F1: Norris segura Piastri e vence na Áustria; Bortoleto 'voa', chega em P8 e pontua pela 1ª vez
Corrida na Áustria foi a melhor performance do brasileiro na categoria até então; Piastri P2, Leclerc em terceiro
O GP da Áustria de Fórmula 1 trouxe um entretenimento caótico, com uma primeira volta movimentada. Gabriel Bortoleto conquistou os primeiros pontos da carreira, ao finalizar a prova em P8, em um domingo iluminado. Lando Norris converteu a pole em vitória, liderando a dobradinha da McLaren, com Oscar Piastri em segundo e Charles Leclerc completando o pódio.
Dia difícil para Williams, que teve duplo abandono com Carlos Sainz e Alex Albon. Max Verstappen foi 'tirado' da corrida ao ser tocado por Andrea Kimi Antonelli ainda na primeira volta - que abandonou também.
A corrida
Antes mesmo da largada oficial, Carlos Sainz teve problemas com o carro. O piloto da Williams teve problema para sair do grid, preso na primeira marcha. Quando ele conseguiu sair, o espanhol passou pelo pitlane e os freios começaram a pegar fogo. Pouco depois, Sainz abandonou.
Quando a largada aconteceu, um verdadeiro caos tomou conta da pista. Lando Norris conseguiu se manter à frente de Charles Leclerc, que acabou sendo superado por Oscar Piastri. Já na primeira curva, o australiano tentou ultrapassar o companheiro de equipe, mas o britânico segurou.
Um pouco mais atrás, Andrea Kimi Antonelli travou a traseira do carro e acertou o carro de Max Verstappen fazendo os dois abandonarem a corrida. Logo na sequência, o safety car foi acionado.
Duas voltas depois, o safety car saiu da pista e a prova foi retomada. Na sexta volta, Piastri começou a mostrar para Norris que estava com intenção de ultrapassar. A tentativa concreta aconteceu na 11ª volta, Piastri colocou de lado, chegou a ultrapassar Norris que errou na curva 3, eles ficaram lado a lado, mas o britânico manteve a posição.
No meio do grid, Gabriel Bortoleto colocou o carro lado a lado com a Alpine de Pierre Gasly, ultrapassou e segurou quando o francês tentou revidar, ficando com o sétimo lugar. Com apenas 17 voltas, Alex Albon abandonou a corrida, com isso, a Williams ficou sem os dois carros na corrida.
Depois de muita perseguição, Norris foi para os boxes. Duas voltas depois, Piastri também foi. Na pista, Bortoleto - de pneus médios novos - ultrapassou Oliver Bearman. E assim seguiu, com a dupla da Sauber passando os adversários a frente.
No fundo do grid, Yuki Tsunoda e Franco Colapinto se envolveram em um acidente, com o piloto da Red Bull acertando o carro do argentino. A Alpine chegou a rodar na pista, mas voltou e seguiu.
Por conta do toque, Tsunoda foi punido em 10s. Da metade da corrida para frente, as coisas na pista ficaram calmas e quase nada aconteceu. Russell, que estava em quinto, foi para os boxes na volta 46 retornou em 10º.
Logo em seguida, Leclerc também foi para a segunda parada. Na mesma volta, Bortoleto também parou e retornou em décimo. Brigando no rádio, Hamilton foi para o pit. O heptacampeão deixou claro que não queria parar naquele momento.
A volta 53 marcou a parada de Norris e, logo em seguida, a McLaren chamou Piastri, devolvendo o australiano no meio da confusão de retardatários, sendo jogado para fora por Colapinto - que recebeu 5s de punição por este incidente.
Já Bortoleto, não teve dificuldade e ultrapassou Hadjar, que também foi superado por Hulkenberg logo em seguida. No fim, Gabriel duelou com Alonso, mas o espanhol fez jogo duro e não deixou o brasileiro passar.
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | km/h | Pits | Pontos | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
70 |
1:23'47.693 |
2 | 25 | ||
2 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
70 |
+2.695 1:23'50.388 |
2.695 | 2 | 18 | |
3 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
70 |
+19.820 1:24'07.513 |
17.125 | 2 | 15 | |
4 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
70 |
+29.020 1:24'16.713 |
9.200 | 2 | 12 | |
5 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
70 |
+1'02.396 1:24'50.089 |
33.376 | 2 | 10 | |
6 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
70 |
+1'07.754 1:24'55.447 |
5.358 | 1 | 8 | |
7 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
69 |
1 lap |
1 | 6 | ||
8 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | 4 | ||
9 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | 2 | ||
10 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | 1 | ||
11 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | |||
12 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | |||
13 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | |||
14 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | |||
15 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
69 |
1 lap |
2 | |||
16 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
68 |
2 laps |
3 | |||
dnf | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
15 |
|
2 | |||
dnf | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
0 |
|
||||
dnf | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
0 |
|
||||
dns | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
0 |
|
Podcast Motorsport.com debate principais rumores do mercado de pilotos da F1 2026:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.