um acordo de que tal sistema seria banido para 2021. Falando antes do GP do Catar, Hamilton tratou de deixar claro que a Mercedes não está lidando um um "novo DAS".

Em vez disso, ele explicou que o que foi visto nas imagens não passa de uma janela de manobra da barra de direção, algo que ele não gostou e pediu para ser modificado.

"Minha barra de direção não se move para frente ou para trás, apenas direita e esquerda. Tivemos isso no ano passado, agora não. No sábado, acho que tive uma janela para testar, menos de um milímetro possivelmente, mas eu não gostei. Então não sei o que vocês estão assistindo".

Lewis Hamilton, Mercedes in the press conference

Lewis Hamilton, Mercedes in the press conference

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

O novo regulamento, introduzido neste ano, determina que o ângulo das rodas dianteiras só pode ser ajustado ao mover o volante para a esquerda e a direita. Isso significa que as ações do design da Mercedes, que mudavam o ângulo ao puxar e empurrar não são mais permitidas.

"O realinhamento do volante deve ser apenas definido por uma função de rotação em um eixo único", diz o Artigo 10.4.2 do Regulamento Técnico. "Além disso, os membros da suspensão conectados ao sistema devem se manter a uma distância fixa uns dos outros, podendo ser traduzidos apenas na direção normal do plano central do carro".

F1 2021: VERSTAPPEN PUNIDO? A POLÊMICA revisão da TRETA em Interlagos e notícias do GP do Catar

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #146: Hamilton teve a maior exibição da carreira no Brasil?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Verstappen lidera primeiro treino livre para o GP do Catar; Hamilton é 4º
Próximo artigo F1: FIA nega pedido da Mercedes e Verstappen não será investigado por manobra de Interlagos

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros