Fórmula 1 GP da China

F1: Hamilton, Leclerc e Gasly são desclassificados do GP da China; entenda

Carros de Gasly e Leclerc estavam abaixo do peso mínimo enquanto prancha do assoalho de Hamilton estava menor que os 9 mm obrigatórios

Lewis Hamilton, Charles Leclerc e Pierre Gasly foram desclassificados do GP da China de Fórmula 1 por irregularidades no carro.

Leia também:

Leclerc terminou a corrida em Xangai em quinto lugar, mesmo lutando contra uma asa dianteira quebrada durante toda a prova, enquanto Gasly ficou fora dos pontos, sendo o 11º. Após a bandeira quadriculada, os dois carros foram pesados pelos examinadores da FIA - com a asa do monegasco sendo substituída por uma sobressalente. 

Com o combustível removidos de ambos os carros, tanto a Ferrari quanto a Alpine pesaram 799kg, 1kg abaixo do limite mínimo de 800kg. No caso de Leclerc, o documento dizia:

"Após a corrida, o carro número 16 foi pesado e seu peso era de 800,0 kg, que é o peso mínimo exigido pelo Artigo 4.1 do TR", disse o relatório do delegado técnico da FIA, Jo Bauer. "Como a asa dianteira estava danificada o carro foi pesado novamente com um conjunto de asa dianteira sobressalente oficial do carro 16 e seu peso era de 800,5 kg. Depois disso, o combustível foi drenado do carro e 2,0 litros de combustível foram removidos. O carro foi drenado de acordo com o procedimento de drenagem submetido pela equipe em seu documento de legalidade.

"O carro foi pesado novamente nas balanças da FIA (com o conjunto oficial de asa dianteira sobressalente do carro 16) e o peso era de 799,0 kg. A calibração das balanças foi confirmada e testemunhada pelo competidor. Para informação, a asa dianteira sobressalente era 0,2 kg mais pesada do que a danificada usada durante a corrida. Como isso é 1,0 kg abaixo do peso mínimo solicitado no Artigo 4.1 do TR, que também deve ser respeitado em todos os momentos durante a Competição, estou encaminhando este assunto aos Comissários para sua consideração."

No caso de Hamilton, um documento separado detalhando o problema declarou: "A  prancha do assoalho foi medida de acordo com a submissão de documentos de legalidade da equipe de acordo com TD039 L, item 1.2 b) i). As medições foram feitas ao longo da área de rigidez compatível em três pontos diferentes da periferia (arco interno)."

"As medições registradas foram 8,6 mm (LHS), 8,6 mm (linha central do carro) e 8,5 mm (RHS). Como isso é menor do que a espessura mínima de 9 mm exigida pelo Artigo 3.5.9 e) do TR, estou encaminhando este assunto aos comissários para consideração."

 

Cla Driver # Laps Time Interval km/h Pits Points
1 O. PiastriMcLaren 81 56

1:30'55.026

  201.325 1 25
2 L. NorrisMcLaren 4 56

+9.748

1:31'04.774

9.748 200.966 1 18
3 G. RussellMercedes 63 56

+11.097

1:31'06.123

1.349 200.917 1 15
4 M. VerstappenRed Bull Racing 1 56

+16.656

1:31'11.682

5.559 200.712 1 12
dq C. LeclercFerrari 16 56

+23.211

1:31'18.237

6.555 200.472 1  
dq L. HamiltonFerrari 44 56

+25.381

1:31'20.407

2.170 200.393 2  
5 E. OconHaas F1 Team 31 56

+49.969

1:31'44.995

24.588 199.498 1 10
6 A. AntonelliMercedes 12 56

+53.748

1:31'48.774

3.779 199.361 1 8
7 A. AlbonWilliams 23 56

+56.321

1:31'51.347

2.573 199.268 1 6
8 O. BearmanHaas F1 Team 87 56

+1'01.303

1:31'56.329

4.982 199.088 1 4
dq P. GaslyAlpine 10 56

+1'07.195

1:32'02.221

5.892 198.876 1  
9 L. StrollAston Martin Racing 18 56

+1'10.204

1:32'05.230

3.009 198.767 1 2
10 C. SainzWilliams 55 56

+1'16.387

1:32'11.413

6.183 198.545 1 1
11 I. HadjarRacing Bulls 6 56

+1'18.875

1:32'13.901

2.488 198.456 2  
12 L. LawsonRed Bull Racing 30 56

+1'21.147

1:32'16.173

2.272 198.374 2  
13 J. DoohanAlpine 7 56

+1'28.401

1:32'23.427

7.254 198.115 1  
14 G. BortoletoSauber 5 55

+1 Lap

1:31'05.782

1 Lap 197.339 2  
15 N. HulkenbergSauber 27 55

+1 Lap

1:31'15.252

9.470 196.998 1  
16 Y. TsunodaRacing Bulls 22 55

+1 Lap

1:31'18.537

3.285 196.879 3  
dnf F. AlonsoAston Martin Racing 14 4

+52 Laps

7'25.574

51 Laps 174.629 1  

F1 2025: Piastri NÃO DÁ CHANCE e vence! Lando 2º, Russell 3º, BORTOLETO À FRENTE DE HULK. Max 4º

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #326 – Christian Fittipaldi manda real sobre estreia de Bortoleto, Hamilton “apago” e McLaren favorita

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo! 

In this article
Isa Fernandes
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Bortoleto explica rodada no começo do GP da China e não culpa Bearman
Próximo artigo F1: Lawson admite risco de ser substituído na Red Bull, mas 'provoca' Tsunoda

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros