F1: Norris lidera o primeiro treino livre para o GP da Holanda à frente de Piastri; Bortoleto é 9º e Ferrari sofre
Sessão foi marcada por uma bandeira vermelha causada por Kimi Antonelli
 
    A Fórmula 1 está de volta! A principal categoria do automobilismo mundial abriu nesta sexta-feira as atividades para o GP da Holanda, 15º etapa da temporada 2025. A McLaren segue na frente, com Lando Norris liderando o TL1 à frente de Oscar Piastri, enquanto Gabriel Bortoleto foi o nono colocado e a Ferrari sofreu, com Charles Leclerc e Lewis Hamilton apenas em 14º e 15º.
Com a previsão de chuva para esta sexta-feira, o TL1 teve início movimentado. Com três minutos transcorridos, todos os 20 pilotos já estavam na pista, buscando se reaclimatar com o carro e também otimizar os ajustes para o fim de semana.
Os pilotos optaram pelos pneus médios para esta primeira saída dos boxes e, após a rodada inicial de voltas, com 5min no relógio, Verstappen liderava com 01min12s767, 0s539 à frente de Hamilton em segundo, com Sainz, Russell e Tsunoda no top 5.
Próximo da marca de 10min, um susto para Hamilton, que rodou na chegada à primeira curva inclinada do circuito. Mas o heptacampeão conseguiu evitar as barreiras de proteção. Logo na sequência, uma amarela causada por Tsunoda e Antonelli, com ambos indo parar na caixa de brita. Mas a situação do italiano da Mercedes forçou a direção a colocar uma bandeira vermelha.
A sessão foi retomada com 42min para o fim e, imediatamente, os pilotos retornaram à pista. Neste momento, Verstappen liderava com 01min12s101, com Sainz em segundo, Albon em terceiro, Alonso em quarto e Piastri em quinto, enquanto Norris vinha em sexto.
Quando o TL1 chegava à metade, a McLaren já retomava a ponta da sessão, sendo uma das primeiras a utilizar os pneus macios. Norris liderava com 01min10s278, 0s422 à frente de Piastri, que cometeu alguns erros em sua volta rápida. Verstappen era o terceiro, a 1s708, enquanto Russell e Stroll fechavam o top 5.
Bortoleto vinha em 15º, ainda de médios, enquanto Hulk, já de macios, era o 10º. Mas, com ambos de macios, ao dois subiram para quarto e sétimo, separados pelas Ferraris, com menos de 0s1 entre eles.
A 15 minutos do fim, com as nuvens de chuva cada vez mais ameaçadoras, Norris seguia na ponta com 01min10s278, agora a 0s292 de Piastri. Com todos já de macios, Alonso era o terceiro, a 0s563, com Albon em quarto e Verstappen em quinto. Bortoleto era o nono, enquanto Hulk era o 13º, com 0s350 entre eles. Já a Ferrari sofria, com Leclerc em 14º e Hamilton em 15º. Pelo rádio, o monegasco reclamava bastante do SF-25.
No final, Lando Norris garantiu a liderança da sessão, com Oscar Piastri em segundo. Completaram o top 10: Lance Stroll, Fernando Alonso, Alex Albon, Max Verstappen, George Russell, Carlos Sainz, Gabriel Bortoleto e Pierre Gasly. Dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton ficaram apenas em 14º e 15º.
Após o fim da sessão, o tetracampeão Verstappen errou a frenagem na curva 1 e acabou atolado na caixa de brita ao fazer um teste de largada.
A Fórmula 1 retorna à pista de Zandvoort mais uma vez nesta sexta-feira. Às 11h acontece o segundo treino livre para o GP da Holanda, com transmissão ao vivo do Bandsports e da F1TV Pro. E anote aí! Assim que acabar o TL2 tem Sexta-Livre AO VIVO na Motorsport.tv Brasil no YouTube, com uma análise completa do primeiro dia de atividades da 15ª etapa da temporada 2025. Não perca!
| 1- 2 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Cla | Piloto | # | Chassi | Motor | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 1 |  | 4 |   | McLaren | Mercedes | 35 | 1'10.278 | S | 218.167 | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 2 |  | 81 |   | McLaren | Mercedes | 32 | +0.292 1'10.570 | 0.292 | S | 217.265 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 3 |  | 18 |   | Aston Martin | Mercedes | 25 | +0.501 1'10.779 | 0.209 | S | 216.623 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 4 |  | 14 |   | Aston Martin | Mercedes | 25 | +0.563 1'10.841 | 0.062 | S | 216.433 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 5 |  | 23 |   | Williams | Mercedes | 33 | +0.893 1'11.171 | 0.330 | S | 215.430 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 6 |  | 1 |   | Red Bull | Red Bull | 24 | +0.940 1'11.218 | 0.047 | S | 215.288 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 7 |  | 63 |   | Mercedes | Mercedes | 29 | +1.108 1'11.386 | 0.168 | S | 214.781 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 8 |  | 55 |   | Williams | Mercedes | 33 | +1.180 1'11.458 | 0.072 | S | 214.565 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 9 |  | 5 |   | Sauber | Ferrari | 30 | +1.231 1'11.509 | 0.051 | S | 214.412 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 10 |  | 10 |   | Alpine | Renault | 30 | +1.335 1'11.613 | 0.104 | S | 214.100 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 11 |  | 30 |   | RB | Honda | 29 | +1.475 1'11.753 | 0.140 | S | 213.683 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 12 |  | 6 |   | RB | Honda | 30 | +1.494 1'11.772 | 0.019 | S | 213.626 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 13 |  | 27 |   | Sauber | Ferrari | 30 | +1.597 1'11.875 | 0.103 | S | 213.320 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 14 |  | 16 |   | Ferrari | Ferrari | 32 | +1.673 1'11.951 | 0.076 | S | 213.095 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 15 |  | 44 |   | Ferrari | Ferrari | 28 | +1.682 1'11.960 | 0.009 | S | 213.068 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 16 |  | 22 |   | Red Bull | Red Bull | 24 | +1.848 1'12.126 | 0.166 | S | 212.577 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 17 |  | 31 |   | Haas | Ferrari | 29 | +1.866 1'12.144 | 0.018 | S | 212.524 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 18 |  | 43 |   | Alpine | Renault | 27 | +1.998 1'12.276 | 0.132 | S | 212.136 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 19 |  | 87 |   | Haas | Ferrari | 30 | +2.286 1'12.564 | 0.288 | S | 211.294 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| 20 |  | 12 |   | Mercedes | Mercedes | 6 | +3.997 1'14.275 | 1.711 | M | 206.427 | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Ver resultados completos | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
ALONSO SINCERÃO com DRUGO, RUSSELL ‘ENTREGA’ KIMI, Bortoleto e Max NUMA BOA e PIASTRI X NORRIS
HAMILTON é MESSI, indagações a VETTEL, BORTOLETO, VERSTAPPEN, motores da F1 e F-E - LUCAS DI GRASSI
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
 
     
     
     
     
     
     
     
     
 
 
 
     
     
     
     
     
     
     
 
 
                            