F1: Horner rebate comentário de Newey sobre "inexperiência" da Red Bull
Chefe da equipe segue defendendo que os problemas começaram já em 2023

Adrian Newey está para sair da Red Bull e iniciar seus trabalhos na Aston Martin em breve para focar no carro de 2026 da Fórmula 1. Porém, a queda de desempenho da equipe de Milton Keynes continua sendo um assunto comentado, com muitos acreditando que a saída do 'mago' da engenharia tenha afetado negativamente o time.
Embora Christian Horner e Helmut Marko tenham enfatizado em várias ocasiões que a saída de Newey não teve grande impacto sobre eles, já que vinham se preparando para esse cenário há anos e o engenheiro já desempenhava um papel menor na vida da equipe. Porém, muitos acreditam que a ausência do engenheiro que projetou tantos carros de campeonato foi sentida desde o início.
Newey, por sua vez, concedeu recentemente uma longa entrevista à Auto Motor und Sport, na qual também refletiu sobre as dificuldades da Red Bull em 2024.
"Pelo que vi, o carro de 2024, e até mesmo o carro de 23 na última parte da temporada, estava ficando mais difícil de pilotar. Não quero criticá-los, mas acho que o pessoal da Red Bull, talvez por falta de experiência, continuou a seguir na mesma direção com o desenvolvimento".
Portanto, Newey disse que a equipe de engenharia que trabalhava sem ele não estava necessariamente indo na direção certa e acrescentou que percebeu os problemas logo no início, mas como eles estavam vencendo de forma consistente na época, não deram ouvidos às suas preocupações.
Seria difícil dizer exatamente qual é a verdade, mas perguntaram a Horner, antes da abertura anual da F1 em Londres, o que ele achava das palavras de seu ex-colega.
"Não sei ao certo, não li esses comentários, mas acho que os problemas são mais profundos do que na última temporada".
Portanto, Horner não atribui necessariamente as dificuldades da equipe à inexperiência dos engenheiros, mas sim à sua abordagem para a solução de problemas.
"Se você realmente se aprofundar nos dados e em certas características, poderá ver os problemas muito antes, na verdade, já em 2023".

Max Verstappen, Red Bull Racing RB20
Foto de: Red Bull Content Pool
"Tivemos que analisar os dados porque era a única maneira de entender quais fatores estavam contribuindo para o desempenho muito irregular do carro. Acho que a equipe trabalhou muito duro para entender e corrigir tudo isso", explicou o chefe da equipe, que também foi questionado se o RB21 havia conseguido resolver os pontos fracos do RB20.
"Eu lhe direi na próxima sexta-feira", disse Horner, referindo-se ao final do teste de pré-temporada no Bahrein. "A equipe trabalhou muito duro durante o inverno para corrigir algumas das falhas do RB20. Acho que tivemos um bom inverno, mas só descobriremos pela primeira vez na próxima semana o que conseguimos fazer com relação aos problemas. Na verdade, já havíamos feito melhorias no último terço do ano passado e veremos se conseguimos dar mais um passo adiante nas primeiras corridas desta temporada".
F1 2025 | NOVAS REGRAS vão PREJUDICAR a McLaren? Veja TUDO QUE MUDA
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast #322 - Tudo sobre lançamentos dos carros de 2025 | React!
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.