Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe a classificação do GP de Las Vegas em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe a classificação do GP de Las Vegas em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 AO VIVO: Acompanhe a classificação do GP de Las Vegas em Tempo Real
F1: Russell aparece no fim e lidera treino antes do quali em Las Vegas

F1: Russell aparece no fim e lidera treino antes do quali em Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Russell aparece no fim e lidera treino antes do quali em Las Vegas
F1 AO VIVO: Russell lidera TL3 com pista molhada em Vegas, McLarens ficam em último e Bortoleto é 13°; veja Tempo Real

F1 AO VIVO: Russell lidera TL3 com pista molhada em Vegas, McLarens ficam em último e Bortoleto é 13°; veja Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1 AO VIVO: Russell lidera TL3 com pista molhada em Vegas, McLarens ficam em último e Bortoleto é 13°; veja Tempo Real
Porsche Cup: Dupla de Fassbender em Interlagos, Max Wilson fala sobre evolução do ator: "Melhor do que imaginávamos"

Porsche Cup: Dupla de Fassbender em Interlagos, Max Wilson fala sobre evolução do ator: "Melhor do que imaginávamos"

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Dupla de Fassbender em Interlagos, Max Wilson fala sobre evolução do ator: "Melhor do que imaginávamos"
Porsche Cup: Carloni vence a corrida 1 da Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup: Carloni vence a corrida 1 da Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Carloni vence a corrida 1 da Sprint Trophy em Interlagos
Porsche Cup - Muller e Fraga celebram pole e projetam prova do sábado: "Carro está ainda melhor para a corrida"

Porsche Cup - Muller e Fraga celebram pole e projetam prova do sábado: "Carro está ainda melhor para a corrida"

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup - Muller e Fraga celebram pole e projetam prova do sábado: "Carro está ainda melhor para a corrida"
Porsche Cup: Muller e Fraga fazem a pole dos 500km de Interlagos

Porsche Cup: Muller e Fraga fazem a pole dos 500km de Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
Porsche Cup: Muller e Fraga fazem a pole dos 500km de Interlagos
AO VIVO: Assista à corrida 1 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

AO VIVO: Assista à corrida 1 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

Porsche Cup
Porsche Cup
Interlagos - Endurance
AO VIVO: Assista à corrida 1 da Porsche Sprint Trophy em Interlagos

F1: Marko crê que Mercedes sabia de diretiva da FIA antes das outras equipes

Consultor esportivo da Red Bull vê segunda haste em assoalho do carro de rival como prova que time sabia que poderia levar tal solução para o Canadá

Helmut Marko, Consultant, Red Bull Racing

Os ecos políticos do paddock da Fórmula 1 ainda estão no ar, mesmo após o término do GP do Canadá, que teve vitória de Max Verstappen. Tudo por causa do efeito porpoising, um fenômeno aerodinâmico característico dos atuais carros da categoria em que as máquinas simplesmente ‘quicam’ no solo a partir de uma determinada velocidade em reta.

Leia também:

O assunto foi novamente debatido após o GP do Azerbaijão, em Baku, com a pressão de pilotos e chefes de equipe para que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) fizesse algo pela saúde e segurança dos pilotos.

Na última quinta-feira, a FIA distribuiu uma diretiva dizendo que analisaria o assunto e estaria aberta a mudanças de regulamento, ainda este ano. A chance de uma mudança durante o atual campeonato não agradou especialmente o atual campeão e líder da atual temporada, Max Verstappen, que disse que não achava justo tal ato. O sempre polêmico consultor esportivo da Red Bull, Helmut Marko concordou com seu piloto e não economizou palavras nas críticas à rival Mercedes.

“Concordo plenamente com Max, não é correto mudar algo assim durante a temporada”, disse Marko, que salientou uma possível consequência: “E a próxima coisa é: não pode ser a FIA a fazer nossas configurações. Alterar a altura do carro significa alterar a configuração e a FIA não pode fazer isso. Meu próximo ponto é que tudo isso é o resultado de uma equipe com problemas. Essa equipe deve apenas resolver seus próprios problemas e não afetar as outras.

Quando perguntado pelo Motorsport.com se este é o resultado da pressão da Mercedes exercida sobre a FIA, ele cravou: “Pela Mercedes, sim.”

Mesmo citando a grande rival de 2021 da Red Bull, Marko não demonstrou preocupações com alguma mudança no carro do time austríaco: “Não temos nenhum problema de salto no momento. Então, basicamente, o tiro saiu pela culatra para a Mercedes.”

“Já existem regras em vigor e essas regras são as mesmas para todos. Se uma equipe não pode resolver seus problemas, é problema deles. Este problema também é relativamente fácil de resolver: apenas faça o carro mais alto, mas então você é mais lento, é claro.

“Bem, acho que há muitos parâmetros que ainda não estão claros. Então, acho que a FIA precisa apresentar outro esclarecimento.”

Marko também não gostou nada do que viu nos carros da Mercedes na sexta-feira. A equipe contava com uma segunda haste metálica que auxiliava parte do assoalho do W13. Com o risco de alguma equipe entrar com protesto com a FIA, o time abandonou o conceito no sábado e domingo.

Para Marko, essa é uma prova de que a Mercedes contou com informações privilegiadas antes mesmo da divulgação da diretiva da FIA.

“Ficamos muito surpresos ao ver essa segunda haste. Ficou claro que depois que a diretriz técnica saiu, não havia tempo suficiente para fazer tal peça. Você não consegue explicar o que aconteceu.”

O chefe da Red Bull, Christian Horner, também deixou essa possibilidade no ar em entrevista após o GP do Canadá.

"Há um processo sobre a introdução dessas coisas. Acho que o que foi particularmente desapontador foi a segunda haste. Isso tem que ser discutido em um fórum técnico, e isso pareceu muito focado em resolver o problema de uma única equipe, que foi a única a chegar aqui com isso, mesmo antes da diretiva técnica. Então raciocine sobre isso".

VÍDEO: A Mercedes tem razão ao reclamar sobre o porpoising?

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Qual maior adversário ao bi de Verstappen: Pérez, Leclerc ou confiabilidade da Red Bull?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior RETA FINAL: Verstappen encaminha bi com vitória no Canadá? Leclerc e Ferrari têm força para reagir?
Próximo artigo F1: Para Horner, polêmica reunião filmada pela Netflix conteve "elementos de teatralidade"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros