Fórmula 1 GP da Áustria

F1: Leclerc perde três posições no grid para corrida sprint na Áustria

FIA admite que piloto não foi o principal culpado, mas pune monegasco que sairá da nona posição no evento de logo mais

Charles Leclerc, Scuderia Ferrari

Charles Leclerc recebeu uma penalidade de três posições de grid para a corrida sprint da Fórmula 1 no GP da Áustria, depois de ter bloqueado Oscar Piastri na classificação do evento.

Durante o Q1 do treino classificatório desta manhã de sábado, o piloto da Ferrari atrapalhou seu concorrente da McLaren na sequência final de curvas.

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Piastri reclamou no rádio da equipe sobre o assunto e os dois pilotos foram convocados para falar aos comissários após a sessão.

Após uma audiência, os eles concluíram que, embora Leclerc não tivesse uma comunicação tão clara quanto o ideal para avisá-lo sobre a aproximação de Piastri, ele ainda poderia ter feito um trabalho melhor em sair do caminho.

É por isso que foi decidido entregar a ele uma punição de três posições no grid para a corrida sprint. Isso o deixará em nono, ficando atrás de Fernando Alonso, Lance Stroll e Esteban Ocon.

Um comunicado emitido pelos comissários disse: “O piloto do carro #81 [Piastri] afirmou que, ao se aproximar da curva 9, viu que o carro #16 estava andando devagar e teve que frear, reduzindo sua velocidade em aproximadamente 45 km/h em relação ao impulso anterior.

“Isso foi verificado pelos comissários fazendo referência à telemetria do carro #81. Foi confirmado que o carro #81 perdeu aproximadamente meio segundo naquele mini setor (5,3s x 4,8s).

“O piloto do carro #16 afirmou que a última informação que recebeu de sua equipe foi quando se aproximava da curva 4 (“Piastri 6 segundos”) e que viu o carro #81 em seus retrovisores quando estava na curva 8 e o carro #81 estava na 7.

“O representante da equipe do carro #16 afirmou que a equipe “poderia ter feito melhor” ao comunicar a rápida aproximação do carro #81 e seus pilotos afirmaram que “se eu tivesse sido avisado, poderia ter feito algo antes”.

“Desta forma, determinamos que, embora isso não tenha sido totalmente culpa do piloto, e que a falta de comunicação da equipe tenha sido o principal fator contribuinte, uma penalidade de posição no grid deve ser aplicada, pois o carro #81 foi “impedido desnecessariamente”, porque não há dúvida que a situação poderia ter sido evitada”.

Os comissários também fizeram questão de enfatizar que, se Leclerc não puder cumprir sua penalidade na corrida de sprint da Áustria, a penalidade será transferida para o próximo evento sprint em Spa, em vez do GP principal de domingo.

Eles acrescentaram: “Também deve ser notado que esta penalidade é aplicada APENAS à sprint e se o piloto não puder disputar a sprint neste evento, a penalidade será transferida para a próxima (e não para o GP).”

Por outro lado, a Haas saiu com uma multa de 5 mil euros pela liberação insegura de Nico Hulkenberg durante a classificação, quando o piloto saiu atropelando um dos pneus.

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