F1: Leclerc 'tira zica' e vence GP de Mônaco em corrida marcada por grande acidente
Max Verstappen, líder do campeonato, cruzou a linha de chegada na mesma posição que largou, em sexto

Uma das jóias da Tríplice Coroa da Fórmula 1, o GP de Mônaco foi realizado neste domingo (26), com o piloto da casa, Charles Leclerc, conquistando sua primeira vitória no local, a primeira também desde o GP da Áustria de 2022.
O monegasco converteu a pole em vitória mesmo tendo que largar duas vezes. Tudo por causa do grande acidente envolvendo Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg logo no início, o que trouxe uma bandeira vermelha.
Após pouco mais de 40 minutos de paralisação, a corrida retornou com todos já com pneus trocados, modificando bastante o andamento da corrida, já que não era mais necessário um novo pit stop.
Oscar Piastri e Carlos Sainz completaram o pódio. Lando Norris e George Russell completaram o top 5. Max Verstappen teve que se conformar com o sexto lugar, mesmo posição de largada, à frente de seu ex-grande rival, Lewis Hamilton.
A Corrida
A largada viu Leclerc manter a liderança, com Sainz saindo na curva do Casino. Mas antes do complemento da primeira volta, um grande acidente envolvendo Sergio Pérez e as duas Haas trouxeram a bandeira vermelha.
As imagens também mostraram a dupla da Alpine, Ocon e Gasly se ‘encontrando’ na entrada do túnel, com Gasly quase capotando seu carro.
A corrida teve sua relargada após 40 minutos de paralisação, com a ordem seguindo o início ‘original’, o que ajudou Sainz que pôde voltar à terceira posição.
Aqueles que tinham pneus médios puderam colocar duros, podendo completar a corrida sem outro pit stop.
No reinício, Leclerc mais uma vez prevaleceu sem dramas, com Piastri na segunda posição, seguido de Sainz, Norris e Russell, completando o top 5.
Mesmo com um dano no assoalho, produto de um toque com Sainz na primeira largada, Piastri mantinha bom ritmo, chegando a fazer a volta mais rápida.
A FIA anunciou que Ocon recebeu uma punição de 10 segundos pelo entrevero com Gasly, mas o francês já estava fora, o que significa que ele terá uma punição de grid para o GP do Canadá.
Na 15ª volta, Bottas foi para os pits para a Sauber colocar pneus duros. Ele conseguiu fazer a volta mais rápida na sequência.
Com 40 voltas, Bottas foi personagem novamente, ao tomar uma volta de Leclerc, que liderava com extrema tranquilidade.
Em 11º, Stroll fez o seu pit stop na 44ª volta, mas com distância segura para manter sua posição, à frente de Alonso.
Mas o canadense se viu em apuros na volta 50, com o pneu traseiro esquerdo furado, mas ele conseguiu chegar aos pits e fazer a troca completa.
Hamilton fez um pit stop na volta 52, já que a diatância para Tsunoda era confortável. A Red Bull aproveitou e fez o mesmo com Verstappen.
Com isso, a disputa ficou entre aqueles que buscavam o ponto extra da volta mais rápida, com o holandês tirando essa condição do inglês, que respondeu na sequência.
Além disso, Verstappen se aproximou de Russell, com pneus mais desgastados, mas a certa altura o piloto da Red Bull desistiu da briga.
"Levando o carro para casa", Leclerc completou a prova em primeiro, seguido de Piastri e Sainz.
A próxima etapa da F1 acontece no Canadá, no dia 9 de junho.
Resultado
CLA | piloto | # | voltaS | TEmpo | INTERVALo | KM/H | PITS | POINTS | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | C. LeclercFERRARI | 16 | ![]() |
78 |
- |
1 | 25 | ||
2 | O. PiastriMCLAREN | 81 | ![]() |
78 |
+7.152 7.152 |
7.152 | 1 | 18 | |
3 | C. SainzFERRARI | 55 | ![]() |
78 |
+7.585 7.585 |
0.433 | 1 | 15 | |
4 | L. NorrisMCLAREN | 4 | ![]() |
78 |
+8.650 8.650 |
1.065 | 1 | 12 | |
5 | G. RussellMERCEDES | 63 | ![]() |
78 |
+13.309 13.309 |
4.659 | 1 | 10 | |
6 | M. VerstappenRED BULL RACING | 1 | ![]() |
78 |
+13.853 13.853 |
0.544 | 2 | 8 | |
7 | L. HamiltonMERCEDES | 44 | ![]() |
78 |
+14.908 14.908 |
1.055 | 2 | 7 | |
8 | Y. TsunodaRB | 22 | ![]() |
77 |
1 lap |
1 | 4 | ||
9 | A. AlbonWILLIAMS | 23 | ![]() |
77 |
1 lap |
1 | 2 | ||
10 | P. GaslyALPINE | 10 | ![]() |
77 |
1 lap |
1 | 1 | ||
11 | F. AlonsoASTON MARTIN RACING | 14 | ![]() |
76 |
2 laps |
1 | |||
12 | D. RicciardoRB | 3 | ![]() |
76 |
2 laps |
1 | |||
13 | V. BottasSAUBER | 77 | ![]() |
76 |
2 laps |
2 | |||
14 | L. StrollASTON MARTIN RACING | 18 | ![]() |
76 |
2 laps |
3 | |||
15 | L. SargeantWILLIAMS | 2 | ![]() |
76 |
2 laps |
2 | |||
16 | Z. GuanyuSAUBER | 24 | ![]() |
76 |
2 laps |
2 | |||
dnf | E. OconALPINE | 31 | ![]() |
0 |
|
1 | |||
dnf | S. PerezRED BULL RACING | 11 | ![]() |
0 |
|
||||
dnf | N. HulkenbergHAAS F1 TEAM | 27 | ![]() |
0 |
|
||||
dnf | K. MagnussenHAAS F1 TEAM | 20 | ![]() |
0 |
Tudo do GP de MÔNACO, com LECLERC pole e Verstappen 6º no grid | CAMPOS E MOTTA comentam
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
A McLaren já passou a Ferrari, sendo a segunda melhor da F1 2024?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.