F1: Ímola é escolhida para ter quali com regra de pneus experimental; entenda
Fim de semana do GP da Emilia Romagna fará com que equipes quebrem cabeça para selecionar jogos de pneus
O GP da Emilia Romagna, que ocorre em maio, foi escolhido como o primeiro local para apresentar um novo formato de classificação da Fórmula 1, conforme apurado pelo Motorsport.com.
Como parte de um esforço para reduzir o número de pneus que são trazidos aos GPs, em duas corridas deste ano um experimento ocorrerá para um novo formato de qualificação.
O número de conjuntos de pneus disponíveis para cada piloto para o fim de semana será reduzido de 13 para 11, e haverá uma nova abordagem para o quali.
Atualmente, os pilotos são totalmente livres para escolher quais pneus serão usados nos três segmentos de qualificação, mas nesses dois eventos os compostos serão obrigatórios.
Os pilotos serão forçados a usar pneus duros no Q1, médios no Q2 e macios no Q3. Se alguma das sessões for com chuva, a escolha dos pneus ficará livre.
Sob o experimento, os pilotos terão acesso a três conjuntos de duros, quatro conjuntos de médios e quatro de macios durante todo o fim de semana.
O plano é ter seis conjuntos de pneus disponíveis para a classificação e cinco para fazer malabarismos entre a treinos livres e a corrida.
Embora ainda não tenha havido confirmação oficial, fontes revelaram ao Motorsport.com que o fim de semana da Emilia Romagna, de 18 a 21 de maio, será o primeiro evento escolhido.
Max Verstappen, Red Bull Racing RB18
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
O segundo provavelmente ocorrerá após as férias de verão, que dará a Pirelli e as equipes tempo para analisar se os experimentos funcionaram e se o formato puder se tornar regra a partir de 2024.
A análise inicial de engenheiros sugere que as equipes provavelmente usariam um conjunto de pneus macios no TL2 e um no TL3 - para garantir dois conjuntos de macios para o Q3.
As equipes que não chegarem ao Q3, portanto, teriam acesso a mais dois conjuntos de pneus macios para a corrida - algo que poderia ser especialmente benéfico em algumas pistas.
A FIA anunciou nesta semana que um convite para concurso para o contrato de fornecimento da F1 para 2025, 2026 e 2027 será lançado nas próximas semanas.
Drive To Survive: erros e acertos da 5ª temporada da série da F1. Cadê Interlagos e Vettel?
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.