Recomendado para você

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Estreia de Moreira na MotoGP é afetada por chuva em Valência; testes continuam a tarde
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?

Fórmula 1
Fórmula 1
ANÁLISE F1: Ferrari está ‘copiando’ McLaren do carro de 2026?
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
Sauber se despede da F1 com pintura especial para última rodada tripla
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Las Vegas
F1: Por que a Mercedes minimiza chances de vitória no GP de Las Vegas
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Últimas notícias

F1: Mercedes 'tira' engenheiro sênior da Ferrari para 2025; saiba

Italiano será diretor de desenvolvimento do time anglo-germânico; além dele, Enrico Sampò, ex-líder da equipe de simuladores da Scuderia, vai para Brackley

Toto Wolff, Team Principal and CEO, Mercedes-AMG F1 Team

Sempre é tempo para movimentações do mercado de engenheiros da Fórmula 1. E a última e grande manobra foi feita pela Mercedes, que está 'fazendo compras' na Ferrari, levando para a fábrica de Brackley dois quadros importantes que estavam em Maranello.

O editor recomenda:

O primeiro é um nome bem conhecido no meio: Simone Resta. Italiano de Ímola, que por muito tempo foi projetista da Ferrari e teve passagens importantes por Minardi, Alfa Romeo e Haas, o engenheiro deixa a Itália para se mudar para a Inglaterra para trabalhar para Toto Wolff. Na fábrica de Brackley, Resta terá a função de diretor de desenvolvimento estratégico e trabalhará em estreita colaboração com o diretor técnico James Allison.

Simone Resta, Sauber

Simone Resta, Sauber

Foto de: Franco Nugnes

Estes, aliás, já tiveram a oportunidade de trabalhar juntos na década passada, quando ambos faziam parte do departamento técnico ferrarista. Agora, eles se encontrarão novamente para trabalhar juntos e tentar levar as Flechas de Prata de volta às glórias.

Brackley aproveitou a situação de Simone, atualmente na Ferrari, mas sem função na equipe. Desde que Mattia Binotto assumiu, Resta sempre trabalhou para escuderias clientes - no que diz respeito a motores - intercalando funções entre Sauber e Haas, com breves retornos à Ferrari. 

Enrico Sampò, Ferrari, Head of driving simulator

Enrico Sampò, Ferrari, chefe do simulador de direção

Foto de: Ferrari

O segundo engenheiro a deixar a Ferrari para se juntar às Flechas de Prata é Enrico Sampò. Na Itália, ele ocupou o cargo de líder da equipe de simuladores, enquanto em Brackley ele será o chefe de aplicativos de software de desempenho.

Sampò trabalhou pouco menos de um ano na Magneti-Marelli, em 2007, e desde 2011 ocupou vários cargos em Maranello, incluindo engenheiro de modelagem e simulação de veículos, líder da equipe de modelagem e simulação de veículos, dinamista sênior de veículos, líder da equipe de metodologia de desempenho e líder da equipe de simuladores nos últimos quatro temporadas da F1.

Ambos, tendo assinado o contrato com a Mercedes, não poderão trabalhar para a nova equipe até 2025. Para a equipe de Wolff, no entanto, essas mudanças vão reabastecer o departamento técnico, que precisava de novas figuras para trazer novas ideias e ajudar na volta ao topo da F1.

Quem MAIS ENTENDE do carro da RBR? Em meio a RUMORES, Rico Penteado DETALHA como funciona a equipe

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Podcast #273 - Quem está fazendo 'hora-extra' na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Patrocinadora quer 'tomar conta' da Aston Martin e contratar Verstappen e Newey, diz site
Próximo artigo Quem escreverá as regras da F1 para 2026?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros