F1: Liberty Media em apuros? União Europeia sugere revisão por possível monopólio

Rejeição da Andretti é ponto principal para a discussão movida

Liberty Media in Bedrängnis: Nächster EU-Politiker regt Überprüfung an

As investigações contra a Liberty Media continuam se acumulando. Depois do Congresso dos Estados Unidos, a resistência contra os proprietários da Fórmula 1 está aumentando para o nível da União Europeia.

Em um curto espaço de tempo, um segundo membro do Parlamento Europeu apresentou uma queixa. O motivo é a rejeição da entrada da Andretti e a suspeita de um monopólio não autorizado.

Leia também:

Christine Anderson, membro do Parlamento Europeu, apresentou um inquérito oficial à Comissão Europeia, no qual ela gostaria que as práticas de direito de concorrência da F1 fossem investigadas.

O questionamento, que está disponível publicamente on-line, afirma: "A rejeição da entrada da Andretti na F1 pelo Fórmula One Group (FOG), apesar da aprovação da FIA, pode revelar um conflito de interesses fundamental".

Anderson levanta várias questões críticas, incluindo a suspeita de que as equipes existentes estão formando um cartel para excluir sistematicamente novos concorrentes e proteger seu próprio valor de mercado.

"Essa prática poderia distorcer significativamente a concorrência no setor de automobilismo europeu".

O forte aumento no valor das equipes estabelecidas - devido ao fechamento do mercado - também é abordado, o que torna particularmente difícil para empresários privados inovadores "como Eddie Jordan ou Ross Brawn" entrarem na categoria.

A deputada enfatiza que essas práticas anticompetitivas podem ter um impacto negativo significativo sobre os empregos, a inovação e a competitividade do setor automotivo e de automobilismo europeu.

Ela pede que a Comissão examine as estruturas da F1 e considere medidas para garantir um acesso mais justo às novas equipes.

A resposta da Comissão da União Europeia a esse novo inquérito é aguardada com ansiedade, pois pode ter consequências de longo alcance para o futuro do automobilismo europeu e do setor econômico associado.

Recentemente, o eurodeputado belga Pascal Arimont apresentou uma solicitação semelhante, criticando a aquisição majoritária da promotora Dorna da MotoGP pela Liberty Media e também fazendo referência ao caso Andretti, no qual ele falou de uma distorção ilegal da concorrência.

TELEMETRIA: Rico Penteado projeta GP do México, APOSENTADORIA de Pérez, COLAPINTO NA RB e muito mais

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Max FAVORECIDO? Norris JÁ ERA? Ferrari MIRANDO TÍTULO e a F1 pós-EUA, com ANDRÉ NEGRÃO | WEC e Stock

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Como a FIA verifica se equipes burlaram regras de parque fechado
Próximo artigo Band não quer mais F1 e deu aval para Globo usar carro em evento, diz colunista

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil