F1 não vai manipular campeonato para conter Red Bull, diz CEO
Stefano Domenicali também vê campeonato de 2023 muito equilibrado, a partir da segunda posição
O CEO da Fórmula 1, Stefano Domenicali, disse que seria uma “manipulação” injusta mudar as regras no meio da temporada para impedir que a Red Bull fugisse com o campeonato.
A Red Bull está em uma categoria própria até agora em 2023, com Max Verstappen e Sergio Pérez vencendo todas as corridas e já parecendo fora de alcance na classificação do campeonato.
A escala de sua vantagem deixou muitos antecipando que a Red Bull poderia ser definida para uma série histórica de vitórias em todas as corridas.
A falta de briga na frente, no entanto, gerou preocupações sobre a F1 ser um problema para os fãs, o que pode resultar em uma queda de audiência na televisão e no interesse dos fãs.
Domenicali aceita, do ponto de vista da empolgação, que seria melhor que houvesse uma luta muito mais acirrada pela vitória.
No entanto, ele está certo que seria errado para a F1 ou o órgão regulador, a FIA, se envolver em questões e impor quaisquer mudanças nas regras no meio da temporada para ajudar a conter a Red Bull.
Falando ao podcast F1 Beyond the Grid, e perguntado se ele havia pensado nisso, Domenicali disse: “Acho que não é justo dizer isso.
“Não é correto porque não podemos ser vistos como parte da manipulação. Isso não é correto, e isso não é justo. Não estou [imaginando] esse tipo de abordagem.”
Em vez de tentar engendrar mudanças nas regras para tornar as coisas mais emocionantes, Domenicali acha que a F1 é realmente melhor manter as coisas exatamente como estão, porque isso ajudará os rivais da Red Bull a diminuir a diferença.
“Acho que essa é a abordagem certa agora, também porque as regras foram alteradas não há muitos anos”, disse ele. “Portanto, isso acontecerá com certeza.”
Mohammed bin Sulayem, President, FIA, Stefano Domenicali, CEO, Formula 1, on the grid
Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images
Ele acrescentou: “A F1 sempre foi um esporte em que houve ciclos, em que as equipes eram muito dominantes e outras entraram na equação.
“Então, eu diria que nossos objetivos devem ser – se você adotar essa abordagem estratégica – garantir que esses ciclos no futuro sejam mais curtos.”
Domenicali também enfatizou que não é o caso de não haver competição no grid da F1 este ano, porque atrás da Red Bull as coisas estão incrivelmente próximas.
“Acho que a diferença está entre uma equipe e as outras”, disse ele. “Precisamos considerar que eles [Red Bull] fizeram um trabalho incrível. É verdade que a diferença parece ser grande, mas precisamos ser prudentes, pois sabemos que na vida as coisas podem mudar muito rápido.
“Os outros estão muito, muito próximos. Se você olhar para as diferenças para as outras equipes, acho que eles fizeram um trabalho incrível, [e isso] precisa ser recompensado. Então, como eu disse, está claro que o objetivo do que queremos fazer é garantir que essas lacunas permaneçam as menores possíveis.
“Tenho certeza de que as outras equipes estão observando como podem acompanhar seu desenvolvimento no contexto do limite de orçamento.
“Será interessante ver se a curva de desenvolvimento da equipe que hoje lidera vai desacelerar porque, no final das contas, eles fizeram um trabalho melhor no curto prazo.”
Rico Penteado abre o jogo sobre Michael Schumacher
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com - Mercedes, Aston ou Ferrari: quem termina a F1 23 como 2ª força?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.